Yara Lapidus explora sonoridades do oriente médio em novo EP “Orientée”

Rodolfo Gomes
3 Min Read

Projeto de cantora franco-libanesa inclui cover de David Bowie

Yara Lapidus, cantora franco-libanesa que já colaborou com Iggy Pop e Chico César, lança hoje seu novo EP, intitulado Orientée. Nele, a cantora franco-libanesa explora a sonoridade da música árabe, misturando sons tradicionais com suas influências modernas de pop, jazz e indie rock.

O EP Orientée é marcado por primeiras vezes: é a primeira vez que Yara experimenta o formato mais curto de um EP, e a primeira vez que ela infunde a sonoridade árabe em todas as músicas de um projeto. Mais importante ainda, o projeto marca a primeira vez que uma música de David Bowie é adaptada para o árabe. “The Man Who Sold the World” virou “Elli”, uma versão do clássico de Bowie que foi produzida por Gail Ann Dorsey, baixista que tocou na banda do ícone por quase 20 anos.

Yara Lapidus derrama na canção todas as suas emoções, sentimentos, desejos e esperanças, lembrando-nos também que este Oriente é o berço da civilização. As 6 músicas do EP são guiadas pela vontade de Yara de se reconectar com suas origens. Como uma confissão de amor, ela diz: “Este Oriente está dentro de mim. Não importa o quanto eu me afaste, continuo voltando a ele”.

OUÇA O EP “ORIENTÉE”:
https://bfan.link/orientee-1

Além do cover de Bowie, a cantora selecionou cinco faixas de seus dois álbuns passados para reimaginar. Para isso, contou com a ajuda de importantes colaboradores: com o pianista grego Stéphane Tsapis, em “Yamama”, um flashback ao coração da capital libanesa guiado pelas texturas criadas pelo músico; em “Depuis toi”, Adnan Joubran, intensifica a paixão devoradora da canção com seu oud; instrumento que também aparece em “Vingt-quatre heures” e “Everlastingly” tocado por Hussam Aliwat.

E por fim, um remix de “Oumi Ya Beyrouth” que é definitivamente uma oferta: todo dinheiro arrecadado com a faixa será doado à Cruz Vermelha Libanesa.

Em seu último álbum, Back to Colors, a cantora apresentou uma coleção eclética de diferentes sonoridades e sentimentos, com canções em francês, árabe e inglês, passando pelo pop rock, bossa nova, música tradicional árabe, e muito mais.

Orientée já está disponível em todas as plataformas e é um lançamento do selo ForMusic Records.

Share this Article