As variadas espécies de frutas nativas encontradas no Brasil inspiram as receitas do “Bela Cozinha” que vai ao ar no dia 26, às 22h, no GNT. Bela Gil fala sobre a importância de variar o consumo de frutas, enquanto prepara tabule de quinoa azul com jenipapo, suco de taperebá com graviola e biscoito de cupuaçu. O convidado da semana é o cantor Otto, que lembra as diferentes frutas que já provou pelo Brasil. “A fruta, dependendo do lugar, muda com a água, com o sol. Umas são mais azedinhas, outras mais doces”, comenta.
A escolha da fruta impacta, também, na preservação das mais de 500 espécies nativas que, por falta de procura do consumidor, correm risco de desaparecer. Quem explica o assunto é o biólogo Valdely Kinupp. “Para eu ter um pé de manga dando fruto o ano inteiro, eu preciso fazer indução hormonal e isso tudo é químico. Além de custar dinheiro, gera problema para a água, para o solo, para o agricultor e para nós, consumidores. Então, sempre que possível, consuma alimentos da estação, porque eles são mais baratos e mais frescos”.
Para os que acham que fruta é sinônimo de comida saudável, Bela alerta sobre a importância de consumir com moderação. “Claro que a fruta pode e deve estar dentro de um cardápio de alimentação saudável, porém seu excesso pode causar problemas como acúmulo de gorduras no fígado”.
O assinante do GNT ainda pode acessar toda a programação do canal no Globosat Play. O serviço de TV Everywhere disponibiliza os conteúdos dos canais Globosat sem custo extra – na SmartTV, no computador ou em aplicativos para celulares e tablets. Os conteúdos também podem ser assistidos através dos serviços sob demanda das operadoras: Net NOW, Vivo Play, e Oi Fibra.