O Ciência é Tudo inédito desde sábado (19) faz uma viagem ao fundo do mar para conhecer o Plano Nacional da Década da Ciência Oceânica no Brasil. Durante a exibição, às 9h30, na TV Brasil, o programa revela que o objetivo do Plano é mobilizar governo, pesquisadores e sociedade em ações que favoreçam a conservação e sustentabilidade dos mares com uso da ciência.
Na edição desta semana, a atração destaca também o que são e qual a diferença entre lagos atmosféricos e rios voadores. Novo fenômeno meteorológico descrito pelo cientista norte-americano Brian Mapes em dezembro do ano passado, os lagos oceânicos lembram piscinas que se movem devagar e começam como filamentos de vapor na região dos Oceanos Índico e Pacífico. Já os rios voadores são cursos de água atmosféricos formados por massas de ar carregadas de vapor, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são empurrados pelos ventos.
Ainda no Ciência é Tudo de sábado, o público confere a animação “Astronomia em Doses”, série lançada no ano passado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins. A obra mostra o cotidiano de uma família curiosa que se interessa por temas astronômicos.
Em uma jornada pelo universo da ciência e da tecnologia, com muita informação e novidades, o programa traz também uma reportagem especial sobre as histórias e o dia a dia de quem vive do mar.
Sobre o programa
Desde 2020, o Ciência é Tudo apresenta informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia no dia a dia das pessoas. Também aborda as novidades sobre investimentos e políticas públicas para fomento científico. O programa é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Em sua segunda temporada, o programa está mais dinâmico e com novos quadros. O programa segue com a missão de promover divulgação científica e ajudar o telespectador a entender a ciência por trás dos fenômenos cotidianos.
Na primeira temporada, o programa se adaptou às necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, e abordou diversos temas relacionados ao coronavírus, como as pesquisas para desenvolvimento de vacinas e equipamentos e a busca de tratamento adequado.
A ciência no cotidiano também inspirou episódios sobre biologia, física, química, matemática, engenharia, cinema e astronomia, entre outras áreas. E ainda, uma viagem ao Maranhão mostrou detalhes sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em operação desde 1989 para lançar foguetes.
#VemVer
A programação de verão da TV Brasil traz novidades para a grade da emissora. Clássico da teledramaturgia, a novela “A Escrava Isaura” (2004) está em cartaz em um novo horário na faixa nobre, mais cedo, às 20h.
Além do folhetim, o canal apresenta atrações inéditas para públicos de todas as idades. A garotada vai se divertir com o programa de receitas divertidas Tem Criança na Cozinha e as séries infantojuvenis Bugados e D.P.A. – Detetives do Prédio Azul.
Destaques também para produções de dramaturgia como os filmes da coleção da trupe de humoristas Os Trapalhões, a histórica série brasileira Águias de Fogo e o clássico internacional Guerra e Paz. Outra atração é o musical e culinário Canto e Sabor do Brasil. Confira essas e outras atrações na TV, tablet ou celular sintonizados na TV Brasil.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Ciência é Tudo – sábado, dia 19/02, às 9h30, na TV Brasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil