Os melhores times
 

O líder Real Madrid

O Real Madrid tem sido a melhor equipe até ao momento e lidera confortavelmente a tabela. Em suas primeiras 19 partidas na campanha, os Blancos somaram 46 pontos, ajudado por uma sequência de sete vitórias consecutivas entre outubro e dezembro. Carlo Ancelotti nunca venceu LaLiga Santander, mas conquistou títulos da liga na Itália, Inglaterra, Alemanha e França. Até agora é tão bom para o treinador veterano enquanto ele busca um campeonato da liga espanhola indescritível.
 

Sucesso em Sevilha

Os dois clubes sevilhanos também tiveram um início de temporada muito bom, com o Sevilla em segundo e o Real Betis em terceiro após as primeiras 19 rodadas. Julen Lopetegui e Manuel Pellegrini fizeram um trabalho excelente até agora nesta temporada e ambos os clubes esperam se classificar para a Liga dos Campeões do próximo ano. Ambos nunca terminaram entre os quatro primeiros, mas isso pode mudar este ano.
 

Rayo Vallecano, o melhor mandante da Europa

O claro azarão até agora nesta temporada tem sido o Rayo Vallecano. Embora tenham entrado em 2021/22 como uma equipe recém-promovida, depois de subir nos playoffs de LaLiga SmartBank, eles passaram a maior parte da temporada dentro da metade superior da tabela. Isso se deve em grande parte ao recorde caseiro, com oito vitórias e um empate nas nove partidas disputadas em Vallecas. Nas cinco principais ligas da Europa, apenas o PSG tem um recorde à altura.
 

Os melhores jogadores
 

Benzema quer seu primeiro Pichichi

Karim Benzema é o líder indiscutível do Real Madrid e o francês lidera a classificação do Pichichi para os artilheiros do campeonato, com 15 gols no meio da temporada. Ele nunca ganhou este prêmio em seus 12 anos na Espanha, apesar de ter ganhado quase todos os outros prêmios, então 2021/22 pode finalmente ser o ano em que Benzema termina a temporada como o artilheiro da liga.
 

Bono lidera o Troféu Zamora

O Troféu Zamora é a premiação concedida a cada temporada ao goleiro com os melhores gols sofridos por jogo. Na metade de 2021/22, é Bono do Sevilla quem lidera o ranking com apenas 10 gols sofridos em 16 partidas, uma média de 0,63 por jogo. O marroquino quer levar o prêmio das mãos do cinco vezes vencedor Jan Oblak, que o conquistou na temporada passada.
 

Força jovem

Vários jogadores deram grandes passos em 2021/22, intensificando-se e assumindo uma responsabilidade maior por suas equipes. Vinícius é um exemplo claro, sendo que o brasileiro foi peça-chave no ataque do Real Madrid na liderança do campeonato e já marcou 10 gols. Isso é mais do que nas três temporadas anteriores juntas. Outro jogador que entrou em campo é o atacante do Real Betis Juanmi, que conquistou o prêmio de Jogador do Mês de dezembro e está em segundo lugar na tabela do Pichichi com 11 gols.
 

Os melhores gols
 

Jogo coletivo do Villarreal

Muitos grandes gols já foram marcados na LaLiga Santander nesta temporada, mas um se destaca: uma bela jogada da equipe que foi finalizada por Gerard Moreno na vitória do Villarreal por 5-2 sobre o Alavés, com o atacante convertendo após um drible de seu companheiro de equipe Samuel Chukwueze e uma dobradinha pelo ar com o meio-campista Dani Parejo.
 

Corrida e finalização de Griezmann

O retorno de Antoine Griezmann ao Atlético de Madrid foi uma das grandes histórias da temporada e ele já causou impacto na capital. O francês marcou um gol extra especial para o Atleti durante uma viagem para enfrentar o Valencia, pegando a bola dentro do próprio meio-campo, correndo para a entrada da grande área adversária e chutando para o canto superior.
 

Vinícius faz um gol de seis pontos

Outro lance inesquecível foi a finalização a laser de Vinícius nos minutos finais do confronto do Real Madrid com o Sevilla em novembro. O placar estava bloqueado em 1-1 neste confronto no topo da tabela, mas o gol especial do brasileiro deu a vitória para o Real Madrid, deixando a torcida do Bernabéu louca de alegria com a vitória do Los Blancos por 2-1 .