Espetáculo “Palavras de MULHER” estreia nesta semana

Alex Ferraz
8 Min Read

Na quarta-feira, 10 de janeiro, às 20h, o Teatro Candido Mendes, em Ipanema, recebe a peça Palavras de Mulher, que levará a plateia a revisitar as vidas e obras de quatro grandes personalidades femininas e icônicas da literatura brasileira: Eneida de Moraes, por atriz Izabella Bicalho, Carmen da Silva, por Stella Maria Rodrigues, Clarice Lispector por Laura Proença e Hilda Hilst por Helga Nemetik. O projeto conta com duas sessões inclusivas – libras e audiodescrição ao vivo, palestra realizada pela autora, no dia 11, e workshops sobre gestão e produção cultural, também com intérprete de libras, ao longo da temporada que vai até o final de janeiro. Ingressos à venda no Sympla.

 

Sob autoria da escritora, dramaturga e poeta Rachel Gutiérrez, que tem oito livros publicados, entre os quais: Narcisismo e Poesiae O Feminismo é um Humanismo, a peça se passa em uma “biblioteca no Paraíso”, onde conversam despreocupadamente, sobre suas vidas e obras, se propondo não só a difundir a literatura brasileira, como promete estimular a leitura, destacando ainda questões femininas presentes em nossa sociedade e que até hoje vêm sendo pauta de muitos debates.

A própria Rachel é quem assina a trilha sonora, que inclui compositores como Chiquinha Gonzaga, Déodat de Séverac, Claude Debussy, Gustav Mahler e Olivier Messiaen. Cheia de versatilidade e talento, é tradutora, escritora, poeta e conferencista, tendo desenvolvido importantes trabalhos literários, e revela que seu sonho sempre foi transformar seus textos em peça de teatro, e se alegra em poder ver este roteiro nas quatro paredes de um teatro carioca.

“A peça é uma homenagem a quatro grandes escritoras e um convite à leitura. Vamos encontrá-las no Paraíso, na Biblioteca das Bibliotecas, onde o néctar dos deuses tem um outro sabor “. (Rachel Gutiérrez).

O espetáculo conta com a direção artística realizada pelo ator, diretor, dramaturgo e presidente da Academia Carioca de Letras, Sergio Fonta, e traz ainda a direção executiva da gestora cultural, consultora na área de fomento à cultura, Patrícia Castro, fundadora e diretora da Arte Cultura Gestão & Produção Cultural LTDA.

Sergio Fonta revela que dirigir Palavras de Mulher é uma oportunidade para mergulhar no universo de quatro grandes escritoras.

“Essas quatro escritoras de estirpe e que são, também, quatro poderosas mulheres, com muito a dizer até hoje. Para a plateia, será um momento de alta literatura no palco. Esperamos que todos os amantes da arte e da literatura venham estar conosco”, comenta Sergio.

 

Espetáculo conta com palestra, roda de conversa e oficinas

Profissionais da cultura, estudantes, artistas e interessados em ampliar seus conhecimentos na área de fomento à cultura, além de aproveitar o espetáculo, poderão participar de um importante momento de conhecimento gratuito. E, na sessão do dia 11, após o teatro, das 21h15 às 22h15, a autora Rachel Gutiérrez e o diretor artístico Sergio Fonta, mediarão a palestra com roda de conversa “Grandes Mulheres em 4 Tempos”, que falará sobre o processo criativo que coloca no palco grandes nomes da literatura brasileira.

 

Já no dia 31 de janeiro e 07 de fevereiro, das 9h às 13h, qualquer pessoa poderá participar das duas oficinas Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural, que serão realizadas na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, pela gestora cultural, consultora na área de fomento à cultura e diretora da Arte Cultura LTDA, Patricia Castro, que trará temas sobre gestão, produção e empreendedorismo cultural, apresentando temas  como conceber, formatar, inscrever e captar recursos, a importância das políticas públicas culturais, dentre outros temas da área.

Para Patrícia Castro, gestora cultural e diretora artística, representar Palavras de Mulher é um presente. “Esse trabalho vem ao encontro de minhas premissas, que são promover a difusão cultural, incentivar a leitura, colaborar com as políticas de formação, inclusivas e para as mulheres…no decorrer das cenas, será possível nos conectar com estas icônicas escritoras brasileiras”, finaliza.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e Trilha Sonora: Rachel Gutiérrez

Direção Executiva: Patricia Castro – Arte Cultura LTDA

Direção Artística: Sergio Fonta

Elenco: Stella Maria Rodrigues como Carmen da Silva, Izabella Bicalho, como Eneida de Moraes, Helga Nemetik, como Hilda Hilst e Laura Proença, como Clarice Lispector.

Produção Executiva: Jenny Mezencio

Assistente de Direção: Marina Trindade

Figurinos: Wanderley Gomes

Projeto Cenográfico: Danielly Ramos

Aderecista: Regina Gaúcha

Construção de Escada Cenográfica: Skena Cenografia

Visagista: Fernando Ocazione

Maquiagem: Julita Machado

Iluminação: Gil Santos

Operador de Luz e Som:  Cristiano Teodor

Contrarregras: Alexandre de Castro e Luisinho Freitas

Acessibilidade: Patrícia Saiago – Zenith Studios

Assessoria de Imprensa: Deborah Goi – Bradart Comunicação

Gestão de Mídias: Cesar Dominguez – Bradart Comunicação

Programação Visual: Raquel Maia

Sonoplasta: João Paulo Pereira

Fotógrafos: Renato Mangolin e Fernando Ferreira

Prestação de Contas: Patricia Castro – Arte Cultura LTDA

Ações de Contrapartida Social:

– Palestra/Roda de conversa “Grandes Mulheres em 4 Tempos” – Rachel Gutiérrez e Sérgio Fonta

– Oficinas “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural” – Patricia Castro

 

Realização – Ministério da Cultura e Arte Cultura LTDA

Patrocínio – ForShip Engenharia

 

Serviço:

 

Estreia: Dia 10 de janeiro (Quarta-feira)

Horário: 20h

Classificação etária: 14 anos.

 

Datas e horários da temporada:

11 de janeiro (Qui) às 20h – Sessão com Palestra após o espetáculo, ambos com intérprete de Libras.

13 e 14 de janeiro (sáb e dom), às 18h

16 e 17 de janeiro (Ter e Qua), às 20h

20 de janeiro (sáb), às 18h

21 de janeiro (dom), às 18h – Sessão com áudio descrição ao vivo.

Duração: 60 min | Lotação da sala: 102 lugares

 

Valor do Ingresso: R$35 (Inteiro) | R$17,50 (Meia Entrada)

Venda: https://bileto.sympla.com.br/event/90098

Informações: patricia@artecultura.com.vc

Local:  Teatro Candido Mendes

Endereço: Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema – RJ

 

 

Serviço Palestra e Oficinas

 

Palestra e roda de conversa “Grandes Mulheres em 4 Tempos”

 

Data:  11/01, após o espetáculo, das 21h15 às 22h15

 

Local: Teatro Candido Mendes Ipanema.

 

Oficinas Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural

Capacidade: 50 pessoas por oficina (100 vagas)

Data: 31/01 e 07/02/24 (com Libras)

Local: Biblioteca Parque Estadual – Hall Daiana Ferreira

 

Inscrições: https://bit.ly/3tD0Vyc

 

Saiba mais sobre os bastidores da peça no Instagram: @palavrasdemulherteatro

Share this Article