É hoje! Dia mundial do Croissant: comemore a data provando um dos pães mais amados do mundo

Luca Moreira
3 Min Read

Confira as dicas do especialista da Sagrado Boulangerie para comer o folheado de diferentes formas incluindo suas versões leves, nutritivas e saudáveis;

Janeiro de 2024 – Quem nunca desejou tomar um café e apreciar um delicioso croissant, em Paris, aos pés da Torre Eiffel, quando estava assistindo uma comédia romântica, que atire a primeira pedra! Com sua textura folheada e sabor inconfundível, o croissant ganhou um dia só seu no calendário mundial. Hoje, dia 30 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Croissant, uma homenagem ao pão de origem austríaca, que chegou na corte francesa por volta de 1630 e se tornou um ícone da culinária internacional.

A jornada do folheado não se limitou à França e, em meados do século XIX, a iguaria atravessou o Atlântico e chegou às terras brasileiras. Por aqui, a população abraçou o croissant, que passou a integrar a alimentação de milhares de pessoas, sendo consumido no café da manhã ou como uma opção para o lanche.

“A receita original do croissant é enriquecida com ovos e manteiga. Outra curiosidade sobre é que tradicionalmente, ele é consumido puro, sem nenhum recheio ou complemento. Às variações do folheado, foram criadas com o passar do tempo, quando a receita foi se popularizando em outros cantos do mundo e diferentes ingredientes locais passaram a ser incorporados ao seu preparo”, afirma Thais Cerdeira, fundadora da rede de franquias de padarias artesanais Sagrado Boulangerie.

A especialista e fundadora da rede de padarias afirma que nas unidades da Sagrado Boulangerie, o croissant ganha vida respeitando todas as etapas do processo tradicional de preparo do folheado. Além dos ingredientes selecionados e de primeira categoria como a farinha e a manteiga, são produzidos criteriosamente, levando 36h para finalizar todo o processo de produção.

“A massa do croissant é elaborada com farinha francesa e levain, descansa por 24h para posteriormente iniciar o processo de laminação com manteiga que dura 12h. O resultado é um croissant de 12 dobras, crocante e amanteigado”.

Croissant e suas versões doces

  • Croissant recheado com recheio de doce de leite e coco queimado;
  • Croissant recheado e coberto com creme de amêndoas ao rum;
  • Croissant na chapa com geleia, nesse caso a geleia pode ser escolhida de acordo com o gosto do cliente;
  • Croissant com recheio de chocolate;

  • Croissant Romeu e Julieta, com a combinação perfeita de queijo branco e goiabada;
  • Croissant Banoffee, recheado com doce de leite caseiro, rodelas de banana e canela;Croissant e suas versões salgadas
  • Croissant misto quente, com fatias de presunto e muçarela derretida na chapa;
  • Croissant queijo quente, recheado com queijo prato quente;

  • Croissant de peito de peru com requeijão;
  • Croissant minas quente, recheado com queijo minas na chapa;
Share this Article