A série “Stranger Things” chegou a sua 4° temporada, e é claro que já não é novidade como essa série está fantástica. No espírito de comemorar essa nova etapa dos personagens queridos do público, a Tok&Stok lançou recentemente duas linhas de produtos que tem seus estilos baseados no seriado.
Na 4ª temporada, a série traz novos cenários que inspiraram as duas linhas que se complementam: Cali Dreamin e Hellfire Club. A primeira é inspirada na Califórnia, bem colorida e saturada, enquanto a segunda traz os mistérios do Hellfire Club, que retrata o lado mais rock’n roll dos anos 80. Balde de pipoca, avental de cozinha, almofadas, canecas, copo, prato de pizza, lugar americano, quadros, luminária e almofada bandeja –, são alguns dos produtos presentes na coleção.
Buscando entender como funcionou toda a adaptação do universo da série para os produtos, o nosso site foi conversar com Renata Albuquerque Saad, gerente de branding da Tok&Stok. Confira a entrevista!
Em celebração a chegada da 4° temporada da série “Stranger Things” da Netflix, vocês elaboraram uma grande coleção desse universo. Como foi o processo de trazer a magia e as aventuras da ficção para o nosso mundo?
A coleção Stranger Things leva o enredo da série para o mundo da decoração, e para a casa dos fãs. Alusões ao “upside down”, frases icônicas como “friends don’t lie”, dados de jogos de tabuleiro, elemento característico da série, e a cartela de cores, trazem toda magia para os produtos. Assim, os fãs podem tê-los em suas casas como statements de sua personalidade. Dividida entre as linhas Cali Dreamin e HellFire Club, a coleção possui mix de produtos como balde de pipoca, avental de cozinha, almofadas, canecas, copo, prato de pizza, lugar americano, quadros, luminária e almofada bandeja. Tudo pensado para levar funcionalidade e personalidade aos fãs – que podem usar, por exemplo, o balde de pipoca enquanto assistem à série – ao mesmo tempo em que imprimem seu estilo pessoal ao ambiente.
Além de promover o universo que já conhecemos, o projeto também trouxe uma mistura das outras linhas Cali Dreamin e Helfire Club, onde acabam criando uma mesclagem de estilo californiano com o rock’n’roll dos anos 80. Como conseguiram chegar a essa combinação e o que a torna perfeita para o estilo da série?
Colocamos na criação de nossos produtos toda a nostalgia que permeia Stranger Things. Trazemos tanto o clima de verão da Califórnia, com a linha Cali Dreamin, que é novidade na 4ª temporada, quanto o lado mais rock’n roll da década de 80, com a linha Hellfire Club. Produtos como as canecas, almofada, quadros e balde de pipoca do Upside Down exploram os tons mais escuros associados à cultura rock, enquanto os pratos para pizza, por exemplo, contam com uma mescla de rosa e amarelo pastel, com fontes e imagens que remetem ao momento da nova temporada, inspirada na Califórnia dos anos 80. Isso se reflete também em toda a comunicação que pensamos para os nossos canais. O processo de fotos da campanha foi feito utilizando luzes dentro da cartela de cores da série. Tons escuros, avermelhados, azulados e efeitos de fumaça reforçam essa magia. Na produção dos vídeos, que trabalhamos especialmente para as nossas redes sociais, a trilha sonora e os efeitos de transição entre imagens foram essenciais para trazer todo o mistério da temática.
Considerada uma das grandes apostas da Netflix, o seriado foi um dos que mais rendeu merchandising para a empresa de streaming. Além do sucesso que deu ao servir de entretenimento para o público em casa, vocês acreditam que a “Stranger Things” tenha sido de um excelente case para o marketing em geral?
Sim. A cultura do entretenimento é um universo poderoso e conta com uma legião de fãs. E no caso de Stranger Things, o sucesso vai além das telas e das salas de cinema. Temos um público apaixonado pela narrativa, pelos personagens e pela temática peculiar e misteriosa. Sem dúvida, isso é uma fonte de inspiração para muitas marcas que querem se conectar com esse público e trazer experiências diferenciadas. Com base nisso, criamos uma ativação pensada 100% para esse público: A Cabine Stranger Things, instalada no shopping Cidade São Paulo. A ação atraiu centenas de espectadores que puderam fazer vídeos 360º imersos no universo da série. Essa experiência imersiva também gerou resultados muito positivos para que mais pessoas soubessem sobre a nova linha, que foi um sucesso em vendas – suprindo, assim, todas as nossas expectativas.


Já faz um tempo que a Tok&Stok anunciou essa coleção e sem contar que chegou às lojas justo no momento do lançamento da nova temporada. Como ficaram as expectativas de vocês em relação ao público e como acham que foi a recepção?
