Cinco mitos e verdades sobre a tireoide

Rodolfo Gomes
6 Min Read

Osmar Cassio Saito médico especialista em radiologia e diagnóstico do laboratório CDB Alliança, esclarece as principais dúvidas e reforça a importância de manter os exames em dia

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). A saúde dela é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 750 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de alguma patologia da tireoide. Desses, aproximadamente 60% não sabem que têm problemas na glândula. Osmar Cassio Saito médico especialista em radiologia e diagnóstico do laboratório CDB – Alliança e Médico supervisor no setor de Radiologia dos Hospital das Clínicas da USP, explica os mitos e verdades em torno das doenças da tireoide e a importância de a qualquer sinal de disfunção buscar-se um endocrinologista:

1.​Somente adultos tem problema na tireoide – MITO
Crianças também podem apresentar distúrbio na glândula, que pode levá-las a terem problemas de crescimento. A forma mais grave de hipotireoidismo é a congênita, que ocorre no recém-nascido. Se não diagnosticado e não tratado, pode causar retardo mental irreversível. “É importante os pais de acompanharem o desenvolvimento das crianças os levando regularmente ao pediatra para caso haja algum sintoma, o tratamento possa ser logo iniciado. Embora raro, as crianças maiores e adolescentes que apresentem aumento cervical assimétrico do pescoço, poderão estar relacionados a nódulos da tireoide, apesar de a grande maioria ser benigna, uma mínima parcela poderá apresentar tumores de tireoide (0,04 casos por milhão)”, explica o Dr Osmar Saito.

2. Posso saber se tenho uma disfunção com exames de sangue – VERDADE
Os testes que detectam alterações na função tireoidiana envolvem, justamente, medir a dosagem de certos hormônios na circulação sanguínea. “Nem sempre o exame de sangue é suficiente para detectar alteração na glândula, e outros exames, como ecografia, pode ser solicitado para confirmar o quadro”, conta Dr. Osmar Saito.

3.​Toda pessoa com hipotiroidismo engorda. – MITO
Embora o ganho de peso seja uma das manifestações clínicas do hipotireoidismo, existem muitas pessoas portadores da disfunção da tireoide que não apresentam essa queixa. Quando ocorre, o ganho de peso é pequeno. “Muitos pacientes com a doença engordam pelo estilo de vida que levam, mas na maioria dos casos é simplesmente uma questão de mudar hábitos”, relata Dr. Osmar.

4.​Cansaço extremo pode ser alguma alteração na tireoide – VERDADE
Entre alguns dos sintomas relacionados ao hipotiroidismo estão a sonolência excessiva, falta de disposição, lentidão e dificuldade para exercer as tarefas e funções habituais. “Além desses sintomas alguns pacientes relatam também esquecimento fácil, tristeza, intestino preso, ressecamento da pele e dos cabelos e unhas fracas”, explica a Dr. Osmar Saito.

5.​ Todo nódulo de tireoide é câncer – MITO
O principal sinal do câncer de tireoide é um caroço (nódulo) na tireoide, porém em boa parte dos casos, esse tumor não apresenta qualquer sintoma. “É comum o médico descobrir o nódulo durante um exame físico de rotina. O diagnóstico do câncer de tireoide é feito inicialmente com a punção aspirativa por agulha fina (biópsia) do nódulo de tireoide ou após sua remoção por cirurgia. Mas a maioria dos nódulos é benigna” (90%), conclui o radiologista.

Sobre a Alliança:

A Alliança Saúde, um Grupo composto por 15 marcas de referência em diagnósticos por imagem, exames laboratoriais, exames genéticos, medicina nuclear e vacinas. A Companhia foi fundada em 2010 com a fusão de quatro empresas líderes do setor de diagnóstico médico por imagem nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Campo Grande e São José dos Campos. Com mais de 5 mil colaboradores e cerca de 1,2 mil médicos parceiros, estamos presentes em 13 estados brasileiros, com 116 unidades de atendimento. Formamos uma Alliança pela qualidade, inovação e alta eficiência no cuidado com os nossos pacientes.

Nossos centros de medicina diagnóstica pelo Brasil são:

· Axial, Nuclear, São Judas Tadeu e Cedimagem (Minas Gerais)
· CDB e Plani (São Paulo)
· Cedimagem, ProEcho e Cepem (Rio de Janeiro)
· CSD (Pará)
· Delfin (Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte)
· Di Imagem e Multilab (Mato Grosso do Sul)
· Multilab (AM)
· Multiscan (Espírito Santo)
· Sabedotti (Paraná)

Entendemos que Allianças criam vínculos. E os vínculos nos tornam mais fortes. É nisso que nós acreditamos e investimos. Por isso, atuamos para transformar a medicina, tornando-a cada vez mais humana, acessível e de qualidade. Para conhecer mais sobre nossas marcas e descobrir como estamos revolucionando o setor de saúde no Brasil, acesse nosso site: https://www.allianca.com/ .

Informações à imprensa – FSB
Amanda Carvalho: amanda.carvalho@fsb.com.br | (61) 99603.7078
Joana Fróes: joana.froes@fsb.com.br

Share this Article