A Ibis Libris Editora comemorou 22 anos e 600 títulos publicados em 2022, entre eles a edição especial de 40 anos de ‘Joio & Trigo’, primeiro livro da editora, autora e fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta. Além disso, são 23 anos de Ponte de Versos, incentivando a poesia carioca. Muitas histórias nos livros e na vida real.
A Edição especial de 40 anos de “Joio & Trigo” traz fotos, documentos e poemas. Traz a história da autora, da cidade, da editora, do que a levou a abraçar a poesia e abrir uma editora para incentivar novos autores e mostrar a força das mulheres não só na literatura mas em tudo o que quiserem realizar.
Sobre o livro
JOIO & TRIGO – Quarta edição do primeiro livro da autora, lançado em 1982, que completa 40 anos, prefaciado por Claudio Willer na 1a edição e Álvaro Alves de Faria na 4a edição. Reúne fotos, cartas e documentos desses 40 anos de carreira literária da autora, que estreou em 1980 com um livro coletivo e fez sua estreia individual com “Joio & trigo”. Apresentado também por Olga Savary, tem o reconhecimento de vários poetas como Dora Ferreira da Silva, Marco Lucchesi, Afonso Henriques Neto, Marina Colasanti, Neide Archanjo e Mauro Salles. Fez parte do movimento de poesia independente iniciado na década de 1970, seguindo até hoje com a vanguarda da poesia nacional. Tem mais de 20 livros de poesia publicados, além de crônicas, uma novela e três livros infantis. Também é tradutora, formada em inglês pela Cultura Inglesa e em Direito pela Universidade Mackenzie.

Sobre a Ponte de Versos
Além disso, realiza, mensalmente, a ‘Ponte de Versos’, evento literário tradicional carioca que existe há 23 anos. Ocorrendo desde 1999, na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, juntando poetas novos e já consagrados, a “Ponte de Versos” sempre foi importante para a retomada da poética carioca.
A estrutura do evento é dividida em ‘Prato Principal’, onde os poetas convidados leem por 10 minutos. Em seguida, é aberta a ‘Sobremesa’ ao público, em que cada pessoa pode recitar dois poemas e, por fim, a ‘Saideira’, com a leitura de mais um poema curto cada um. O objetivo é incentivar a produção e a divulgação da poesia brasileira.
Em 2022, a Ibis Libris Editora lançou 22 títulos especiais, um para cada ano (arte em anexo) e 12 infantis (anexo). Também bateu a marca de 600 títulos editados.
A Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti deste ano, concorrendo em 16 categorias. Além disso, Thereza Christina foi uma das responsáveis pela aprovação, em primeira votação, da inserção da PRIMAVERA DOS LIVROS (Museu da República) no Calendário Oficial de Eventos da Cidade do Rio. Fundou a Ibis Libris em 2000, e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. “Sheherazade” é seu primeiro livro de contos. Em 2021, criou o selo Maat somente para mulheres.
Ibis Libris é uma editora de primeiros livros de prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Foi fundada em 18 de agosto de 2000 e hoje tem mais de 500 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & Trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014), “Breve anunciação” (2013) e “As liras de Marília” (2013). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000, e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. “Sheherazade” é seu primeiro livro de contos. Em 2021, criou o selo Maat somente para mulheres.
Segundo Thereza Rocque da Motta, “a Ibis Libris foi criada para dar voz aos autores que desejam transformar seus sonhos em livros e, com isso, dividir com eles os seus sonhos, como o meu, de ter o seu livro e, posteriormente, uma editora para transformar sonhos em realidade. Hoje, tenho o orgulho de poder apresentar todo esse empenho de 22 anos para provar que a força da mulher está e sempre estará presente”.
Instagram: @ibislibris
“Escrever poesia
é abrir a ferida
não mais me engano
é partir para o nada
e se perder de vez
no próprio dano
é cavar a vida
em ato insano.”
Álvaro Alves de Faria
São Paulo, 8 de agosto de 2016
Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris
Editora
Rua Pereira Nunes, 395 cob. 1.701
Vila Isabel
20.541-022 Rio de Janeiro – RJ
Tel.: 21-3546-1007 / 96580-0499
Fotos: crédito Vitor Vogel
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.