Now Reading
O hábito da leitura

O hábito da leitura

Já parou para pensar em como o Brasil tem poucos leitores e qual seria o motivo disso? A literatura é incentivada desde os primeiros anos na escola e, sendo vista pelos jovens como uma matéria escolar, acaba sendo tratada como uma obrigação, e não como um hobbie, um hábito ou uma atividade prazerosa.

Além do incentivo escolar, há muito pouco ou nenhum incentivo em casa. Atualmente, a maioria das crianças tem interesse e acesso a tablets e celulares muito cedo, e pouco ou nenhum interesse em livros.

Muito se ouve dizer que a leitura é chata, entediante, uma perda de tempo e até inútil. Conseguir fazer uma criança ou um jovem se interessar pelo mundo da literatura é uma tarefa árdua, e muitas vezes infrutífera se a introdução for tentada de forma pouco eficaz.

É muito raro uma criança/adolescente se interessar pela leitura por influência dos livros recomendados pela escola. Se fossem apresentados a esse universo de uma forma diferente, talvez os resultados fossem mais satisfatórios.

Atualmente, uma pequena geração de leitores vem se formando, e quando questionados por qual livro começaram a se interessar pela leitura, a maioria responde Diário de um banana, Fazendo meu filme, Harry Potter ou até mesmo algum livro do John Green.

É um erro dizer que não devemos incentivar a literatura nacional e clássica, pois devemos sim. O problema talvez seja querer começar por uma leitura muito complicada, com tantas metáforas que mal dá para compreender o que o autor quer dizer, e tantas palavras desconhecidas que é quase impossível avançar uma página sem ter que consultar o dicionário uma centena de vezes.

Com o livro adequado, muitas pessoas teriam se interessado pela leitura ao invés de formar uma opinião negativa a respeito. Com o tempo e com o hábito, o gosto vai amadurecendo e novos interesses vão surgindo.

A leitura traz diversos benefícios, como aumentar o aprendizado, expandir o vocabulário e consequentemente melhorar a escrita, diminui o estresse, melhora a concentração, estimula a criatividade, te torna mais crítico, entre muitos outros.

Temos que ter sempre em mente que a leitura não é uma competição, não deve e nem precisa ser tratada como uma. O número de páginas lidas por dia não deve ser utilizado de forma a desencorajar o jovem leitor.

Para se criar o hábito, basta começar por um livro que chame sua atenção e que seja fácil de compreender. O número de páginas do livro escolhido também pode influenciar, muitas pessoas se sentem desmotivadas ao pegar um livro muito grande, pensando em quanto tempo vai levar para finalizar a obra em questão.

See Also

Outro fator de fundamental importância é o gênero. Crianças e jovens costumam gostar muito dos livros de fantasia, trabalham muito a criatividade e captam a atenção desde as primeiras páginas, o que é de suma importância para que a leitura flua bem e seja agradável. Mas, se não funcionar, basta trocar até encontrar um que funcione bem, o importante é não desistir.

Se você já gosta de ler, deixe que as pessoas saibam e compartilhe esse amor pela leitura. Muitos ainda não leem por falta de influência e motivação, e o incentivo pode partir de qualquer um. Comentar sobre o enredo da sua leitura atual sempre pode acabar despertando o interesse em alguém.

Se você já tentou e não gostou, tente de outra forma. Tente outro tipo de leitura, outro autor, um livro diferente pode te ajudar, de repente você apenas ainda não encontrou seu estilo favorito. A leitura é um passatempo incrível que só traz benefícios e, de quebra, ainda te dá a possibilidade de viajar sem sair do lugar, conhecer milhares de histórias e dá pra fazer em qualquer lugar!

 

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

© 2022 Luca Moreira. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Moreira Comunicação.

Scroll To Top

benjabet giriş

-
hiltonbet.club
- lunabet.club - süperbetin güncel adres - gizabet giriş