A Renault do Brasil, em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) amplia as operações do serviço de carsharing e locação de curta duração para os colaboradores da geradora e distribuidora de energia paranaense. Neste novo projeto de mobilidade, serão disponibilizados dois veículos Zoe, 100% elétricos, que poderão ser utilizados para fins profissionais e particulares, por cerca de 2,5 mil funcionários da sede da Copel, em Curitiba.

O agendamento é realizado por meio do aplicativo Mobilize Share, que permite aos colaboradores da Copel visualizar a disponibilidade dos veículos e fazer a reserva, na modalidade de carsharing, com até 23 horas de uso, ou locação de curta duração, com cobrança por dia, em períodos de dias ou semanas. 

Os funcionários retiram e devolvem os veículos na sede da Copel, para uso em suas atividades profissionais ou particulares. 

“Nosso objetivo não é somente fabricar automóveis, mas também oferecer soluções e serviços de mobilidade. Agora, essas inovações estarão à disposição dos colaboradores da Copel, por meio do aplicativo Mobilize Share, permitindo um uso inteligente e compartilhado dos veículos”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. 

Para a Copel, o programa é mais um passo rumo à consolidação da mobilidade elétrica na empresa, iniciativa que começou em 2018 com a implantação da maior eletrovia do país, com a instalação de 12 postos de recarga ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277, ligando o extremo leste ao extremo oeste do estado do Paraná. 

“Desde a implantação da eletrovia, a Copel tinha em mente que, para alavancar o mercado de veículos elétricos no país, é necessário investimentos em redes de energia robustas e qualificadas para atender essa demanda. Com essa prova de conceito do carsharing da Renault, avançaremos ainda mais nas descobertas do que pode ser aprimorado e avaliaremos novos negócios que poderão surgir com o uso da tecnologia”, comenta o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.

Projetos de mobilidade Renault

Mobilize é uma das quatro unidades de negócio do Renault Group, com foco nos clientes que desejam adotar formas inovadoras de mobilidade. Mobilize Share é o novo nome do serviço e aplicativo, que antes se chamava Renault Mobility by Mobilize.

A iniciativa na Copel se une a outras soluções de mobilidade da Renault. Exemplos disso são a adoção pioneira do sistema Mobilize Share, dentro do Complexo Industrial Ayrton Senna, para os colaboradores Renault. O Mobilize Share também é utilizado nas parcerias de carsharing e locação de curta duração instaladas na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Lactec, Casa LIDE e na concessionária Globo, em Curitiba. 

A Renault também possui outras iniciativas de mobilidade, como o VEM DF e VEM , que disponibilizam veículos elétricos da Renault para o uso compartilhado por servidores em órgãos públicos. Estes projetos foram desenvolvidos pela ABDI, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial em parceria com os governos locais e o Parque Tecnológico de Itaipu.

Em Fernando de Noronha 28 veículos elétricos Renault já circulam pela ilha, como parte do Programa Noronha Carbono Zero. Neste projeto, em parceria Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo implementamos um posto de carregamento com o qual garantimos energia limpa e renovável para todos os veículos elétricos que rodam na ilha, e o excedente é disponibilizado para uso da população local. 

As empresas que têm interesse em implementar o sistema de carsharing e locação de curta duração e por meio do aplicativo Mobilize Share no formato B2B e B2B2C podem entrar em contato com a equipe Renault pelo e-mail: mobility.brasil@renault.com.

Sobre a Copel 

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) é a maior empresa do Paraná. Por meio de suas subsidiárias, atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. A Copel é a sétima maior empresa do setor elétrico do Brasil e o 42º grupo empresarial do País, com valor de mercado de R$ 18 bilhões (setembro de 2021). Abriu seu capital em abril de 1994 na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, e tornou-se, em 1997, a primeira empresa do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova York. Desde 2002, suas ações estão listadas na Latibex, braço latino-americano da Bolsa de Valores de Madri. Foi criada em outubro de 1954, e seu crescimento está ligado diretamente ao desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Sua história de pioneirismo é o legado que mantém o foco da Copel sempre no futuro. Isto significa, também, realizar negócios de forma sustentável, o que reflete nos 10 estados brasileiros onde está presente.

Sobre a Mobilize

A Mobilize gerencia serviços de mobilidade, energia e dados. Ela faz parte do Renault Group. Criada em torno de ecossistemas abertos, a Mobilize fornece soluções de mobilidade flexíveis, promovendo uma transição energética sustentável, de acordo com o objetivo do Renault Group de atingir a neutralidade de carbono e sua ambição de desenvolver o valor da economia circular.

Sobre a Renault do Brasil

Produzindo no Brasil há mais de 22 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).

Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid e Master, líderes em seus segmentos, além do Sandero, Stepway, Logan, Duster, Oroch e Captur e, ainda, o Zoe E-Tech, veículo 100% elétrico, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 30 veículos elétricos que rodam por lá.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou cerca de 800 mil pessoas ao longo dos seus 10 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.