Completando 110 anos nesse mês, o Parque Prefeito Ferraz, mais conhecido como Campo de São Bento, localizado entre as ruas Lopes Trovão, Domingues de Sá, Gavião Peixoto e a Avenida Roberto Silveira, é hoje uma das poucas área verdes que a cidade tem, tirando a Região Oceânica. Abrigando o Colégio Estadual Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a Escola Municipal Júlia Cortines e a Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira, o parque é um dos lugares favoritos para as famílias.
No século XVII, o terreno de milhares de metros quadrados que pertencia a Antônio Maciel Tourinho, que vendeu uma parte do espaço para seu filho Francisco Borges, e uma outra à Manoel Rodrigues Raimundo. Em 1697, o Campo de São Bento trocava de dono novamente, sendo vendido aos monges do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, ganhando assim o nome de “Campo de São Bento”. Para termos uma noção da importância histórica que a região possui, em 1824 o parque foi usado pelo imperador Dom Pedro I, para que pudesse realizar manobras militares. Durante os anos 80, ganhou os limites atuais, nessa mesma época, o parque, que começou a dar problemas porque estava sendo foco de mosquitos, foi aterrado.
Na gestão do prefeito João Pereira Ferraz, nos anos 90, iniciou-se o processo de urbanização e do projeto paisagista do parque projetado pelo belga Arséne Puttermans.
Confira alguns depoimentos que os frequentadores nos deram sobre suas experiências:
“Eu não moro em uma área calma então é difícil vender por lá. Já aqui é especial porque é mais tranquilo. Deve ter uns três meses que eu trabalho aqui e não posso reclamar de nada.” – Kíssila Santos, vendedora ambulante, 23 anos.
“É um parque no meio de um lugar muito movimentado, com uma área verde e de recreação, onde as crianças podem brincar e se divertir. E a gente também se diverte, vendo as crianças, longe do trânsito. É bem bacana, eu gosto.” – Jorge Domingues, 52 anos.
“Trabalhar aqui, no campo, conhecer a sua história, saber que ele tem 110 anos, sempre abrigando e acolhendo pessoas é muito especial, pra mim. Com essa paisagem incrível, árvores centenárias, passarinhos e miquinhos que me fazem pensar no como é bom a gente poder vivenciar tudo isso no dia a dia. Trabalhar com essa vista aqui é verdadeiramente um privilégio.” – Maíra Carrara, professora, 44 anos.
“Minha avó já me trazia aqui quando eu era muito pequeno, ela trabalhava na feira de artesanatos e eu vinha pra cá todos os domingos. Minha infância inteira eu passei aqui. Já arrumei problema, uma vez, porque eu tinha visto um mico e tentei dar comida pra ele e levá-lo pra casa. Enfim, é uma área de preservação muito boa, muito verde. Dá até pra gente sentir a brisa aqui, em comparação à ilha de calor que são as construções ao redor de Icaraí e do centro. É um espaço muito importante.” – Yuri Vidal, Turismo, 2° período, 28 anos.
“Eu gosto do campo de São Bento porque ele é uma parte totalmente diferente da nossa cidade, totalmente ligado à família e ao encontro com os amigos, além de ser uma parte da natureza, em si. Também tem vários eventos legais e culturais, food trucks e shows. Sempre traz uma novidade, uma coisinha a mais para me fazer ir até lá.” – Laura Roboredo, Jornalismo, 1° período, 19 anos.
[url=https://www.cornbreadhemp.com/pages/how-do-thc-gummies-affect-social-interactions ]How do THC Gummies affect social interactions?[/url] are a in fashion, ruined way to lift the dormant calming and wellness benefits of cannabidiol. Unequivalent to THC, CBD won’t get you great, making these gummies complete after accentuation, sleep, or everyday balance. They draw nigh in many flavors, strengths, and formulas—some with added ingredients like melatonin or vitamins. Effects typically start within 30–60 minutes and pattern a few hours. Vegan, ingrained, and sugar-free options are also available. Continually after lab results and start with a rude dose.
An impressive share! I’ve just forwarded this onto a colleague
who had been conducting a little research on this. And he in fact ordered me breakfast simply
because I found it for him… lol. So let me reword this….
Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending time to discuss this issue here on your web page.
Spot on with this write-up, I actually feel this site needs much more attention. I’ll probably be back again to read more, thanks for the advice!
What’s up to all, the contents present at this web page are genuinely
remarkable for people knowledge, well, keep up the good work fellows.
Hi there colleagues, how is all, and what you desire to say regarding this
post, in my view its really awesome in favor of me.
Why people still use to read news papers when in this technological world the whole thing is existing on net?