Maximizando a performance, prática de esportes pode impulsionar o sucesso empresarial

Luca Moreira
5 Min Read

De acordo com Daiane Milani, empresária e maratonista, essa rotina ajuda a manter a mente clara e o corpo saudável, componentes vitais para a tomada de decisões acertadas.

Da mesma forma que atletas treinam para superar seus limites, empresários buscam estratégias para levar suas empresas ao topo. Curiosamente, a prática regular de esportes pode ser uma dessas estratégias, aliando disciplina, resiliência e gestão de estresse para alcançar o sucesso empresarial.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Bristol, funcionários que se exercitam durante o dia de trabalho têm uma melhora de 21% na concentração e um aumento de 22% na produtividade.

De acordo com Daiane Milani, especialista em branding e desenvolvimento humano, atletas de alto nível seguem rotinas rigorosas de treinamento, nutrição e descanso, elementos que são igualmente importantes para os empresários. “A aplicação dessa disciplina no dia a dia empresarial pode ajudar na organização e na priorização de tarefas, além de manter o foco em objetivos de longo prazo, evitando distrações e procrastinação”, revela.

Produtividade e gestão de estresse

No esporte, lidar com os percalços, aprender e se transformar com eles é parte do processo de crescimento. “Os empresários podem aplicar essa antifragilidade – as coisas que se beneficiam com o caos, conceito de Nassim N. Taleb em seus negócios, especialmente diante das adversidades. A capacidade de lidar com dificuldades é essencial para qualquer pessoa que deseje ter sucesso em um ambiente competitivo”, declara.

Daiane ressalta que a prática de atividades físicas é amplamente reconhecida por seu papel na redução do estresse e na melhoria da saúde mental. “Empresários frequentemente enfrentam altos níveis de estresse, o que pode comprometer a tomada de decisão e a saúde a longo prazo. Integrar esportes na rotina ajuda a manter a mente clara e o corpo saudável, dois componentes vitais para a tomada de decisões acertadas e para a manutenção da energia necessária para enfrentar os desafios do dia a dia”, pontua.

Lições do esporte coletivo

Muitos esportes são baseados em equipe, e as habilidades desenvolvidas nesse contexto podem ser transferidas para o mundo dos negócios. “Saber como comunicar-se de forma eficaz e confiar nos colegas e trabalhar são competências que melhoram significativamente a dinâmica de uma empresa e sua capacidade de alcançar grandes objetivos”, relata.

Para a especialista, os benefícios dessa integração vão além do bem-estar pessoal, refletindo positivamente no desempenho e no sucesso dos negócios. “Empresários que abraçam as práticas e valores dos esportes, muitas vezes, se encontram à frente no jogo do empreendedorismo”, finaliza.

Sobre Daiane Milani

Jovem empreendedora de 23 anos, nascida no campo, interior do Rio Grande do Sul (Santa Maria – RS, atualmente mora em Alphaville – SP), investidora desde os 17 anos, uma das maratonistas mais jovens do Brasil, fundadora da Pense Algo Novo uma empresa especializada em branding, já tendo refinado a marca de mais de 500 empresas em pouco mais de 3 anos, ao redor do mundo, bacharel em direito, palestrante desde os 19 anos, incentivadora do empreendedorismo no Brasil e alta performance no esporte: “é possível ter equilíbrio em todas áreas da vida”, já tendo publicado seu primeiro livro na área de desenvolvimento humano, aos 22 anos: “Um novo alvorecer”, um livro que elenca os principais valores humanos imprescindíveis para ser um empreendedor (e pessoa) de sucesso. Dissertação com mais de 600 livros de referência, além de sua história pessoal.

Conhecimentos na área de comunicação, através da carreira como palestrante, dando consultoria de oratória, postura, posicionamento dentro e fora das redes sociais, além de estratégias de vendas, habilidades para negociação corporativa.

Para mais informações, visite a página no Instagram.

Share this Article