Luca Rocha Moreira – conhecido publicamente apenas como Luca Moreira – nasceu na cidade de Niterói, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, filho da funcionária pública Lucia Maria Rocha e do designer gráfico Luiz Carlos Falcão Moreira, de quem acabou “puxando” uma veia que o levaria a conhecer paralelamente ao jornalismo, o desenvolvimento web.

 

Comunicativo por natureza, aos 16 anos, enquanto ainda cursava o ensino médio integrado ao técnico de construção naval na Escola Técnica Estadual Henrique Lage (unidade da Faetc), acabou mudando totalmente o rumo de sua vida. Primo da atriz Giulliana Succine, Moreira começou uma página no Facebook onde costumava repostar matéria e conteúdo de diferentes gêneros, desde artes marciais, gastronomia até que foi parar em cultura. Enquanto sua prima atuava em um projeto de websérie (que infelizmente não chegou a ir ao ar), Moreira acabou, por curiosidade, trocando mensagem com alguns atores que estavam no elenco da produção, e com isso chegou a Carol Laporte – uma atriz que estava em cartaz com musical infantil em um teatro de São Conrado.

A partir de algumas conversas, Moreira começou com o que seria uma brincadeira de fazer assessoria, quando passou a divulgar a peça em sua página. Após alguns meses, no dia 18 de março de 2016, o então estudante recebeu uma mensagem de Grazi Luz, diretora da companhia teatral Fazart Produções Artísticas, que o ofereceu uma oportunidade como menor aprendiz de social media.


Após seis meses trabalhando na companhia, Moreira precisou sair do trabalho para prestar vestibular, porém, esse contato com o universo artístico foi essencial para determinar o início de sua profissão como entrevistador. Durante essa época, chegou a conhecer alguns atores que vieram posteriormente a se tornarem seus entrevistados, como foi o caso de Rayssa Bratillieri que viria a se tornar conhecida pelo público a partir de sua estreia como Pérola Mantovani em “Malhação – Vidas Brasileiras” (2018).

Primeiras entrevistas e recordes

Em 2017, enquanto trabalhava na divulgação dos trabalhos de sua prima como atriz, ele descobriu uma página sobre televisão e foi chamado para ser colaborador. O site acabou sendo fechado, mas Luca continuou a sua jornada, passando por diversos portais como Almanaque Mídia, RegistroPop, N10 Entretenimento e Minuto Livre, já em dezembro de 2019, lançou seu próprio site. Sua primeira entrevista profissional foi com a atriz Malu Falangola, publicada no dia 30 de março de 2017. Moreira já bateu recordes de acessos com suas entrevistas, como a de Mharessa Fernanda que atingiu 13 mil acessos em 24 horas e no seu site www.lucamoreira.com.br, onde bateu 28 mil acessos em 2 horas no ano de 2019 quando entrevistou um casal de youtubers.

Carreira e projeção internacional

Ao longo de seus seis anos de jornalismo, Luca Moreira já publicou mais de 1.140 entrevistas, entre nacionais e internacionais, com personagens do Brasil, Estados Unidos, Peru, Argentina, Japão, Áustria, Canadá, México, Reino Unido, Bélgica, Coreia do Sul, Venezuela, Austrália, França, Bielorrússia e Portugal.

Busca por boas histórias

O lema que guia a carreira de Luca Moreira é que “todos têm uma história que merece ser contada”, e suas abordagens circulam entre famosos, passando por cantores, pintores, atores, modelos, pedagogos, psicólogos, médicos de diversas especialidades, chefs de cozinha, blogueiros, designs, esportistas, astronautas (entrevista com Marcos Palhares, representante da Virgin Galatic no Brasil), pesquisadores (Marco Brotto – explorador que organiza expedições no Norte em busca de Aurora Boreal), alpinistas (Rodrigo Raineri – 1º brasileiro a escalar três vezes com sucesso o Monte Everest), entre outros. Luca costuma inclusive abordar possíveis personagens através das redes sociais, sendo que vários de seus possíveis convidados vieram de observações do jornalista.

Empreendedorismo e selo jornalístico

Em agosto de 2022, Luca registrou oficialmente a sua empresa – a Moreira Comunicação. Uma agência que é voltada a curadoria de conteúdo jornalístico. A ideia do projeto era concentrar todas os projetos do jornalista em um único local. Um dos grandes feitos da empresa é a expansão internacional do conteúdo produzido por Luca Moreira, administrando veículos de comunicação online no Reino Unido, Espanha, França e Alemanha. O projeto de expansão, além de seguir a filosofia da empresa que é “descobrir novas histórias e expandir alcance de conteúdo”, foi pensado após uma pesquisa de identificação de mídia. De acordo com o pensamento de Moreira, muitos dos escritos de relações públicas internacionais, estabeleciam maior abertura para parcerias de conteúdo com sites localizados em suas regiões. Os países onde os sites estão registrados foram pensados como locais estratégicos que reproduzam os conteúdos da Moreira em diferentes idiomas.

Lançamento de podcast e novo formato

Em dezembro de 2021, aos 23 anos, ele lançou seu mais novo projeto – o programa “Luca Moreira Entrevista” – que é transmitido semanalmente através de lives no seu Instagram e também no podcast oficial pelas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Audible, Google Podcasts, Rephonic, Spotify, Stitcher e TuneIn.

“Matéria Livre” e lançamento de livro

Além das entrevistas, Luca Moreira já publicou artigos de diversos assuntos, incluindo a questão do preconceito com o sexo masculino na pedagogia, inteligência artificial, racismo (citando o caso de Rosa Parks em 1955), games, entre outros temas. Quando estava prestes a completar suas 300 entrevistas publicadas, Luca Moreira lançou sua primeira autobiografia, intitulada “300 Histórias para se Inspirar”, aos 20 anos, enquanto ainda cursava jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. O livro conta os bastidores de sua carreira como “contador de histórias”.

Principais entrevistados

Debora Ozório
Danton Mello
João Guilherme Ávila
Tiago Abravanel
Bela Fernandes
Gusttavo Lima
Kiko Mascarenhas
Raphael Ghanem
Sophia Valverde
Rouge
Jesus Luz

Rezende
Felipe Dylon
Marcela Monteiro
Jessika Alves
Di Ferrero
Banda Melim
Lucy Alves
Rayssa Bratililieri
Gloria Groove
Ferrugem
Carlos Bertolazzi
Fafy Siqueira
Luísa Sonza
Sérgio Malheiros
Felipe Prior

Érika Januza
Bárbara Maia
Mharessa Fernanda
Larissa Manoela
Caio Manhente
Jean Paulo Campos
Thomaz Costa
Larissa Maciel
Rafael Sardão
Sophia Abrahão
Lua Blanco
Lívian Aragão
Jade Seba
Talita Younan
Giovanna Rispoli
Isabeli Fontana
Barbara Reis
Larissa Bracher
Babi Xavier
Flávia Pavanelli
Mari Moon
André Luiz Frambach
Whindersson Nunes
Erik Mafra
UM44K

Pietra Quintela

Ana Paula Padrão
1 Kilo
Viih Tube
Giulia Be
Giovanna Chaves
Henri Casteli
Simony
Hugo Gross
Pe Lu
Glamour Garcia
Eslovênia Marques
Thalita Treyce / MC Treyce
LS Jack
Banda Malta
Laura Schadeck
Isabela Souza
Robson Nunes
Dalton Vigh
Gabriella Di Grecco
Filipe Ret
Otaviano Costa
Isabella Santoni
Babi Belluco
Fernanda Liz
Key Alves

Gabriella Saraivah