João Carlos Gondim analisa transformações no mercado imobiliário e compartilha perspectivas sobre o futuro da indústria

João Gondim Tubarão
João Gondim Tubarão

João Carlos Gondim, renomado palestrante e empresário com vasta experiência no mercado imobiliário, oferece uma visão abrangente sobre as recentes transformações no setor. Em sua análise, Gondim destaca a evolução das cotas imobiliárias e o impacto das branded residências de alto padrão no Brasil. Ele também reflete sobre a importância do programa Minha Casa Minha Vida e a sua contribuição social, especialmente após as mudanças de 2023. Com uma carreira que se estende internacionalmente, ele discute os desafios e aprendizados na expansão de seus investimentos para o exterior e como sua formação em instituições renomadas como MIT e Harvard influencia sua abordagem estratégica. Além disso, Gondim explora como a inovação tecnológica, incluindo a inteligência artificial, está moldando o futuro das operações imobiliárias e oferece conselhos valiosos para novos empresários no setor.

Como você avalia as transformações recentes no mercado imobiliário, especialmente no segmento de cotas imobiliárias?

O mercado realmente passou por muitas transformações recentes e com várias novas tendências e novidades. Dentre elas, eu destaco as branded residências de alto padrão aqui no Brasil, ou seja, grandes incorporadoras em São Paulo, no Sul e em várias partes do Brasil, com projetos assinados de arquitetos super famosos a nível tanto nacional como global, como de marcas super famosas, como Lamborghini, Porsche, Fendi e outras marcas. Além do mais, o mercado se profissionalizou bastante também, especialmente no segmento de cotas imobiliárias, que era um segmento pouco trabalhado, tanto por incorporadoras como por imobiliárias e corretores. Hoje, a maioria das incorporadoras de médio e alto padrão trabalham a questão das cotas imobiliárias, as incorporadoras ficam na SPE e os investidores ficam na SCP com investimento seguro e com a rentabilidade excelente. Então, no tempo que a gente começou a investir em cotas imobiliárias, um exemplo que a gente dá é a Vitacom, que disponibilizava a cota a partir de um milhão de reais. Então, hoje já tem cotas bem mais acessíveis, de 500 mil, 200, 100 mil, até 50 mil reais. Então, o mercado de cotas imobiliárias tende a cada vez mais se desenvolver mais e mais ainda com o crescimento do próprio mercado.

João Gondim Tubarão
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O que o motivou a focar no programa Minha Casa Minha Vida, e como você vê o impacto social das mudanças implementadas em 2023?

Eu comecei lá atrás, há praticamente 20 anos, na incorporação, fazendo Minha Casa Minha Vida, na grande fortaleza, já que eu sou cearense. E é um mercado que naquela época dava bastante dinheiro e dava uma rentabilidade boa e ainda tinha a questão do social, de você realizar o sonho, o sonho das famílias, o sonho do primeiro imóvel, o sonho do imóvel próprio. Então isso gera um sentimento de satisfação e de realização muito grande. Ao longo do tempo os valores não foram sendo corrigidos e ficou muito apertada as margens do mercado imobiliário do Minha Casa Minha Vida. Mas ano passado, em 2023, o governo aumentou o valor máximo do Minha Casa Minha Vida para 350 mil. Então, voltou a fazer sentido para nós incorporadores que gostamos de fazer econômico também. A gente está focado hoje mais no alto padrão, aqui em São Paulo e Santa Catarina. Mas já estamos com dois projetos na Zona Leste, três quer dizer. um em Itaquera outro na Vila Matilde e outro projeto na Nalha Franco os principais bairros da Zona Leste e é uma grande satisfação a gente deve lançar esses projetos até o final do ano, até novembro, dezembro tanto tem imagem bem legal, como a gente consegue fazer projetos com qualidade como também é uma satisfação e realização muito grande ver as famílias conseguindo realizar o sonho do imóvel próprio.

João Gondim Tubarão
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Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao expandir os investimentos da JCG Incorporações para o mercado internacional?

Os principais desafios que a gente enfrentou para expandir os negócios das nossas empresas, nossa incorporadora para o mercado internacional foi a diferença de cultura, a diferença de mercado, de moeda. Você tem que aprender tudo do zero, fazer todas as conexões, o network, conhecer construtores, incorporadores, investidores, brokers, aprovação de projetos, porque a gente fez vários projetos lá nos Estados Unidos então, lógico, sempre o conhecimento porque a atitude a gente já tem há bastante tempo, mas sempre o conhecimento e a rede de relacionamento, a rede de contato o network, conhecimento das leis locais, o mercado taxas de juros diferentes, financiamentos diferentes, foram aí os principais desafios aí para para a expansão internacional dos nossos negócios.

João Gondim Tubarão
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Como suas especializações em instituições renomadas como MIT, Harvard, e University of Tennessee influenciam sua abordagem estratégica no setor imobiliário?

Os cursos que a gente fez nos Estados Unidos, principalmente, como na MIT, na própria Harvard, que é uma das melhores universidades do mundo. Eu fiz uma pós-graduação também na University of Tennessee. Então, ela dá uma visão bem macro, bem estratégica, uma visão global. Lógico que você não consegue aplicar tudo o que você vê lá no mercado imobiliário americano, aqui no Brasil. mas o que não se aplica você simplesmente deixa de lado mas muitas coisas se aplicam com certeza que é o mercado imobiliário brasileiro e em outros locais do mundo também então o mercado é um só então tem muitas coisas que se repetem em todos os locais do mundo então o conhecimento sempre é a base de tudo onde tudo começa você tem que ter o conhecimento sempre de ponta aliada a tecnologia e sempre formando aí o melhor time Então você fazer cursos e especializações nas melhores universidades do mundo, com certeza, faz total diferença na nossa vida e nos nossos resultados profissionais e financeiros.

