Alaska lança “NVMO”

4 Min Read

Após encerrar o ciclo de seu bem-recebido álbum de estreia, “Onda”, a Alaska se prepara para iniciar uma nova jornada por um caminho quase oposto ao seguido anteriormente. “NVMO” é o primeiro passo dessa trajetória, abrindo espaço para um som mais próprio e literal, que vai além das influências apresentadas pela banda em seu debut. O novo single, que debate as inseguranças contemporâneas, estreia com clipe e chega aos serviços de streaming de música pelo selo Sagitta Records.

O próximo álbum será um trabalho de ruptura. A Alaska se reapropria das experiências trazidas pelo “Onda” (2015) ao mesmo tempo em que se permite a reinvenção da sua própria sonoridade. Da intensidade da troca com outros músicos e fãs em três anos de turnê, ficou a vontade de ir além. E foi assim que a Alaska encorpou mais que um grupo de músicos. Se autogerindo, o projeto intuitivamente se desdobrou como um coletivo, com uma equipe criativa que complementa os cinco no palco. É o caso de Guilherme Garofalo, que orienta parte das direções criativa e visuais, além do vídeo de “NVMO”, no qual a banda busca também uma nova abordagem estética.

“A ruptura surgiu de maneira natural, como resposta do nossos próprios descontentamentos e frustrações enquanto artistas, em relação ao que era – e ainda é – esperado de nós como uma suposta ‘banda de rock’. Um modelo que se sustenta pelo mesmo tipo de conteúdo e retórica, sendo fotos de show-sempre-sucesso nas redes sociais, ou exigindo que as canções sejam sempre dominadas pelas guitarras. Isso freia o desenvolvimento dos artistas, a reflexão do público e a dimensão do estilo, o que de certa forma empobrece todo o circuito e as possibilidades de conexão com a nossa audiência. Parece algo incoerente e bastante arrogante. E se é isso que se associa a uma banda de rock, queremos estar bem distantes daí”, reflete o vocalista André Ribeiro.

Além dele, a banda é formada por Nicolas Csiky (bateria), André Raeder (guitarra), Vitor Dechem (teclado, guitarra e voz) e Wallace Schmidt (baixo). Como em todos os lançamentos prévios, a própria Alaska assume a produção do novo clipe, que dá forma aos questionamentos da canção. “NVMO” surgiu da ideia de condensar duas perspectivas que se entrelaçam de formas particulares. A primeira perspectiva retrata a dificuldade de encontrar profundidade nas relações interpessoais na era digital. Já a segunda trata da falta de identificação da banda diante dos princípios estéticos e artísticos que utilizou em seu primeiro disco.

“‘NVMO’, além de apresentar alguns caminhos novos do nosso ciclo criativo, explora uma estética sonora que propõe nos distanciar da prateleira onde foram colocadas as bandas de rock, e nos aproximar do público através de uma linguagem mais literal e direta, sem a mediação de um conceito ou uma abstração, como foi feito no ‘Onda’”, revela Nicolas Csiky.

Além de um aprofundamento próprio, para este novo trabalho, os músicos se inspiraram em relatos dos próprios fãs, que compartilharam histórias pessoais de forma anônima por meio da plataforma Curious Cat. Este foi apenas um dos motes que inspiraram a banda no próximo álbum, que promete muitas surpresas. O sucessor de “Onda” está em fase de finalização e será lançado ainda em 2018. Outros dois singles serão disponibilizados em breve.

Share this Article