Moda, sustentabilidade e empreendedorismo: curso de Upcycling transforma a vida de pessoas da periferia

Luca Moreira
6 Min Read

Oferecida em CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli, formação tem patrocínio das Lojas Marisa, e concepção e metodologia pedagógica do curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes

“Nunca tinha ouvido falar em Upcycling. Para mim era o nome de um bicho! Mas agora estou descobrindo muitas coisas novas, é um curso muito importante.” É assim, com muito bom humor, que a aposentada Odilia Gregório de Jesus fala sobre sua experiência no Upcycling: Curso de Moda Criativa.

Oferecido em 3 CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli, o curso é uma formação completa em moda, processos criativos e empreendedorismo, e conta com o apoio de duas instituições que são referências em suas áreas: as Lojas Marisa como apoiadora, e o Centro Universitário Belas Artes, responsável pela concepção e metodologia pedagógica. Iniciado em maio, o curso segue até o início de dezembro, quando as turmas finalizam os preparativos para os desfiles finais de conclusão de curso.

Marcados para 11/12, segunda-feira, às 19h, no CEU São Pedro / José Bonifácio; 14/12, quinta-feira, às 19h, no CEU Parque Novo Mundo; e 15/12, sexta-feira, às 19h, no CEU Carrão / Tatuapé, os eventos celebram a criatividade das participantes, que poderão apresentar para toda a comunidade o resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula. A concepção do projeto aborda aspectos do folclore brasileiro, em um resgate às memórias afetivas relacionadas com a ancestralidade dos participantes – temas mais trabalhados em toda a grade da programação educativa dos CEUs. E o desfile promete ser uma grande celebração de moda, criatividade e sustentabilidade. No palco, quem desfila são modelos selecionados do próprio território – privilegiando a diversidade inerente aos CEUs, com pluralidade de corpos e idades.

Enquanto isso, o impacto positivo na vida dos participantes já é perceptível.

Em meio a risadas, dona Odília conta que, inicialmente, tinha receio de participar do curso. “É que eu sou meio caipira, né?” Apesar de se interessar por corte e costura, ficou apreensiva em relação aos outros temas da formação, que tratam de sustentabilidade e empreendedorismo. E como se inscreveu sozinha, ficou com medo de não fazer amizades. “Mas já que é para reinventar, eu decidi me reinventar inteira”, conta a aposentada. Hoje, ela esbanja habilidade e simpatia na sala de aula, e se revelou uma das referências de sua turma, no CEU São Pedro / José Bonifácio.

Com aulas semanais, o Upcycling: Curso de Moda Criativa é oferecido atualmente nos CEUs São Pedro / José Bonifácio, Carrão / Tatuapé e Parque Novo Mundo. Ao todo, são 22 turmas divididas nas três unidades, beneficiando em torno de 130 pessoas. A Marisa apoia a iniciativa e foi responsável pela compra de máquinas e costura e outros equipamentos, além da remuneração de professores e a doação de mais de 12 mil peças que são insumo para os cursos.

“Projetos de upcycling como esse são fundamentais para dar nova vida a peças que seriam descartadas, apoiando também o empreendedorismo e a criatividade. Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa e observar o impacto positivo gerado na vida de todos os participantes. Estamos ansiosos para ver as peças produzidas e como serão os desfiles”, afirma Marília Oliveira, Diretora de Gestão de Pessoas, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Marisa.

Além de contar com uma estrutura de excelência, o curso tem ainda um plano pedagógico elaborado pelo Centro Universitário Belas Artes, referência no ensino de moda do país.

“Atualmente, o curso está no módulo 3, que é de transformação de produtos, e os estudantes estão muito entusiasmados para iniciar o processo criativo e o planejamento da coleção, que será apresentada em dezembro”, conta Valeska Nakad, desenvolvedora do curso, designer e diretora criativa de design estratégico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. “É emocionante ver a evolução dos participantes do curso, e como ampliaram o seu repertório no contexto de moda e criatividade. Eu e as minhas alunas, que atuam como tutoras desse projeto, estamos muito felizes com o resultado obtido até agora. É um projeto que possibilita a transformação de vidas”.

Para o Instituto Baccarelli, o Upcycling: Curso de Moda Criativa se encaixa na missão de inclusão e transformação social proposta pela instituição desde sua fundação, em 1996. Ao combinar moda, sustentabilidade e empreendedorismo, o curso cria novas possibilidades de futuro para os participantes e os territórios em que estão inseridos, fomentando um ciclo virtuoso capaz de transformar a realidade.

“O projeto do Upcycling: Curso de Moda Criativa foi pensado trabalhando a cultura e a educação como ferramentas de inclusão social, passando pela economia criativa, que é uma forma de enxergar a potência dos territórios e periferias da cidade”, comenta Priscila Melo, gerente de cultura dos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli.

Foto de capa: Priscila Corderi/Instituto Baccarelli

Share this Article