Fabio Luma lança o single “Heroína”, uma homenagem à força feminina

Rodolfo Gomes
8 Min Read

Ouça agora o single “Heroína”

São Paulo, 12 de janeiro de 2024 – O cantor e compositor Fabio Luma, uma das vozes mais promissoras da música curitibana e do rock nacional, anuncia o lançamento de seu novo single “Heroína”, que estará disponível nas plataformas digitais pelo selo Marã Música nesta sexta-feira (12). 

“Heroína” é um rock’n’roll cheio de energia, dedicado à esposa de Fabio. A letra narra a história de um homem apaixonado por uma super-heroína, destacando os dramas pessoais enfrentados por ela para oferecer proteção coletiva. “É uma alegoria aos custos ocultos sofridos para conquista do espaço feminino”, explica o cantor.

Trazendo versos como “Com poderes vêm responsabilidades / Dizem os filmes, mas e na realidade? / Você escolheu? / Você consentiu?”, a composição de “Heroína” foi um processo fluido para Fabio: “A canção parecia já estar pronta dentro de mim. Conversando ao telefone com minha esposa, que morava em outra cidade na época, percebi as dificuldades do momento. Após a ligação, as palavras fluíram, e em poucos minutos, a letra estava pronta”, afirma. 

A sonoridade da faixa incorpora a alma do rock, com vocais rasgados, guitarras distorcidas, baixo e bateria, criando uma trilha poderosa, quase cinematográfica. O produtor Gustavo Arthury expressou entusiasmo, afirmando que “Heroína” tem a força para levantar um estádio. Fabio compartilha: “Musicalmente, sinto que o arranjo transmite a intensidade da letra, uma declaração de amor visceral e angustiante. A história é uma reflexão sobre as diversas linguagens do amor. Cada um tem uma maneira própria de manifestar o afeto pelo outro. Normalmente esperamos receber amor da mesma forma que o expressamos, mas é mais comum nos depararmos com algo bem diferente. Saberemos identificar?”, finaliza.

A trajetória musical de Fabio começou aos 14 anos, quando iniciou seus estudos no violão, superando gradualmente sua timidez para cantar. Inspirado pelo rock e blues, ele formou sua primeira banda na adolescência, tocando em eventos escolares e encontros de amigos. Após alguns projetos musicais e mudanças de cidade ao longo dos anos, Fabio consolidou suas experiências introspectivas durante a pandemia, resgatando composições e poemas que havia esboçado ao longo da vida.

O projeto “Lapso Lúcido” nasceu do desejo de compartilhar os frutos desse processo criativo.  Com isso, Fabio busca a conexão através da arte, explorando as emoções rumo a uma compreensão mais profunda de si mesmo. Já foram lançadas as faixas “Olhos de bourbon”, “No alto daquela duna”, “Dicotomia”, “A Escolha e o Acaso” e “Raiz”, em parceria com o produtor musical Gustavo Arthury.

 

CONFIRA A LETRA DE “HEROÍNA”

Escrita por Fabio Luma

 

É bom você saber

O mundo fica mais seguro com você

Você partiu um meteoro ao meio

Só de olhar feio o vilão já voltou lá

Pra de onde veio

 

Até me acostumei

Com você salvando o dia

Mas um pouco de empatia

Mal não nos faria

 

Com poderes vêm responsabilidades

Dizem os filmes, mas e na realidade?

Você escolheu?

Você consentiu?

 

Há muito sei

Que alguém te disse não

Há muito que não permitiu

Dentro do teu coração

 

Mas teu laço da verdade 

Não me engana

Tanta força não te faz

Menos humana

 

Maravilha

Quando passou a nos pertencer a tua vida?

Não é errado

Se dar as lágrimas de um machucado

Tá tudo bem

Se deixar ser cuidada por alguém

 

Heroína

Heroína 

Heroína

Vem ser não só, mas também

Minha menina

 

Há muito sei

Que alguém te disse não

Há muito que não permitiu

Dentro do teu coração

 

Mas teu laço da verdade 

Não me engana

Tanta força não te faz

Menos humana

 

Maravilha

Quando passou a nos pertencer a tua vida?

Não é errado

Se dar as lágrimas de um machucado

Tá tudo bem

Se deixar ser cuidada por alguém

 

Heroína

Heroína 

Heroína

Vem ser não só, mas também

Minha menina

 

Heroína

Heroína 

Heroína

Vem ser não só, mas também

Minha menina

Sobre Fabio Luma:

Fabio nasceu em Curitiba, em 1988. O violão Gianinni de sua mãe o encantava desde pequeno, mas só aos 14 anos que começou a estudar o instrumento. A timidez para cantar foi lentamente contornada na adolescência. Nessa época, apaixonou-se definitivamente pelo rock e o blues, e passou a buscar reproduzir as sonoridades icônicas que ouvia nos álbuns dos ídolos.

A primeira banda se formou com amigos de infância. Tocavam episodicamente em eventos do colégio e encontros de amigos, sem nunca terem decidido um nome para o conjunto, que se dispersou durante a vida universitária. Anos depois, juntou-se à Indigo Blues, mas quando estavam prestes a se apresentar com frequência, Fabio precisou sair de Curitiba, e, na última década, viveu em várias cidades, nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. As mudanças frequentes dificultaram a formação de uma nova banda. A relação com a música tornou-se introspectiva, dividida principalmente com a família e amigos próximos. Na pandemia, o confinamento intensificou diversas reflexões emocionais e afetivas, que o conduziram a resgatar poemas e composições musicais que vinha esboçando em diferentes momentos da vida.

Entregue ao processo criativo, inspirado por influências musicais e literárias, Fabio compôs as canções que fizeram nascer o projeto “Lapso lúcido”. O nome do projeto é, em si, ambíguo: vivemos em lucidez, e ela nos abandona às vezes? Ou os momentos lúcidos que são raros, numa vida de ansiedade? Em 2023, em parceria com o produtor musical Gustavo Arthury, passou a publicar algumas dessas músicas.

O objetivo de tudo é a conexão através da arte. Dar forma musical às emoções é uma busca por melhor compreender a si mesmo. Fabio sente grande realização ao ver outras pessoas atribuírem seus próprios sentidos a algo que nasceu tão intimamente.

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Links Fabio Luma:

Instagram 

Facebook

Spotify

YouTube

Links Marã Música:

Site oficial

Facebook

Instagram 

YouTube

Share this Article