Gabarito Educação participa do 11º Festival Literário de Araxá promovendo oficinas e mesas redondas

Cristiane Guimarães
5 Min Read

O 11° FLIARAXÁ de 2023 comemora mais um ano de sucesso. Com o tema “Educação, Literatura e Patrimônio” o festival traz diversas atrações e reflexões, que permeiam a literatura, a música e a gastronomia. Nessa edição, além da programação internacional/nacional e a programação infanto juvenil, os 130 anos de Mário de Andrade estão presentes nos ciclos de debates acerca da identidade do autor de Macunaíma. O evento acontece tanto de forma presencial, no Estádio Municipal Fausto Alvim, quanto digitalmente, por meio das redes sociais e YouTube.

O Gabarito Educação estreou, nesse ano, a sua participação no FLIARAXÁ promovendo mesas redondas, oficinas e contações de histórias, contando com a presença de mais de 30 educadores da instituição ao longos de todos os dias do evento. Uma vasta programação está sendo oferecida com um olhar interdisciplinar, por meio do envolvimento de arte, educação e literatura em cada atividade. Da oficina de bonecas Abayomys às mesas redondas como a do projeto “Raízes – Em busca do nosso passado e patrimônio cultural negro”. As atividades são conduzidas principalmente por professores e membros da equipe pedagógica.

A Gestora do Gabarito Educação, Amanda Abdalla, ressalta a importância da participação no Fliaraxá, destacando a relevância das oficinas e mesas redondas oferecidas. “Estamos muito entusiasmados em fazer parte deste evento tão relevante no cenário nacional. Acreditamos no poder transformador da educação que ultrapassa as paredes das escolas. É uma oportunidade única de contribuir para a formação das crianças e jovens, além de compartilhar experiências com outros educadores e escritores”, afirma Amanda.

O 11º Fliaraxá presta homenagem às autoras Eliana Alves Cruz e Líria Porto, que participarão de mesas na programação, e tem como patrono Mário de Andrade, em celebração aos seus 130 anos de nascimento. Dentre os destaques do evento, estão alguns dos principais nomes da literatura brasileira e internacional.

As oficinas abordam jogos teatrais, contações de histórias e reflexões sobre nossas habilidades socioemocionais, proporcionando um espaço de interação e estímulo à imaginação e ao pensamento crítico. “Acreditamos em um mundo onde os pequenos cidadãos são transformadores de suas histórias e do mundo, por meio da produção do conhecimento e vivências que proporcionam memórias afetivas com a leitura”, afirma Patricia Cunha, Gestora de Marketing.

Além disso, o 11º Fliaraxá reserva um espaço especial dedicado às crianças, em todas as edições. Ao todo, cinquenta atrações compõem uma variedade de atividades que prometem encantar e divertir os pequenos, proporcionando momentos únicos de aprendizado e diversão. Vale ressaltar que toda a programação é gratuita, sendo necessário retirar os ingressos na plataforma Sympla.

Confira abaixo a programação do Gabarito Educação no 11º Fliaraxá:

5/7 – quarta-feira

9h30 – “Jogos teatrais: criação e brincadeiras” – Cláudia Miranda, Narlo Santos e Poliana Diniz (Auditório 3)

10h30 – “Brincadeira nas margens poéticas: concretizando poemas” – Rosiely Brito e Khal Rens (Auditório 3)

10h30 – “Era uma vez: recortando belas e feras dos contos de fadas” – Ana Claudia Theodoro, Eliana Araújo, Priscilla Borges. Com intervenção musical de Denise Fuzaro (Auditório 2)

16h – Contação de História – “Modelando Conto de Fadas” – Sabrina Gomes, Christiane Vale, Monalisa Noronha e Maira Soares (Auditório 3)

6/7 – quinta-feira
10h30 – “Patrimônio Cultural Negro como espaço para o afeto” – Ana Cláudia Theodoro e Luciano Moicano. Mediação: Carla Silva (Auditório 3)

10h30 – “Projeto Raízes: em busca do nosso passado” – Com Alisson Romualdo, Antônio Bonesso e Lúcio Gama. Mediação: Amanda Abdalla (Auditório 2)

7/7 – sexta-feira
9h30 – “Oficina tecendo contos: técnicas e dicas para melhorar a escrita” – Flávia Guerra, Luciene Teixeira e Raphael Araújo. Com intervenção poética de Seleida de Paiva (Auditório 3)

10h30 – “Oficina de bonecas Abayomis: criatividade e memória” – Mara França, com intervenção musical de Janaína Santiago (Auditório 3)

8/7 – sábado
15h – Contação de História – “Histórias de Monstros: (de)forme a sua” – Gisele Pimentel e Maria Carolina Rodrigues. Intervenção poética com Seleida de Paiva (Coreto)

O Gabarito Educação convida todos a participarem das atividades oferecidas no 11º Fliaraxá e aproveitarem o rico ambiente literário e cultural que o festival proporciona. Para mais informações sobre a programação completa e retirada de ingressos, acesse o site oficial do evento.

Share this Article