A coleção ter chegado às lojas junto com o lançamento da nova temporada não foi um acidente: nós nos programamos para que isso acontecesse. Assim, os fãs de Stranger Things poderiam se preparar e acompanhar a 4ª temporada já aproveitando os itens da Tok&Stok para recriar o ambiente de Hawkins em suas casas. E a experiência para esse público, se intensificou com a cabine Stranger Things da Tok&Stok, lançada no mesmo dia do lançamento da série (27 de maio).
Na opinião de vocês, ao que se deveu o sucesso da série “Stranger Things” e por que ela se tornou tão marcante na identidade com o público mais jovem?
Acreditamos que o sucesso de Stranger Things se deve a uma combinação de muitos fatores. A série trabalha de maneira excelente com cenários icônicos e uma atmosfera retrô recriada de maneira detalhista, que dá ao público mais jovem a oportunidade de ter contato com ícones dos anos 1980 que marcaram toda uma geração. Além de, é claro, uma história que cativa a audiência e uma trilha sonora que deixa a narrativa ainda mais emocionante e nostálgica. Todas essas características da trama foram usadas no processo de criação da nossa coleção na Tok&Stok e ajudaram a trazer para o dia a dia as recordações e sensações que temos enquanto assistimos Stranger Things – deixando, assim, os ambientes da casa com um toque especial de nostalgia.
Nós sabemos que principalmente se tratando de empresas maiores como a de vocês, é sempre necessário estar em constante atualização com as tendências e buscar literalmente uma ciência para conhecer os mundos que atraem os seus possíveis públicos. Como geralmente funciona esse cotidiano com a equipe da Tok&Stok?
O propósito da Tok&Stok é justamente oferecer design e tendências atuais e diversas aos consumidores, para que eles possam se identificar com seus estilos pessoais em seus lares. Para estar com um portfólio atualizado, ao longo do ano temos diversos lançamentos, com temáticas e histórias diferentes. Temos desde campanhas que dão foco a sala de estar, quartos com tendências e estilos variados, até collabs e licenciamentos com grandes marcas e designers. Cada um desses formatos é pensado para desenvolver produtos funcionais e com personalidade, oferecendo tudo o que o consumidor pode precisar para sua casa.
Dessa maneira, quando identificamos uma nova tendência, rapidamente propomos linhas que estejam de acordo com os anseios do público e se conectem de maneira afetiva com os clientes brasileiros, refletindo seus estilos. Isso só é possível estando mais perto de quem consome, por meio de pesquisas e estudos de mercado. Stranger Things se conecta com os amantes do entretenimento de um jeito sem precedentes, como uma das séries mais assistidas da Netflix – por isso identificamos a oportunidade para desenvolver itens que atendessem às demandas desses fãs.
Esse trabalho de focar nas necessidades e demandas dos clientes é um esforço 360°. Com isso quero dizer que não pensamos apenas nas coleções em si, mas também em proporcionar experiências – como foi o caso com nossa ativação de Stranger Things no Shopping Cidade São Paulo. Além disso, oferecemos nossos produtos em diferentes canais (as lojas físicas, o site, o aplicativo), pensando em uma jornada de consumo que pode, inclusive, mesclar o físico com o digital. Tudo para que o cliente tenha essa experiência completa com a marca sempre que precisar.


A coleção que vocês desenvolveram realmente abrangeu uma grande variedade de produtos que vão desde acessórios de cozinha aos próprios móveis de uma casa. Quais foram os principais elementos que trouxeram maior dificuldade para a adaptação pela equipe?
Por ser uma série tão aclamada pelo público, o mais desafiador foi encontrar formas de traduzir o cenário, momentos e frases icônicas da série em itens de decoração que conquistassem os fãs, mas também tivessem funcionalidade. Para isso, oferecemos itens de decoração, como os quadros da linha Cali Dreamin, mas também produtos como os pratos de pizza e o balde de pipoca, que podem ser usados enquanto os fãs assistem à série, e que também podem ser usados em outros momentos, e até mesmo como itens colecionáveis. Fazer essa conexão entre a funcionalidade, o design e a história é com certeza um desafio, que acredito que tenhamos resolvido com sucesso.
Quais são as próximas novidades que vocês estão conseguindo prever para o futuro da marca de vocês? Algum lançamento ou campanha que possa adiantar?
A Tok&Stok trabalha com um calendário muito ativo de lançamentos, com diferentes formatos e para diversos perfis. No último mês, além da coleção de Stranger Things, tivemos a coleção de São João, em parceria com o artesão Romildo Rocha, que homenageia a cultura e a estética de São Luís do Maranhão. Uma coleção que traz muito forte o DNA e a história do nordeste brasileiro. Não podemos adiantar as próximas campanhas, mas garantimos que nos próximos meses os consumidores irão assistir a novidades exclusivas!
Acompanhe a Tok&Stok no Instagram