Fabio Luma questiona se temos controle real sobre nossas vidas em “A Escolha e o Acaso”

Luca Moreira
8 Min Read

Ouça agora o single “Dicotomia”

Assista ao clipe

São Paulo, 03 de novembro de 2023 – O cantor e compositor Fabio Luma lança nesta sexta-feira (03), o seu novo single, “A Escolha e o Acaso”. O novo trabalho já está disponível em todas as plataformas digitais pelo selo Marã Música e chega acompanhado de um videoclipe, que já pode ser assistido no canal oficial de Fabio no YouTube

Em “A Escolha e o Acaso”, que o artista define como “um rock ‘n’ roll no estilo clássico”, somos questionados, com humor, se temos algum controle real sobre o que acontece em nossas vidas. Uma parceria de Fabio Luma com o produtor musical Gustavo Arthury, ela surgiu após o artista ter feito uma trilha de nove dias em Torres del Paine, no Chile, a convite de um amigo. “​​Nunca havia realizado algo assim”, conta o curitibano Fabio. “E lá estávamos: percorrendo caminhos desafiadores, carregando mochilas gigantescas, acampando, passando frio, calor, chuva, neve, vento, mas, principalmente, comovidos por algumas das paisagens mais inspiradoras que já vi. Ao iniciarmos as longas caminhadas, passei a me questionar mentalmente: ‘Como vim parar aqui? Jamais imaginei vir a este lugar!’ Quando percebi, havia refletido tanto que a letra já estava praticamente pronta, inclusive com uma melodia que eu registrei cantando ao gravador do celular”, continua.

Trazendo logo na introdução uma guitarra que entrega a paixão de Fabio pelas bandas The Rolling Stones e AC/DC, uma melodia vocal que faz uma homenagem ao riff lendário da faixa “Johnny B. Goode”, de Chuck Berry, e a sonoridade que também remete aos primeiros álbuns dos brasileiros do Barão Vermelho, “A Escolha e o Acaso”, bebe das melhores fontes do rock internacional e nacional. “Apesar de todas essas referências (e reverências), também é um som moderno, com timbres atuais”, pontua Fabio.

Esta nova faixa sucede o lançamento nos apps de música do single “Dicotomia”, em setembro deste ano e a alegria em apresentar mais uma novidade aos fãs, e a certeza de que ainda mais pessoas ouvirão seu som animam o artista. “Compor ‘A Escolha e o Acaso’ me ajudou a encarar o futuro com mais leveza. Sempre fiz muitos planos, mas diversas coisas aconteceram de maneira muito diferente. E foi melhor assim. Manter-se permeável é uma vigília permanente. Não controlamos quase nada. Acho que esta é uma das minhas composições mais alegres, pois trata de questões difíceis com humor, como um convite para não nos levarmos tão a sério”. E o que ele mais quer saber assim que a faixa for lançada? “Quero ver como a energia da música e a mensagem da letra vão vibrar para os ouvintes”, afirma. 

Videoclipe

“A Escolha e o Acaso” chega acompanhada de uma videoclipe, com produção da Marã Música, que já pode ser assistido no canal oficial de Fabio no YouTube. O audiovisual, bem descontraído e rock’n’roll, retrata a banda de Fabio se divertindo enquanto faz um som no estúdio. Os músicos Júlio, Alexandre e João participaram das filmagens.

CONFIRA A LETRA DE “A ESCOLHA E O ACASO”

Escrita por Fabio Luma

 

Eu me lembro bem

Tinha tudo planejado

Carreira, dinheiro, casa, família, volta ao mundo e doutorado

E não foi bem assim

Mas também não deu errado

 

A escolha e o acaso

Me conduzem lado a lado

Mas um deles sempre se distrai

 

Não era pra ser

Algo se passou comigo

Aquilo que eu tanto queria hoje já não faz nenhum sentido

Mas ainda assim

O que importa está guardado

 

A escolha e o acaso

Me conduzem lado a lado

Mas um deles sempre me distrai

 

Olhando pra trás

Por pouco não me encontro aqui

Mesmo com preguiça eu saí

Em meio a tanta gente

Você olhou pra mim

Uh Uh!

 

Será que existem mesmo

As tais coincidências

Na história enxergo alguns efeitos, mas muito mais consequências

De gatilhos inesperados

 

A escolha e o acaso

Me conduzem lado a lado

E quando um deles se distrai

O outro está bem acordado

A escolha e o acaso

A escolha e o acaso

 

Atravesso a rua

Mudo meu caminho

Somos mesmo livres

Ou tudo é destino

A escolha e o acaso

A escolha e o acaso

A escolha e o acaso

A escolha e o acaso

Sobre Fabio Luma:

Fabio nasceu em Curitiba, em 1988. O violão Gianinni de sua mãe o encantava desde pequeno, mas só aos 14 anos que começou a estudar o instrumento. A timidez para cantar foi lentamente contornada na adolescência. Nessa época, apaixonou-se definitivamente pelo rock e o blues, e passou a buscar reproduzir as sonoridades icônicas que ouvia nos álbuns dos ídolos.

A primeira banda se formou com amigos de infância. Tocavam episodicamente em eventos do colégio e encontros de amigos, sem nunca terem decidido um nome para o conjunto, que se dispersou durante a vida universitária. Anos depois, juntou-se à Indigo Blues, mas quando estavam prestes a se apresentar com frequência, Fabio precisou sair de Curitiba, e, na última década, viveu em várias cidades, nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. As mudanças frequentes dificultaram a formação de uma nova banda. A relação com a música tornou-se introspectiva, dividida principalmente com a família e amigos próximos. Na pandemia, o confinamento intensificou diversas reflexões emocionais e afetivas, que o conduziram a resgatar poemas e composições musicais que vinha esboçando em diferentes momentos da vida.

Entregue ao processo criativo, inspirado por influências musicais e literárias, Fabio compôs as canções que fizeram nascer o projeto “Lapso lúcido”. O nome do projeto é, em si, ambíguo: vivemos em lucidez, e ela nos abandona às vezes? Ou os momentos lúcidos que são raros, numa vida de ansiedade? Em 2023, em parceria com o produtor musical Gustavo Arthury, passou a publicar algumas dessas músicas.

O objetivo de tudo é a conexão através da arte. Dar forma musical às emoções é uma busca por melhor compreender a si mesmo. Fabio sente grande realização ao ver outras pessoas atribuírem seus próprios sentidos a algo que nasceu tão intimamente.

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Links Fabio Luma:

Instagram 

Facebook

Spotify

YouTube

Links Marã Música:

Site oficial

Facebook

Instagram 

YouTube

Share this Article