Decoração maximalista: a tendência da vez

Luca Moreira
3 Min Read

Ambientes neutros pode se tornar uma coisa do passado

Depois de uma era repleta de minimalismo, onde menos era mais e Marie Kondo com sua mágica da arrumação era a queridinha do momento, veio a tendência da vez: a decoração maximalista. Móvel colorido para cá, espelho com moldura em formatos de onda para lá, itens divertidos em seu auge, afinal, como ter o seu ambiente dentro dessa estética?

“A decoração maximalista pode ser confundida com breguice por muitos, mas na medida certa, com móveis e acessórios que ajudam a entrar nessa estética é possível criar um ambiente mais divertido, menos sério e neutro, com mais vida, é uma tendência que vem chegando após termos o boom do minimalismo”, explica a arquiteta Juliana Barros.

Móveis coloridos
As prateleiras, penteadeiras, cabeceiras e até armários coloridos já vem sendo um sucesso nos últimos anos, e Juliana afirma que é uma das principais peças para realizar a decoração maximalista no ambiente. Aposte em cores vivas, como o amarelo, o azul celeste e no rosa pink.

Tapetes psicodélicos
“Um dos principais acessórios que ajudam a compor o ambiente minimalista é o tapete colorido, com estampa, com um tom mais vivo. Eles irão deixar o cômodo com o ar mais divertido, que é uma das principais propostas da estética maximalista, mas também ainda deixa o ambiente charmoso e elegante, já que o tapete nem sempre é visto em residências”, explica a arquiteta.

Mix de estampas
Nos olhos de muitos, misturar estampas pode significar falta de noção de estilo, mas é um dos principais pilares para entrar na estética maximalista. Juliana afirma que pode ser feito de várias formas, com a parede pintada em listras junto com o tapete com estampa quadriculada, com um tapete com estampa de zebrinha e almofadas com poá, além de também poder utilizar quadros com desenhos no ambiente.

Itens divertidos
“Tem diversos acessórios para o ambiente que ajudam a levar o ar mais descontraído, como o quadro com a língua (icônica) que é sigla da banda Rolling Stones, pode usar vasos coloridos e com formatos de onda que podem colocar plantas dentro. O letreiro de led vem fazendo muito sucesso e também é uma ótima opção para adicionar no cômodo, faça com palavras ou frases que possuam um significado para você, muitas meninas fazem escrito “girl power”, por exemplo”, indica Juliana.

Tome cuidado!
Apesar de ser um ambiente lindo, é preciso ter atenção na hora de decorar. A arquiteta afirma que cores erradas, acessórios colocados em lugares errados, iluminação indevida podem atrapalhar quem está no ambiente, podendo prejudicar na atenção, caso queira ler, estudar ou trabalhar no cômodo.

Share this Article