Em SP: exposição “Como medida: uma coleção”, de Adalgisa Campos tem entrada gratuita na Chácara Lane/Museu da Cidade de São Paulo

Luca Moreira
2 Min Read

Com entrada gratuita, quem estiver na cidade de São Paulo, não pode perder a oportunidade de visitar a exposição Como medida: uma coleção, de artista Adalgisa Campos. As obras estão expostas e poderão ser vistas até 9 de junho de 2024, de terça a domingo nas salas da Chácara Lane/Museu da Cidade de São Paulo (MCSP).

Inaugurada em novembro de 2023, a exposição conta com mais de uma centena de obras de uma série iniciada por Adalgisa no fim dos anos 1990. São trabalhos realizados a partir de esquadrinhamentos que têm o corpo da artista como um referencial de dimensão.

A coleção reúne registros de objetos e locais por onde a artista passou ao longo das últimas décadas: de lugares da infância aos espaços onde expôs seus trabalhos, como França e Alemanha. Sua habilidade para registros é tão instigante quanto subversiva, explica a curadora da exposição, Talita Trizoli. “Adalgisa utiliza uma variedade de técnicas e suportes vinculados ao vocabulário formal do desenho, do gráfico, do construto”.

CORPO

Um dos espaços mapeados na coleção é o próprio corpo da artista, que começou a incluir suas medidas em obras a partir de 2015. “Me interesso pelos eixos de alcance, o espaço ocupado em relação ao meu corpo”, destaca. “Quem visitar a exposição também tem um corpo e pode observar meu eixo, meu alcance como algo partilhável”.

“Os protocolos de arquitetura foram historicamente estabelecidos por homens. Todo nosso código de medida e linguagem está fundamentado em uma lógica patriarcal. Ainda que a casa seja posta como o grande território da feminilidade, as mulheres não projetam, historicamente, as próprias casas. Quando a Adalgisa migra para o corpo, ela participa de forma subversiva desse jogo de medição”, destaca a curadora.

SERVIÇO

Como medida: uma coleção

Data: De 25/11/2023 a 09/06/2024

Funcionamento: Terça a domingo, das 09h às 17h

Local: Chácara Lane/Museu da Cidade de São Paulo

Endereço: Rua da Consolação, 1024 – Consolação – São Paulo

Share this Article