Garantir exposição de marca durante um dos períodos de maior audiência da TV brasileira — o Big Brother Brasil — faz parte do desejo de muitos anunciantes. Essa visibilidade, no entanto, é proporcional à cifra milionária que as empresas precisam prever. Resta saber se o investimento gera resultados para além dos minutos contratados no programa.
Para responder a esta dúvida, o A-Lab acaba de desenvolver o BBM – Big Brand Meter, algoritmo exclusivo que analisa o quanto os patrocinadores do BBB 22 conseguem disseminar e manter as ações de marketing realizadas no reality, via redes sociais. O monitoramento é feito em tempo real, graças ao NOW, unidade de negócio do A-Lab, e conta com a parceria técnica de Pedro Ivo Rogedo, sócio da consultoria de dados Larunda e doutor pelo Coppead/UFRJ.
A plataforma é capaz de analisar o alcance e o impacto das ativações a partir da captura do volume, da sustentação e do tom de quase 100 milhões de conversas já apuradas nos diversos canais da rede, após as intervenções das marcas no programa. Para apurar essas informações, que estão disponibilizadas em um dashboard, o A-Lab utiliza três dimensões: impulso (o impacto inicial da ação), sustentação (a qualidade da reação) e longevidade (a duração da ação frente ao esperado no dia e horário). O resultado é demonstrado em um índice que vai de 0 a 10.
“Entendemos que, muito além do número de likes e seguidores dos anunciantes, o que importa mesmo para o nosso estudo é o engajamento e a sustentação das conversas que aparecem depois que cada programa termina”, avalia Patricia Moura, diretora de Estratégia e Real Time do A-Lab.
Assim como o Big Brother Brasil, os dados são monitorados 24 horas por dia. O acesso à plataforma é gratuito e aberto ao público, sejam pessoas físicas ou empresas. “Essa é uma mostra do que o NOW pode fazer pelos nossos parceiros, funcionando como alternativa para monitoramento em tempo real e geração de insights frequentes para as marcas”, complementa Luiz Telles, Chief Strategy Office do A-Lab.
Além desses dados serem atualizados a todo o tempo em um dashboard repleto de gráficos interativos, o A-Lab também prepara e compartilha um flash report que é disparado diariamente via WhatsApp com os principais resultados e insights sobre as marcas no BBB. Para receber este documento e ficar por dentro de tudo o que as marcas fazem no programa, basta que o interessado entre no grupo criado pelo laboratório de conteúdo.
O A-LAB reuniu, ainda, todos os dados sobre a efetividade e a repercussão dos patrocinadores nos últimos 30 dias. O algoritmo conseguiu captar a geração de 76 milhões de menções nas redes sociais pelo programa, somente em seu primeiro mês.
Clique aqui para acessar o dashboard com o monitoramento em tempo real.
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp para recebimento do flash report diário.
A divulgação deste serviço está sendo feita via redes sociais do A-Lab e de suas lideranças.
Sobre o A-Lab
Unidade de negócio criada para experimentar linguagens, misturar profissionais de perfis variados e encontrar novas formas de gerar resultado por meio de conteúdo. A iniciativa, que tem a liderança do diretor executivo, Ronaldo Martins, e do diretor de Storytelling e Inovação, Luiz Telles, cria narrativas a partir de monitoramento de conversas e contextos às marcas para as quais trabalham. O A-Lab surgiu de um mapeamento em que foi identificada uma grande oportunidade de mudar a forma de conceber e produzir conteúdo. Desde então, são considerados os content lovers do Grupo Dreamers.
Sobre o Grupo Dreamers
Liderado pelo Presidente Executivo Rodolfo Medina, o Grupo Dreamers é composto pela Artplan, maior agência de publicidade com capital 100% nacional do mercado; Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo; Dream Factory, uma das principais empresas de entretenimento do Brasil; agência Pullse, especializada em varejo; Easy Live, o maior provedor de entretenimento e experiências para o mercado de fidelidade no Brasil; Game XP, maior evento gamer da América Latina; Musicalize, plataforma focada em melhorar experiência dos consumidores e das marcas em shows de música; A-Lab, laboratório de conteúdo, cujo foco é experimentar linguagens e encontrar novas formas de produção; NOW, unidade de negócio real time management, voltado para grandes momentos de marca, que usa a inteligência de dados para a produção e gestão de conteúdo; FUN, primeira consultoria do país com foco em construção de plataformas de marca 100% ancoradas em Branded Entertainment; Aceleraí, plataforma de comunicação compartilhada inédita no mundo, que se conecta com micro anunciantes regionais e oferece uma operação de varejo em um minuto; pela recém-lançada 1.2.3.5.8, sistema de marketing de valor compartilhado, que desenvolve projetos de impactos sociais para marcas, somados à entrega de conteúdo transversal; Convert, unidade de Digital Business e Performance como uma possibilidade que vai além do lead, já que a sua missão une dados, negócio e tecnologia; Next, agência de comunicação focada em anunciantes de médio porte e que oferece soluções ágeis com o objetivo de amplificar resultados; V4 Company é uma franqueadora especializada em potencializar vendas regionais, usando plataformas de mídia; Dreamers Village, aceleradora e incubadora de startups e SOMA, Central de Serviços Compartilhados, que tem o objetivo de implementar processos mais simples, organizados e eficientes em seus clientes internos e externos. A holding conta, ainda, com Roberto Medina na presidência do Conselho.