Evento acontece simultaneamente no mundo inteiro e mobiliza jovens para resolver desafios
A jornalista e escritora, Miriam Rezende Gonçalves, construiu uma carreira sólida dentro do segmento aeroespacial, desde que perdeu um primo na catástrofe com o foguete VLS -03, que explodiu no Centro de Lançamento de Alcântara, em 2003. Ela é autora do livro “Alcântara, a história inspirada na História”, lançado em 2019, trata-se de uma obra de ficção científica, resultado de mais de 18 anos de pesquisa sobre o Programa Espacial Brasileiro.
A convite dos organizadores do evento no Brasil, Miriam mediou painéis e realizou algumas curadorias no cluster Space & Terra, que integra a plataforma do evento Nasa Space Apps Challenge, considerada a maior maratona de inovação do planeta Terra. Os talks acontecem durante todo o mês de setembro e antecedem a final do evento, que está programada para o dia 03 de outubro.

“O evento Nasa Space App Challenge é oportunidade extraordinária, que acontece simultaneamente em todo planeta, on-line e gratuito. A Nasa abre seu banco de dados com o objetivo de criar soluções para facilitar a vida da humanidade e todos podem participar”, declarou Miriam.
O Cluster Space & Terra é uma plataforma de conexão de seres humanos, que interagem nos elos da quíntupla hélice da inovação (Academia, Empresas, Governo, Sociedade e Meio Ambiente). Segundo declarou a local lead da Nasa Leka Hattori “nós acreditamos na educação e empreendedorismo como transformação social. Impactamos nosso planeta com inovações. A base do cluster é na cidade de Salvador, que teve pela primeira vez uma equipe vencedora no mundial em 2019. Entretanto, a produção abraça outras cidades brasileiras, como Belém, Recife, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís do Maranhão, Juiz de Fora e Uberlândia.

Desde a sua criação, em 2012, o International Space Apps Challenge da NASA se tornou a maior maratona de inovação do mundo, envolvendo milhares de pessoas em todo o planeta a usar os dados abertos da NASA, para criar soluções inovadoras para os desafios reais que enfrentamos na Terra e no espaço. É uma forma que da Nasa atrair o público jovem. Não existe pré-requisitos e qualquer um pode se inscrever com ou sem equipe. Esse é o primeiro ano em que a AEB, Agência Espacial Brasileira participa oficialmente, inclusive, o nome do evento é “The Power of Ten”, em homenagem as dez agências espaciais que se juntaram para fortalecer essa corrente.
Nasa Talks
A organização de Salvador do Nasa Space Apps Challenge, em colaboração com outras cidades, realiza até a terça-feira (28) o Nasa Talks. A iniciativa é um evento online que busca oferecer, antes da competição, um conteúdo exclusivo para preparar os participantes de todo o Brasil no desenvolvimento dos projetos.
No último dia 14 foi realizada uma edição sobre o setor aeroespacial. Em outras edições, o Presidente da Agencia Espacial Brasileira, Carlos Moura, o brigadeiro José Vagner Vital, o brigadeiro Paulo Eduardo Vasconcellos, assim como o new space do Brasil, como os professores Oswaldo Loureda, Junior Miranda, Julio Rezende e Marcelo Essado. Um participante que chamou atenção foi um aspirante a astronauta brasileiro, que faz parte do projeto Possum, no setor privado americano, Rodrigo Santiago.
Entre os próximos temas estão os desafios da Covid-19, que será realizado na terça-feira (21), às 20h, com Dra Luana Araújo, que é professora, infectologista e consultora em Saúde Pública, e da Amazônia, na terça-feira (23), também ás 20h, com participação do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, José Mauro de Lima O’de Almeida, e o Secretário de Tecnologia, Ciência e Inovação de Tefé (AM) Daniel Sacha.
Todas as edições do Nasa Talks podem ser conferidas no Canal do Youtube Space Terra, que pode ser acessado pelo link bit.ly/NASATALKS2021. Para conferir toda a programação, conhecer todos os desafios da competição, além de tirar dúvidas ou acompanhar novidades sobre o evento, basta acessar o Instagram @spaceterra-oficial e @nasa_spaceappssalvador.