Timbro traz para a Stone Fair experiência em comércio exterior

6 Min Read

A Timbro, empreendedora brasileira de comércio exterior, distribuição e serviços financeiros, apresenta ao mercado de rochas, durante a Cachoeiro Stone Fair, soluções de importação de maquinário e aeronaves. A empresa participa do evento em parceria com o Itur Fly Center, hangar dedicado à aviação executiva recém-inaugurado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Ao operar em diferentes fluxos comerciais – com importação, exportação e distribuição – e em segmentos distintos como commodities agrícolas, minério, bens de consumo, máquinas, construção civil, entre outros, a Timbro desenvolveu um modelo de trabalho focado na simplificação dos processos comerciais internacionais.

Segundo Philipe Figueiredo, Chief Commercial Officer (CCO) da Timbro, “a Stone Fair é o momento para levarmos ao empresário de rochas o que há de mais simples e ágil em termos de importação de itens que vão exponenciar suas operações. O mercado global traz muita inovação e oportunidades e queremos ser o parceiro que vai facilitar a aquisição de máquinas e aeronaves para o incremento de negócios deste setor”.

Experiência na importação de aeronaves e máquinas

A Timbro atua com aeronaves e máquinas desde sua fundação, trazendo uma experiência acumulada de 11 anos na importação e exportação de bens.

A área de aviação da Timbro é responsável por todos os trâmites de importação de uma aeronave executiva nova ou seminova. A empresa apoia o comprador do avião ou helicóptero novo ou seminovo na estruturação da operação, busca pela melhor solução de crédito, gestão da aquisição, entrega no exportador, traslado e nacionalização junto aos órgãos competentes. Os modelos vão desde jatos médios e grandes como Citation XLS+ e Pilatus PC-24 e jatos leves como Vision e Hondajet, até turboélices como King Air 260 e TBM-850, helicópteros como Bell 407GXi e aviões de uso agrícola como o Air Tractor.

A operação vem colhendo os resultados: entre janeiro e junho de 2022, a Timbro importou 171% mais aeronaves para clientes do que no mesmo período de 2021. “O que vemos hoje é a aquisição de aviões e helicópteros por empresários como ferramenta de trabalho. Diversos setores, como mineração, agro, varejo e construção civil tem operações muito espalhadas em nosso país, que por sua vez tem dimensões continentais e uma malha aérea comercial que não está em todas as localidades. A aviação executiva é a opção para gestores e técnicos chegarem rapidamente em qualquer ponto do território nacional, sem depender de estradas e poucas opções de voos”, explica Philipe.

Em máquinas, a Timbro opera na importação para terceiros de qualquer tipo de equipamento. “Importamos rotineiramente para nossos clientes desde máquinas e peças de robótica para fábricas até equipamentos de geração de energia fotovoltaica e eólica, maquinário agrícola. Chegamos até a importar para um cliente uma impressora de imóveis, que constrói moradias”, detalha Philipe.

Mercado de rochas ornamentais

O Brasil é o quinto maior produtor global e quinto maior exportador de rochas ornamentais, como granito e mármore, sendo que o Espírito Santo corresponde a 81,30% da produção nacional, segundo dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas). Somente nos últimos cinco anos, o Brasil exportou 11,33 bilhões de toneladas de rochas.

Com este perfil de mercado, a Timbro vislumbra oportunidades para oferecer soluções às empresas do setor. Para Philipe, “a produção de rochas ornamentais está concentrada no Espírito Santo, mas há operações relevantes em Minas Gerais, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Além disso, clientes como lojas, distribuidores, incorporadoras, arquitetos e designers estão distribuídos por todo o país. São distâncias grandes a serem percorridas, o que faz da aeronave executiva um investimento, que apoiará no fechamento de novos negócios e acompanhamento de projetos”.

Os exportadores também podem ser atendidos pela empresa. “Na Timbro, exportamos commodities agrícolas como açúcar, café, algodão e grãos e minérios como ferro, ferro-gusa e aços não-ferrosos para todos os continentes. Temos experiência tanto na exportação em contêineres quanto no fechamento de navios de carga inteiros para produtos brasileiros. Podemos agregar agilidade, simplificação e custo-benefício aos produtores de rochas ornamentais brasileiras”, reforça Philipe.

Sobre a Timbro – Há 11 anos no mercado, a Timbro é uma empreendedora de comércio exterior, distribuição e serviços financeiros. Com volume de negócios de R$ 7.5 bilhões em 2021 e contando atualmente com mais de 300 colaboradores, a Timbro orquestra diferentes frentes de negócios por meio de três pilares: meritocracia, tecnologia e geração de novos sócios. Desta forma, potencializa ao máximo o talento humano e simplifica a execução das atividades inerentes à exportação, importação e distribuição de commodities, bens e produtos diversos. Atua também com serviços financeiros, voltados principalmente à proteção de ativos e derivativos.

TAGGED:
Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página