Com apenas 8 anos, a atriz mineira Maria Clara Janhsen já começa a trilhar um caminho promissor na teledramaturgia nacional. A jovem faz sua estreia na TV Globo interpretando Zilá na infância em Coração Acelerado, nova aposta da emissora para o horário das 19h. Na trama, ela dá os primeiros passos da personagem que, mais tarde, será vivida por Leandra Leal, além de dividir cenas com a cantora Paula Fernandes. Entre gravações, estudos e brincadeiras típicas da infância, Maria Clara equilibra leveza e profissionalismo enquanto desponta como um dos novos talentos da televisão brasileira.
Quando você soube que ia estar na novela “Coração Acelerado”, o que você fez na hora? Você contou pra quem primeiro?
Fiquei muito alegre e grata a Deus. Minha mãe que me deu a notícia, e a primeira pessoa para quem eu contei foi o meu pai.
Quem é a Zilá criança pra você? Se você tivesse que descrever ela com 3 palavras, quais seriam?
É só uma criança querendo atenção. Como ela não consegue, fica brava. Já as palavras seriam: forte, corajosa e determinada.

Qual foi a parte mais divertida de gravar? Teve alguma cena que você terminou e pensou: “uau, eu consegui!”?
O banho no rio. Foi muito divertido. Estava muito quente no dia, então eu me molhei e me refresquei. Sobre a parte mais difícil, teve a cena em que eu volto do velório da minha mãe e encontro meu pai bem triste, sentado no sofá.
E teve alguma parte difícil ou que te deu um frio na barriga? O que você faz pra se acalmar quando fica nervosa?
Não. Foi tudo muito divertido. Para me acalmar, eu apenas respiro fundo.

Como foi contracenar com a Paula Fernandes? Ela te ajudou em alguma coisa no set? Tem alguma lembrança engraçada ou fofinha com ela?
Foi muito legal. Teve uma cena em que ela está sentada na varanda e começa a cantar e tocar violão. Foi muito emocionante e lindo. Uma grande experiência. Todos ficaram emocionados. Ela é muito carinhosa, e isso me deixa tranquila. Já as lembranças engraçadas que tenho são os nossos passeios de carrinho.
O que você mais aprendeu gravando sua primeira novela na Globo? (Pode ser uma coisa pequena, tipo “esperar minha vez”, “decorar falas”, “ouvir o diretor”…)
A ouvir mais. Lá, eu preciso ouvir as orientações do diretor.
Quando você não está gravando, como é seu “dia de criança”? O que você gosta mais: pega-pega, desenhar, estudar… ou tem outro favorito?
Brinco de boneca, brinco com o meu irmão, vou à escola e faço esportes (natação e ginástica artística). A brincadeira que eu mais gosto é pega-pega.
Se você pudesse mandar um recadinho para outras crianças que sonham em atuar, qual seria? E qual é o seu maior sonho agora: fazer outro personagem, cantar, dançar, filme…?
Nunca desista dos seus sonhos. E sim, o que eu mais desejo é viver outros personagens.
Acompanhe Maria Clara Janhsen no Instagram