A importância vital do orientador parental Neuroconsciente na promoção da saúde mental desde a infância

Luca Moreira
4 Min Read
Telma Abrahão

Telma Abrahão, biomédica, especialista em Neurociências e desenvolvimento infantil explica Como a Educação Emocional dos pais e a Prevenção de Traumas de Infância podem Moldar o Futuro

Em um mundo onde as crianças são cada vez mais expostas a uma variedade de estresses e desafios, a necessidade de uma orientação parental neuroconsciente nunca foi tão crítica, pois esses profissionais têm um papel fundamental na construção da saúde mental e emocional duradoura, desde os primeiros anos de vida.

“Pesquisas revelam que experiências adversas na infância (EAI), como abuso, negligência e testemunho de violência doméstica, estão diretamente correlacionadas com o desenvolvimento de problemas de saúde mental na vida adulta. Segundo o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), indivíduos que passaram por quatro ou mais tipos de EAI têm significativamente mais chances de enfrentar problemas como depressão, ansiedade e comportamentos de alto risco”, explica Telma.

A prevenção de traumas começa no lar, com pais e cuidadores adequadamente informados e emocionalmente preparados para oferecer um ambiente seguro e estável. A intervenção precoce é a chave: crianças que recebem apoio emocional e cognitivo adequado têm maior resiliência e são menos propensas a desenvolver problemas de relacionamento, socialização, de aprendizado ou transtornos mentais.

E para levar esse conhecimento cada vez mais longe, Telma Abrahão, fundou a primeira Universidade Corporativa do Brasil focada em autoconhecimento, neurociências e desenvolvimento humano: a Unineuroconsciente.

Uma instituição privada que certifica profissionais da saúde, da educação e qualquer pessoa que deseje atuar como Orientador Parental Neuroconsciente e trabalhar com famílias nessa importante missão de educar um ser humano emocionalmente saudável.

A educação emocional dos pais é um pilar essencial. Pais que compreendem e gerenciam suas próprias emoções estão melhor equipados para ensinar seus filhos a fazerem o mesmo. Este aspecto é muitas vezes negligenciado na preparação para a paternidade e maternidade, mas é crucial para a saúde emocional e mental de toda a família.

Os pais de hoje enfrentam desafios sem precedentes, incluindo a pressão das redes sociais, a dificuldade de equilibrar trabalho e vida familiar e o acesso a uma gama quase ilimitada de informações, nem sempre confiáveis. A ansiedade parental, o burnout e a incerteza quanto às melhores práticas educacionais também são questões comuns.

O Orientador Parental Neuroconsciente é um profissional especializado em desenvolvimento e comportamento infantil e ajuda os pais a compreenderem melhor a neurociência por trás do comportamento das crianças e a importância da conexão emocional, oferecendo estratégias e ferramentas práticas para enfrentar os desafios comuns dos pais com seus filhos.

Através de mentorias, workshops, palestras e consultoria individual, os orientadores parentais fornecem suporte para:

  • Identificar e responder adequadamente às necessidades emocionais das crianças.
  • Desenvolver práticas parentais positivas que promovam um ambiente familiar seguro.
  • Ensinar habilidades de regulação emocional e resolução de conflitos.
  • Criar uma base sólida para a saúde mental das crianças, que perdurará por toda a vida.

Por isso, cada vez mais o papel do Orientador Parental Neuroconsciente será inestimável na construção de uma sociedade mais saudável e consciente. Investir na educação e no suporte emocional dos pais é investir no bem-estar das futuras gerações.

*Telma Abrahão já escreveu 14 livros. Os best sellers “Pais que evoluem” e “Educar é um ato de amor, mas também é ciência”, além de 12 livros na versão digital vendidos exclusivamente pela Amazon, e que estão disponíveis em mais de 15 países do mundo. Em suas redes sociais acumula milhões de seguidores e ajuda pais e profissionais a compreenderem a neurociência por trás do comportamento e do desenvolvimento infantil. Acompanhe no Instagram.

TAGGED:
Share this Article