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Como você enxerga o futuro do mercado imobiliário no Brasil, especialmente em relação à acessibilidade para famílias de baixa renda?

Na minha opinião, o futuro do mercado imobiliário brasileiro para os próximos dois anos, eu estou bastante otimista, otimista realista, porque as taxas de juros estão na faixa de 10,5% atualmente. Pode ser que caia em 2025, mas com essa taxa de juros eu já vejo um crescimento, principalmente, o mercado todo deve crescer, mas principalmente na alta renda, no luxo e no alto padrão, que normalmente o mercado está sempre aquecido, principalmente aqui em São Paulo, Sul e grande parte do Brasil, mas também no Minha Casa Minha Vida, porque os valores aumentaram substancialmente em todo o Brasil para 350 mil em 2023, e 90% da demanda do mercado imobiliário brasileiro é para o Minha Casa Minha Vida. Então, o sonho de todo brasileiro é que o incorporador tiver bons projetos em localizações boas, com preço justo e acessível e com a qualidade de obra. Com certeza o Minha Casa Minha Vida vai continuar muito forte, bastante aquecido durante vários e vários anos, porque é o grande sonho da família brasileira.

João Gondim Tubarão
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De que maneira sua experiência como palestrante internacional contribui para o crescimento e a inovação dentro da JCG Incorporações?

Eu me denomino incorporador, profissionalmente, eu sou incorporador e investidor do mercado imobiliário. Tem várias empresas aí no Brasil, como a Alfa Inco, que é a nossa incorporadora de alto padrão, com negócio aqui em São Paulo, Jericoacoara e Santa Catarina. Mas também a gente atua como investidor em vários projetos imobiliários no Brasil. hoje só nos nossos projetos nos projetos da Ufa Inco e na nossa empresa de econômica a Casa Nova Empreendimentos e assim, a gente ser palestrante tanto no Brasil como no exterior a gente ganha conhecimento eu ser o palestrante dos meus eventos de eventos de amigos e parceiros a gente passa o conteúdo mas nos intervalos e tudo a gente troca ideias com os participantes, com os outros palestrantes do evento e acaba ganhando conhecimento também. E também uma das principais coisas é a questão do network, network de valor. Todo evento que eu vou, vou para buscar pelo menos conhecimento e network. E a questão do network é que faz realmente a diferença, foi que é responsável e é por acima de 80% dos meus resultados. Então as palestras, os eventos nacionais e internacionais também são de grande valia para a questão do network, do conhecimento, e isso traz novos negócios, novos investidores e novas incorporações nos locais que a gente atua.

Como você tem integrado inovação tecnológica nas operações da JG Realty para se manter à frente das tendências do mercado?

A questão da tecnologia é super importante, ainda mais no mercado imobiliário, que é um dos mercados mais atrasados do mundo, isso no mundo inteiro, e no Brasil ainda mais atrasado, apesar do que na pandemia a gente evoluiu, na minha opinião, a gente evoluiu 10 anos em 2 anos. Então, para o mercado imobiliário, a pandemia trouxe um grande ganho de produtividade, de crescimento e tudo mais e hoje as principais inovações tecnológicas que a gente está fazendo é usando a questão da inteligência artificial, nos atendimentos dos nossos clientes, nos atendimentos dos corretores, para a gente dar visita, oferecer o melhor projeto e o melhor produto para os potenciais compradores e investidores, então a gente está usando bastante forte a questão da inteligência artificial na atendimento aos clientes e também a gente vai começar a testar agora a inteligência artificial para a elaboração dos nossos projetos verticais. A gente já se conectou com a maior empresa disso no Brasil e nossos próximos projetos vai ter a inteligência artificial e o arquiteto real para a gente, em vez de esperar às vezes 15 dias, um mês para receber um estudo, receber esse estudo em um dia ou em poucas horas. Ou seja, aumentando bastante a produtividade e a rapidez na análise de novos projetos e novos terrenos.

Que conselho você daria para novos empresários que desejam seguir uma trajetória de sucesso no setor imobiliário?

O conselho que eu dou sempre é invista em você. Invista em tudo que você puder investir em você. Um, em conhecimento, porque conhecimento é a base de tudo. Agora você tem que investir em conhecimento e colocar o conhecimento em prática. Conhecimento aplicado é que é poder. Dois, investir na mentalidade, a mentalidade de crescimento, que é o crescimento que transforma, que evolui tantas pessoas. como as empresas, então a mentalidade é fundamental. E o network também é uma das partes mais importantes, é quem é responsável por grande parte do nosso crescimento, mais acima de 80% dos nossos negócios é relacionado a network. Você tem que se conectar com as pessoas certas, nos lugares certos, e que tenham o conhecimento certo. Eu sempre falo, tenha vários times de tubarões nos mercados que você atuar. que é o time de tubarões, o time com os melhores profissionais, os melhores corretores, incorporadores, investidores, construtores, imobiliárias e muitos outros profissionais que fazem parte da rede dos incorporadores imobiliários. Usando essas três variáveis, com certeza a pessoa vai ter grande sucesso e grande crescimento no mercado imobiliário ou em qualquer mercado que ele queira atuar. Obrigado.

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