O cantor e compositor campo-grandense Jonavo vem se destacando na cena cultural paulistana através de seu envolvimento, fomentando a música Folk no Brasil, e lança hoje, 16 de março, seu segundo álbum, “Casulo”, em todas as plataformas digitais.
Jonavo lançou a versão física de “Casulo” em outubro de 2017, com um show no Bourbon Street Music Club, que contou com as participações do álbum. Em dezembro de 2017, Jonavo disponibilizou digitalmente “Beijo Beijo”, que teve o clipe gravado nos Estados Unidos, depois foi a vez de “Slackline in Love”. Com o lançamento digital do álbum completo, o cantor começa a trabalhar o novo single, “Envelhecer com Você”.
Produzido pelo baterista e produtor Wlajones Carvalho no Estúdio Pacote, o álbum conta com dez canções. Jonavo comenta, “o processo de gravação do disco foi muito interessante, porque ele demorou 3 anos para ficar pronto. Enquanto eu estava fazendo a turnê do Folk na Kombi e trabalhando em outros projetos eu ia fazendo esse disco, como aquela obra de arte que você vai colocando ao poucos as coisas.”
No final de 2011 a mudança de Jonavo para São Paulo fez com que ele ressignificasse sua música. Tendo como companhia apenas um pequeno apartamento no centro da cidade, seu crescimento e maturidade musical tiveram esse período como um símbolo na sua vida e carreira. O cantor entendeu a experiência da mudança e as dificuldades que superou como uma metamorfose, por isso o nome “Casulo”.
O repertório é formado pela maioria das canções compostas nesse período, como “180 Fios”, uma reflexão sobre sua chegada e rotina assistindo a cidade da janela do 10º andar. “Musicando o Vento” é uma canção que trata das adversidades da vida que o motivaram a continuar cantando, a faixa tem a participação de Renato Teixeira. “Slackline in Love” é um dueto de Jonavo com a irmã, a cantora e atriz Maria Eugênia.
No álbum também está presente a canção “Bom Dia”, conhecida através do Folk na Kombi e “Caipira do Mato”, com participação da banda Corcel. Duas interpretações de outros artistas também foram adicionadas ao projeto: “Envelhecer com Você”, de Fernando Paloni e uma versão da canção “Livre”, do sertanejo Sorocaba, que ganhou uma mistura arrojada de Folk com Hip Hop com a participação do rapper Lauro Pirata.
“É um disco que conta muito a história da minha vinda para São Paulo, do reconhecimento que tive, vindo de Campo Grande. O som desse disco tem uma relação com o campo e uma relação com a cidade grande, ele tem essas duas vertentes. Então, foi muito bacana poder fazer o disco nesse tempo, porque muitas coisas foram aparecendo. Pintou o Lauro Pirata, que eu conheci no meio do processo e acabou participando. Aconteceu a participação do Renato Teixeira, que foi um presente que eu ganhei. Eu fiz esse álbum com o maior amor e carinho, porque era pra ser assim mesmo.”, complementa Jonavo.
O cantor propõe com os shows de “Casulo” a experiência da reflexão do que é a música folk no Brasil e no mundo. Além das canções autorais de sua carreira, releituras de artistas como Zé Ramalho e Cat Stevens, John Mayer e Nando Reis embalam suas apresentações.
Jonavo é natural de Campo Grande e há seis anos mora em São Paulo, o cantor é um dos idealizadores do festival “Folk+Brasil”, o primeiro evento a juntar gerações de artistas que se reconhecem como parte desse estilo no país. Ele também foi um dos criadores do “Sunday Folk”, trabalhando ao lado de outros artistas e promovendo encontros musicais em uma espécie de sarau entre amigos, dividindo o palco com artistas como Almir Sater, Zeca Baleiro, Renato Teixeira, Zé Geraldo, Suricato, O Teatro Mágico, entre outros.
Ainda morando em Campo Grande e participar de shows e festivais na região, em 2011 lançou seu primeiro álbum, “Jonavo & Barulho Zen”.
O cantor também faz parte do projeto Folk na Kombi, e ao lado dos parceiros Bezão e Felipe Camara leva suas canções para os quatro cantos do país a bordo de uma linda Kombi vermelha.
Jonavo conquistou enorme alcance com o reality show “Sky Na Rota do Rock”, que o levou a bordo de um motorhome para apresentar-se no Rock In Rio 2017.