Projeto Tapume gera pertencimento e renda para pessoas com deficiência por meio da arte em obras de São Paulo

Luca Moreira
2 Min Read

O Instituto Olga Kos é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência e vulnerabilidade social no Brasil. Com uma visão voltada para a construção de uma sociedade mais inclusiva, desenvolvendo programas e projetos artísticos, esportivos e científicos inovadores que impactam positivamente a vida de inúmeras pessoas com e sem deficiência e suas famílias. Neste contexto, o Olga retomou seu Projeto Tapume, lançado em 2015.

A iniciativa consiste em uma intervenção artística em tapumes dos canteiros de obras de São Paulo, transformando-os em verdadeiras obras de arte, tornando a cidade mais bonita e inclusiva.

O foco é proporcionar um momento de interação, amizade, alegria e convivência social, além de gerar renda aos participantes do projeto, que trabalham em conjunto com artistas, educadores e grafiteiros profissionais convidados.

Num primeiro momento, os encontros serão realizados aos domingos com a criação das pinturas feitas pelos artistas educadores e, em seguida, acontece a intervenção dos participantes.

A relevância deste evento também está em levar tudo isso para além dos muros dos locais de onde os jovens com deficiência estão inseridos, criando um sentimento de pertencimento e integração com a sociedade.

O projeto é apoiado pelas empresas Tellus, SDI e Afonso França com realização do Olga e a River South e trata-se de uma iniciativa democrática, pois todos podem participar, beneficiando não apenas os participantes, mas também a comunidade local e todo o meio urbano.

Em um balanço realizado pela equipe responsável por esta iniciativa, desde o início do projeto, mais de 200 pessoas participaram dessa ação, que também alcançou o apoio de outras empresas.

Para mais informações sobre o Projeto Tapume e outros projetos do Instituto Olga Kos, acesse o site oficial da instituição em https://www.institutoolgakos.org.br ou entre em contato através do e-mail: lincoln@institutoolgakos.org.br

Relembre o Projeto Tapume: https://institutoolgakos.org.br/noticia/instituto-olga-kos-leva-alunos-para-pintar-tapume-na-vila-prudent

Share this Article