Sobre Luca Moreira

Biografia

Luca Moreira – Jornalista, escritor e entrevistados internacional | Registro n° 39227/RJ


Luca Rocha Moreira nasceu em Niterói – RJ, no dia 14 de maio de 1998. Descendente de família mineira por parte de mãe, é filho da funcionária pública Lucia Maria Rocha da Silva e do designer gráfico Luiz Carlos Falcão Moreira. Seu pai foi eleito em 2008 pela Sociedade Portuguesa de Beneficência de Niterói como presidente do Hospital Santa Cruz, onde Luca nasceu em 1998, e seu avô materno José Ribeiro Rocha, trabalhou durante grande parte de sua vida na fábrica de refrigerantes Mineirinho, além de ser ex-comissário de bordo da Varig. Estudou a infância toda em rede particular de ensino e durante o ensino médio, cursou integração com técnico em engenharia naval pela Escola Técnica Estadual Henrique Lage, unidade componente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, onde participou de diversos protestos relacionados ao grêmio estudantil contra o governador Luiz Fernando Pezão, a respeito de negligência com a educação.Enquanto estava cursando a escola, iniciou um curso de interpretação teatral na Oficina Social de Teatro, onde teve seu primeiro contato com as artes cênicas, onde recebeu aulas do ator e professor Alécio Abdon, porém se retirou do curso por motivos de dificuldade em interpretar seus personagens. Ainda no segundo grau, montou uma página no Facebook, onde começou a falar de múltiplos assuntos, entre eles esportes, nutrição e cultura. Em março de 2016 foi descoberto pela produtora teatral Grazi Luz, dona da Fazart Produções Artísticas, quando recebeu seu primeiro convite para ser aprendiz de comunicação da companhia, ainda que com 17 anos.

Seu interesse pelo jornalismo teve início alguns meses após sair da produtora, quando começou a publicar artigos no “Almanaque Mídia” na época comandado por Esdras Ribeiro. Algumas semanas depois do fechamento do portal, foi abordado pelo jornalista brasiliano Daniel Neblina, que o convocou para integrar o time de colunistas do “RegistroPop”, onde despontou como entrevistador-chefe do veículo, foi aí que iniciou sua carreira como jornalista. Fundado em dezembro de 2017 e lançado em janeiro de 2018, após o ano novo, o site Luca Moreira, estilizado apenas como “LM”, foi o ponto alto onde tudo passou a se desenrolar e o primeiro projeto original foi criado por conta própria. No início, ele foi pensado apenas para ser um formato de sites de entrevistas somente, seguindo o conceito do blog CJ Martim em São Paulo, mas para manter o público crescendo, o projeto teve de se expandir e buscar parcerias. Hoje em dia, o site também tem função pessoal em poder aplicar as técnicas que foram desenvolvidas na faculdade.

“300 Histórias para se Inspirar” – Autobiografia de Luca Moreira

Sinopse: Começando sua trajetória na comunicação aos 16 anos de idade como aprendiz de uma companhia de teatro, Luca Moreira reuniu todas as histórias que acumulou nos últimos três anos como entrevistador em seu site e colocou tudo neste livro: “300 Histórias para se Inspirar”. Relatando além de seus momentos como jornalista, como a entrevista que em menos de três horas bateu 28 mil acessos no site, o autor também conta um pouco de sua visão como estudante de jornalismo na Universidade Estácio de Sá e traz algumas reflexões relacionadas a carreira e a vida pessoal. Para finalizar, o livro conta com entrevistas na íntegra selecionadas a dedo pelo próprio autor, que incluem Luísa Sonza, Danton Mello, Kiko Mascarenhas, Di Ferrero, e por último um bate-papo com o renomado chef de cozinha brasileiro Carlos Bertolazzi e o alpinista brasileiro Rodrigo Raineri, que em 2011 foi o primeiro brasileiro a escalar duas vezes o Monte Everest.

Amazon Kindle | Google Play Books

Referências na Mídia