Mayah une as teias urbanas em faixa que une MPB e hip hop alternativo

Luca Moreira
4 Min Read

“Costuras” faz parte da poética afetiva do EP visual “Venusiana”, que será lançado dia

A cantora e compositora Mayah se prepara para lançar seu trabalho de estreia, o EP visual “Venusiana”, na semana que vem e ela antecipa o projeto com “Costuras”, single disponível como clipe no canal do YouTube da artista. O EP propõe o afeto como força motriz e impulso criativo, com muita poesia e cor e ganha novos contornos neste single. A canção aborda o papel dos trabalhadores na sociedade, destacando como eles sustentam o sistema mesmo sacrificando seus próprios sonhos devido à exploração e precarização do trabalho. O vídeo mostra trabalhadores em Curitiba, especialmente catadores de recicláveis, representando os dois lados da produção.

“A mensagem principal da canção é sobre as entrelinhas que sustentam a sociedade, ou seja, os trabalhadores, que dia após dia oferecem sua força de trabalho para a continuidade do sistema capitalista em que vivemos. Ainda, trazendo uma reflexão para o contexto do isolamento, em que nós percebemos, quase que forçado a refletir sobre nossas existências, da realidade crua e desigual que se apresenta sob nossos olhos. O que fazer com esse incômodo? Ressignificar? Ignorar? Mudar de atitude?. São questões urgentes, necessárias e implícitas ao papel de ser artista que se utiliza da questões sociais como matéria prima de sua criação”, reflete Mayah, que usará na turnê do EP uma versão do vestido que aparece sendo criado por Hozana Abrão no clipe.

Mayah é multiartista e psicóloga social. Ela nasceu e cresceu em Pérola D’Oeste, no interior do Paraná. Sua jornada artística iniciou aos 6 anos de idade, quando começou a participar de festivais de música, coral e apresentações com o Grupo Jovem de Música Sacra, no sudoeste do Paraná. Em 2016, Mayah mudou-se para Curitiba, onde encontrou na rua o seu primeiro palco para performances na capital.

Desde então, ela tem atuado como cantora, compositora e intérprete. Mayah já teve a oportunidade de se apresentar em diversos locais importantes da cidade como o Palácio Garibaldi, o Teatro Paiol, o Expresso Hostel, a Universidade Positivo, além de participar de feiras e eventos culturais.

Em 2018, Mayah lançou o single “Ciclos”, que alcançou mais de 3 milhões de reproduções nas plataformas de streaming. Atualmente, ela está trabalhando nos últimos detalhes de seu primeiro EP.

Assista ao clipe “Bossinha da Declaração”: https://youtu.be/CEP7oFYXgMk

Assista ao clipe “Esquinas”: https://youtu.be/IAoNmFwfaRc

Assista ao clipe “Calor da Boca”: https://youtu.be/mKwFyfAO0e8

“O conceito de ser um EP que traz como nome Venusiana é justamente em alusão ao arquétipo de Vênus enquanto um planeta, uma deusa, um estado de espírito em ebulição de amor e prazer, mas não se limita à carne, traz com ênfase o estado criativo, contemplativo através dos prazeres do amor, a si, ao outro, ao coletivo e quão desse amor é potência revolucionária. Por isso, essa é uma história contada em 5 diferentes videoclipes dirigidos por mulheres”, conta ela.

O trabalho, que será lançado neste primeiro semestre, conta com o apoio do Fundo Municipal de Cultura de Curitiba e da EBANX.

TAGGED:
Share this Article