Lisboa é eleita o melhor destino MICE da Europa

Tiago Cunha Dias
4 Min Read

World MICE Awards 2023 premiou a excelência da capital portuguesa para os negócios

No último dia 6, Lisboa venceu, pela primeira vez, como o “Melhor Destino MICE da Europa”, em 2023, durante a 4ª edição dos World MICE Awards, realizado em Berlim, Alemanha. Na mesma noite, aconteceu a 31ª edição europeia dos World Travel Awards, que também consagrou Lisboa como o “Melhor Destino Urbano da Europa”, em 2024.

Em 2023 e até ao momento, foram registados 2.251 eventos na capital portuguesa que atraíram mais de 592.178 participantes de todo o mundo. A localização privilegiada, as infraestruturas modernas e versáteis, bem como as excelentes acessibilidades, combinadas com a transversalidade das experiências culturais, tornaram Lisboa uma escolha incontornável na Europa para a organização de eventos. Desde 2019, Lisboa ocupa o 2º lugar do ranking mundial da ICCA (International Congress and Convention Association), tendo estado anteriormente e, consecutivamente, no Top 10.

O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) desempenha um papel significativo na economia lisboeta, contribuindo de forma expressiva para o turismo e o desenvolvimento econômico, nomeadamente na geração de receitas e criação de emprego. Em 2022 e 2023, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) disponibilizou  uma verba superior a €1 milhão para a captação e apoio de congressos, eventos corporativos e eventos associativos, por meio do Fundo de Desenvolvimento Turístico local (financiado com receitas geradas pela taxa turística) e da coparticipação da ATL no programa nacional “Portugal Events”, com 25% do financiamento global.

Com isso, as perspetivas de realização de eventos internacionais na região são promissoras. “Continuamos a trabalhar para atrair a atenção dos organizadores e participantes dos eventos internacionais. Lisboa destaca-se não só pelo seu DNA único, mas muito pelo profissionalismo das suas empresas, pela excelente hotelaria, acessibilidades, capacidade de organização, oferta cultural e a mais diversificada variedade de experiências possíveis. Lisboa continua a ser pioneira na oferta de experiências únicas”, afirma Paula Oliveira, diretora executiva da ATL.

Enquanto destino urbano, Lisboa destaca-se pelo seu patrimônio histórico, cultura vibrante, atmosfera acolhedora, gastronomia diversificada e experiência autêntica aos visitantes, com os seus bairros históricos, azulejos coloridos, miradouros panorâmicos, arte urbana, modernidade e atrações culturais, desde museus e galerias de arte, concertos e festivais reconhecidos internacionalmente.

Os World MICE Awards, considerado o evento “irmão” dos World Travel Awards, celebram a excelência da indústria MICE e premeiam anualmente destinos, companhias aéreas, unidades hoteleiras, organizadores e infraestruturas relacionadas com este setor.

Os World Travel Awards, internacionalmente aclamados como os “Óscares do Turismo”, distinguem anualmente a excelência alcançada por destinos turísticos, empresas hoteleiras, companhias aéreas e outras entidades relacionadas com a indústria do turismo. Esses prêmios representam uma chancela de qualidade e um selo de prestígio para aqueles que se destacam em proporcionar o melhor que a indústria do turismo tem para oferecer a nível global.

Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)

Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade. Informações:

www.visitlisboa.com

https://www.instagram.com/visit_lisboa/

https://www.facebook.com/visitlisboa

https://twitter.com/TurismodeLisboa

Share this Article