Na última quarta, crianças do Instituto Arte Por Toda Parte, projeto social premiado pela UNESCO, visitaram a CASACOR Espírito Santo

5 Min Read

Em um encontro marcante, a CASACOR Espírito Santo abriu suas portas para 20 crianças de projeto social da cidade de Serra, oferecendo uma experiência que conectou arte, cultura e possibilidades transformadoras

Na última quarta feira, dia 13 de novembro de 2024, o projeto social Arte Por Toda Parte levou crianças na faixa etária de 10 anos para a CASACOR Espírito Santo para viverem uma tarde de descobertas e inspiração, mergulhando no universo artístico e arquitetônico da maior mostra de decoração das Américas.

Guiados pela Diretora de Projetos da CASACOR, Renata Tristão, e com a presença da fundadora do projeto, Patrícia Muniz, os pequenos exploraram cada detalhe dos ambientes criados por designers, arquitetos e artistas, incluindo obras da Patrícia, que além de fundadora do Instituto Arte Por Toda Parte é artista plástica. “O brilho no olhar dessas crianças e a curiosidade em cada passo mostraram o quanto a arte pode transformar perspectivas. Foi um momento de conexão e esperança para um futuro cheio de possibilidades”, compartilhou Patrícia.

A tarde foi repleta de momentos emocionantes. Desde as descobertas das crianças ao interagir com instalações até as reflexões compartilhadas por elas no final da visita, tudo evidenciou o impacto da experiência na visão dos pequenos sobre o mundo e a arte.  Para Patrícia Muniz, o encontro reforça a missão do Instituto. “Levar essas crianças para a CASACOR foi uma forma de mostrar que a criatividade está ao alcance de todos e que a arte tem o poder de transformar sonhos em realidades. Mais do que um passeio, foi uma vivência de aprendizado e inspiração.”, destacou a artista.

Além do impacto visual e emocional da visita, as crianças tiveram a oportunidade de interagir em alguns espaços da CASACOR como o Quarto das Gêmeas – que busca incentivar a reconexão com brincadeiras clássicas como o bambolê – e no Quarto do Autista – local que é de acolhimento e criatividade. ”Eu não sabia o que era ser um arquiteto mas eu quero estudar para ser um”, expressou uma das crianças durante a visita. 

O resultado foi uma tarde de aprendizados que ressoarão por muito tempo na memória dos pequenos. “Esse momento não foi impactante somente para as crianças mas também para mim e para a Renta que os acompanhamos  e pudemos ver o impacto da arte e da arquitetura na vida deles naquele momento”, relata Patrícia. 

Sobre o Arte Por Toda Parte 

O Instituto Arte Por Toda Parte nasceu em 2016 do desejo de  Patrícia Muniz, artista plástica apaixonada pela transformação social que desde os 13 anos,  já sabia que precisava cumprir sua missão de inspirar, cuidar e desenvolver o potencial de cada criança por meio da arte: “Mais que uma iniciativa educacional, mas uma forma de cura e expressão,” diz a fundadora.. 

Foi em uma pequena cidade de Santa Catarina, como professora de uma escola pública, que ela deu o primeiro passo.  A missão do Instituto é inspirar, cuidar e desenvolver o potencial de cada criança por meio da arte. O projeto, segundo a artista Patrícia Muniz, não é apenas uma iniciativa educacional, mas uma forma de cura e expressão. 

Com apoio da comunidade e um pequeno incentivo municipal, Patrícia conseguiu transformar suas ideias em realidade e viu seu trabalho ser reconhecido em 2017 pela UNESCO ainda no primeiro ano, com a oficina “Arte no Prato”, considerada uma das iniciativas mais inovadoras no Brasil. 

No mesmo ano, a oficina Arte no Prato que propõe a criação de obras de arte comestíveis com as mais variadas frutas também foi classificada como o segundo projeto mais inovador de Santa Catarina pela Fundação Oswaldo Cruz. 

Desde então, o projeto já atendeu mais de 21 mil crianças em 11 cidades de oito estados brasileiros: Londrina (PR), Mauá da Serra (PR), Porto Alegre e região metropolitana  (RS), Aporé (GO), Simões FIlho (BA), Itabira (MG), Imbituba (SC), Jaboticabal e Monte Alto (SP) e em Linhares e Serra no Espírito Santo onde somente em 2024 atendeu 3 mil crianças.

Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página