Bella Falconi, a musa fitness brasileira mais conceituada nas redes sociais e com mais de 3,1 milhões de seguidores no Instagram, revela que não fará dieta após as festas de final de ano.

A morena de 32 anos está no Havaí, nos Estados Unidos, se esbaldando de comer frutas: “Fruta pode ou não pode? Quanta gente me pergunta isso. Sou apaixonada por frutas! Elas são riquíssimas em vitaminas e minerais, fibra e fitoquímicos. Simplesmente não imagino a minha vida sem frutas. O que não pode, minha gente, é terrorismo nutricional. Já vi muita gente cortando fruta da alimentação porque fruta engorda, ou porque tem açúcar ou porque leu em algum lugar que pode causar cirrose hepática. Fico apavorada com a quantidade de informação sem embasamento sendo disseminada nas redes sociais. Fruta tem açúcar sim, mas é um açúcar natural – frutose. Faz mal? Em exagero tudo faz. Cabe na dieta? Para uns mais, outros com maior moderação devido a maior restrição calórica ou condições médicas como a diabetes, por exemplo. Mas vale ressaltar que a caloria da fruta não é uma caloria vazia, diferente da caloria do refrigerante, do sorvete, do bolo… Os compostos bioativos encontrados nas frutas executam funções poderosas em nosso corpo, dentre elas a função antioxidante, protegendo nossas células contra as ações maléficas dos radicais livres”.

“Quanto à cirrose hepática causada pela frutose, estudos apontam que o consumo prolongado de high fructosa corn syrup (xarope de milho com alta frutose) pode causar cirrose hepática não alcoólica, síndrome metabólica e outras doenças, quando o consumo for exacerbado e prolongado – não a fruta em si. O ideal é sempre conversar com seu nutricionista e aprender sobre as melhores estratégias nutricionais que atendam os seus objetivos. Lembrem-se: existem dois tipos de calorias, as densas e as vazias. Quando escolher sua fonte de calorias, priorize aquelas que lhe forneça nutrientes e que seja natural. Prefira a fruta inteira ao invés de suco de fruta em exagero. O que não quer dizer que seja proibido, não é! Amo suco também! Mas a fruta inteira possui mais fibras e menos calorias (e obviamente menos açúcar), pois um suco nunca é feito de apenas uma fruta, mas de varias. Ou foque mais nos sucos verdes, que contém não apenas frutas mas também vegetais em sua composição, favorecendo a carga glicêmica da bebida e melhorando (ainda mais) o valor nutricional. No mais, fruta é vida. Amo e não fico sem”, conclui Bella Falconi.

Fonte: MF Press Global

Share.