Duckbill se destaca no RJ, representando 10% no faturamento da rede

Luca Moreira
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Mesmo sendo um estado territorialmente pequeno, o Rio de Janeiro possui uma grande importância econômica. Segundo a Associação Brasileira de Franchising – Rio, o Rio de Janeiro é o segundo estado brasileiro em quantidade de rede de franquias, ficando atrás somente de São Paulo. O estado conta com mais de 320 marcas e cerca de 13 mil lojas em operação.

A Duckbill, franquia especializada em cookies, vem ganhando espaço no Estado. Com 5 anos no franchising, a rede conta com 15 unidades em funcionamento e duas comercializadas na região. Para Mikeias Costa, sócio da rede, o que diferencia o Rio de Janeiro para os demais estados é o grande potencial econômico e o envolvimento e participação dos franqueados.

Mesmo diante a crise causada pela pandemia, as franquias de alimentação ainda são as que mais faturam no setor. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento movimentou mais de R$ 40 bilhões no último ano. Isso se dá ao fato das marcas estarem presentes em um mercado essencial e com uma variedade de modelos que poucos setores possuem. Hoje cerca de 9% do faturamento da Duckbill é representado pelas unidades cariocas.

Outro ponto que manteve o crescimento no setor, é o fato das empresas estarem sempre atentas às novidades e conseguirem se adaptar de acordo com a situação. O Food Trend Report 2021, estudo feito pela consultoria especializada em alimentação, Galunion, mostra que durante a pandemia 79% dos entrevistados acreditam que merecem desfrutar de alimentos indulgentes – aquele que dá prazer –, como cookies, bolos, salgados e brownies.

Esses dados são comprovados pela rede, que em julho obteve um crescimento de 32% no faturamento. Hoje a marca conta com 116 lojas em operação, 72 em implantação e dessas cerca de 15%, são segundas unidades de franqueados que já operam a marca.

A rede criou diversas estratégias de marketing e logística e passou os últimos meses investindo em melhorias internas para garantir a qualidade das entregas. Hoje possui também um acordo de exclusividade com o iFood e a expectativa é que a rede ultrapasse a marca de 30 mil pedidos por mês. Com as melhorias e evoluções operacionais, a expectativa é finalizar 2021 com 40 milhões de faturamento, o que representa um crescimento de 200% em relação a 2020.

Segundo a ABF, o crescimento do delivery, assim como o bom desempenho das lojas de conveniência, ajudaram a reduzir o impacto sofrido pelo segmento. Diante deste cenário, franquias como a Duckbill, mostram que estar sempre em busca de melhorias é um grande diferencial para quem busca se destacar no mercado.

A marca foi fundada em 2016 por Rafael Naves, que testou 42 receitas até chegar na fórmula do cookie perfeito. “A cozinha para mim sempre foi um espaço para relaxar e se tornou um laboratório onde eu testei receitas do mundo inteiro. Para algumas eu precisei de ajuda do Google tradutor”, pontua Naves.

Foram 6 meses investindo nos testes de temperatura no forno, seleção de ingredientes, e no hábito de manter o que era bom em uma receita e transformar o que não dava certo em outra. Atualmente, nas unidades da marca existe uma grande variedade de sabores. “Os mais vendidos são o Ao Leite e o Cookie Dark. Porém os meus favoritos são o White Lemon e o Cookie Red Velvet”, comenta Rafael.

Além da especialidade da casa, há outras delicias no cardápio, como sanduiches, coxinha, assados e diversos tipos de bebidas, com destaque especial para o café que se possui um blend exclusivo que é 100% arábico, com pontuação 83 SCAA (Speciality Coffee Association of American) e colhido na alta mogiana, ou seja, um produto especial para os amantes da bebida. Os clientes podem usufruir tanto em loja física quanto saboreá-lo em casa, pois a marca disponibiliza em três versões: Sachê (drip coffee), cápsulas compatíveis com máquina Nespresso e a versão cappuccino.

Em 2018, a marca se associou ao grupo 10x e ingressou no franchising com um plano de expansão arrojado. “Quando entramos para o grupo, possuíamos apenas a unidade de Franca, nossa unidade piloto, mas só de conhecer o projeto foi o bastante para inspirar os empreendedores que entravam em contato conosco”, afirma Rafael.

Seguindo a linha de tendência de 2021, e com uma alavancagem no negócio, a meta é finalizar 2021 com 180 lojas em operação. “Esse resultado é totalmente palpável para nós, que estamos direcionando esforços e investimento em nossa fábrica, triplicando nossa capacidade produtiva, e ao mesmo tempo fechando vários contratos com marcas conhecidas a nível mundial”, pontua Mikeias.

Com mais de 100 unidades em funcionamento no país, a Duckbill já está pensando no futuro, a expectativa para 2022 é obter um faturamento de 100 milhões de reais e 250 lojas operando, além de expandir para o exterior. “Acabamos de abrir um escritório em Orlando, Estados Unidos, já estamos nos preparando para abrir lojas na Flórida e buscamos franqueados na Europa e Oriente Médio. Nosso cookie é inspiração americana, mas totalmente abrasileirado, e esse é um dos principais motivos do sucesso da Duckbill no Brasil”, finaliza Rafael Naves.

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