Miguel Soares vive melhor amigo da protagonista em “O Diário de Pilar na Amazônia”

Luca Moreira
5 Min Read
Miguel Soares
Miguel Soares (Villy Ribeiro)

Com apenas 14 anos, Miguel Soares dá um passo decisivo em sua trajetória artística ao integrar o elenco do longa-metragem O Diário de Pilar na Amazônia, com estreia prevista para janeiro de 2026. No filme, o jovem ator interpreta Breno, o melhor amigo da protagonista Pilar, personagem central de uma aventura que mistura fantasia, descobertas e uma potente mensagem de conscientização ambiental ambientada na floresta amazônica.

Você estreia nos cinemas como protagonista em O Diário de Pilar na Amazônia aos 14 anos. O que passou pela sua cabeça quando percebeu a dimensão desse passo na sua carreira?

Muita gratidão e alegria por receber essa oportunidade, e assim como eu aprendi muito com o Breno, espero que o público também possa aprender com ele, e com a mensagem de conscientização do filme.

Breno é o melhor amigo de Pilar e participa ativamente dessa aventura na floresta. O que você mais se identifica nele e o que precisou aprender ou desenvolver para dar vida a esse personagem?

A principal característica que eu Miguel e o Breno temos em comum é o coração enorme, ele se preocupa muito com os amigos e principalmente a Pilar, inclusive acho que são nesses pontos que o público vai se identificar com ele, e ler os livros de Pilar foi fundamental para a criação do meu Breno.

O filme mistura fantasia, aventura e uma mensagem forte sobre preservação ambiental. De que forma essa história te fez refletir sobre a Amazônia e sobre o seu papel como jovem artista hoje?

Estar na Amazônia é ter um contato direto com os problemas ambientais de lá, me fez olhar com outros olhos pra aquela região e pros problemas que ela tem enfrentado, mostrar isso pras crianças do Brasil é proteger o futuro da Amazônia!

Miguel Soares
Miguel Soares (Villy Ribeiro)

Você já passou pela TV, pelo streaming, pelo teatro musical e agora chega ao cinema. Existe alguma linguagem artística que te desafie mais ou que faça você se sentir mais “em casa”?

Eu não sabia, mas de uma área pra outra da dramaturgia tudo muda muito, o mais desafiador com certeza é o teatro musical, porque cada sessão é diferente uma da outra, lidar muitas vezes com o improviso sem deixar o show parar é o maior desafio, mas com certeza o mais prazeroso. Fazer TV é oque me faz sentir mais em casa, porque é tudo muito rápido e dinâmico, e geralmente é mais extenso comparado com o cinema, e teatro.

No teatro, você interpretou personagens muito simbólicos, como o Pequeno Príncipe. A experiência nos palcos influenciou sua atuação no cinema? Se sim, de que maneira?

Eu aprendo muito com cada personagem, então eu diria que eu levo esse aprendizado para outros projetos, então sim, todas as minhas experiências na dramaturgia me influenciam em novos personagens e novas formas de atuação.

Seus personagens costumam dialogar bastante com o público jovem. Você sente uma responsabilidade especial em representar histórias que inspiram, educam ou provocam reflexão nessa geração?

Sim, eu acredito que toda forma de arte tem uma mensagem por trás, algo a ser comunicado ao público, e quando se trata do público infantil, juvenil tem um cuidado a mais na forma de expressão, e acho muito legal que nós podemos usar a arte para comunicar, incentivar e conscientizar as crianças em tantos aspectos diferentes.

Miguel Soares
Miguel Soares (Villy Ribeiro)

Receber o Prêmio Jovem Brasileiro como “Jovem do Futuro” tão cedo muda algo na forma como você enxerga seus sonhos e seus próximos passos profissionais?

Eu sempre fui muito pé no chão em relação aos meus sonhos, e isso só aumentou quando eu comecei minha carreira como ator, porque é uma carreira muito difícil, eu sou muito grato e honrado por ter recebido esse prêmio mas não muda o meu olhar em relação aos meus sonhos.

Olhando para tudo o que você já viveu até agora e para o que vem pela frente, que tipo de histórias você ainda sonha contar — e que mensagem gostaria que o público levasse ao te assistir?

Eu quero muito poder interpretar o meu antagonista, um personagem que seja totalmente o meu oposto, com uma história muito diferente, sonhos e objetivos diferentes, um personagem que realmente me tire da zona de conforto.

Acompanhe Miguel Soares no Instagram

TAGGED:
Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página