Casa das Rosas: curso Poesia Expandida está com inscrições abertas

Luca Moreira
8 Min Read

A Casa das Rosas — Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, recebe até 4 março inscrições para a 4ª edição do Poesia Expandida, curso gratuito voltado para interessados na criação literária.

Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso Poesia Expandida aborda o universo da poesia nas diversas possibilidades expressivas da palavra, do som e da imagem e explora a criação poética em diferentes meios e suportes. “Este é um dos raros cursos no país — se não for o único — que convida e orienta os participantes para uma experiência de criação poética para além do verso e da página”, aponta Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas.

Neste ano, estão sendo ofertadas 40 vagas (20 vagas presenciais e 20 online). É esperado que os selecionados que residirem na cidade de São Paulo participem presencialmente das aulas, que acontecerão no anexo da Casa Guilherme de Almeida devido ao restauro do Museu Casa das Rosas. As aulas online serão realizadas pela plataforma Google Meet.

Os interessados, que devem ser maiores de 18 anos, precisam preencher a ficha de inscrição com três trabalhos poéticos autorias — em verso ou prosa –, um texto de demonstração de interesse e um breve currículo de dez linhas. Os trabalhos poéticos podem ser:

Poemas (em verso ou prosa) em pdf, sendo que a soma dos trabalhos não deve ultrapassar 10 páginas;
Poemas visuais em jpeg (mínimo de 1.200 pixels de lado);
Poemas e/ou performances poéticas vocais e corporais em vídeo nos formatos avi ou mp4 — se preferir enviar por Youtube ou Vimeo, deverá informar o link. A duração máxima de 3 minutos cada trabalho;
Poemas sonoros em formato mp3 ou postados na plataforma Soundcloud. A duração máxima de 3 minutos cada trabalho.
Os arquivos devem ser enviados compactados em formato rar ou zip e identificados com o nome completo do inscrito. Aqueles que optarem por enviar os arquivos na forma de links, devem colocar os links no bloco de notas e enviar compactados em um desses formatos.

O curso começa no dia 17 de março e segue até 9 de julho de 2022. Serão dois encontros semanais (às quintas, das 19h00 às 21h00, e aos sábados, das 10h30 às 13h30). Entre os professores confirmados estão Juliana Di Fiori Pondian, pesquisadora nas áreas de linguística, semiótica, tradução, poesia e literatura e tradutora de línguas clássicas e modernas; Daniel Minchoni, poeta e artista da poesia falada e da performance. Artista de vanguarda, criou e toca eventos de poesia em São Paulo como: “O menor Slam do Mundo” e “O sarau do burro”; e Anderson Gomes, artista, poeta visual e arte-educador.

A seleção dos alunos é realizada por uma comissão de profissionais de literatura sob a coordenação do Centro de Referência Haroldo de Campos. A comissão de seleção leva em consideração, em primeiro lugar, a compatibilidade do perfil do candidato em relação à proposta do laboratório que explora a criação verbal em diferentes meios e suportes. No breve currículo e na declaração de interesse, será observado o nível de envolvimento do candidato com a criação poética de invenção. Nos trabalhos poéticos enviados, serão consideradas a técnica e a inventividade.

A lista com os selecionados será divulgada no dia 14 de março no site da Casa das Rosas. Para mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição e sobre o curso “Poesia Expandida”, acesse o site da Casa das Rosas.

SERVIÇO

Curso
Poesia Expandida

Formação teórica e prática

Duração: De 17 de março a 9 de julho de 2022, em dois encontros semanais: quintas-feiras, das 19h às 21h, e sábados, das 10h30 às 13h30.

40 vagas | Online e Presencial | Grátis

Inscrições gratuitas — até 04 de março de 2022 neste link.

Divulgação do resultado / lista das pessoas selecionadas: dia 14 de março de 2022 no site da Casa das Rosas.

*Aulas presenciais no Anexo da Casa Guilherme de Almeida.

Endereço: R. Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo – SP, 01251-001


Casa das Rosas — Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 — Paraíso — São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô).

O museu está fechado para restauro, e tem realizado atividades no espaço livre do jardim e no seu

orquidário. Fique por dentro dessa agenda acessando o site (aqui).

O jardim fica aberto todos os dias da semana, das 7h às 22h.

O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites do museu e do +Cultura

Programação gratuita.

Tel. 3285-6986 | 3673-1883 (atendimento na Casa Guilherme de Almeida)

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas — Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis — Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

TAGGED:
Share this Article