Suzano aposta na construção em aço em nova sede administrativa em Três Lagoas (MS)

publisher
4 Min Read

Projeto utiliza 140 toneladas de aço e reforça tendência de industrialização sustentável na construção civil brasileira

Com arquitetura marcada por linhas modernas, grandes vãos e soluções sustentáveis, a nova sede administrativa da Suzano, em Três Lagoas (MS), é um exemplo de como o aço pode ser protagonista em edificações corporativas de alta performance. O edifício utiliza cerca de 140 toneladas de aço em sua estrutura e adota um modelo construtivo totalmente industrializado, que alia velocidade de execução, racionalidade construtiva e menor impacto ambiental.

Assinado pela Sidonio Porto Arquitetos Associados, em parceria com a Tetra Projetos, o projeto foi concebido desde o início para ser executado com estruturas metálicas, fornecidas pela L&E Master. Com 5.000 m² de área edificada, 1.700 m² de cobertura e mais de 2.000 m² em esquadrias, brises e venezianas, a nova sede da Suzano expressa leveza estrutural e integração com o entorno, ao mesmo tempo em que valoriza desempenho técnico e sustentabilidade.

“A construção em aço é, sem dúvida, a espinha dorsal deste projeto. A pré-fabricação permitiu não apenas rapidez e precisão na execução, mas também ganhos ambientais, com menor geração de resíduos e possibilidade de reaproveitamento de componentes no futuro”, afirma Marcio Porto, arquiteto responsável.

Eficiência construtiva e linguagem tecnológica

A opção por perfis metálicos de linha, produzidos industrialmente, garantiu maior controle de custos e cronogramas sem surpresas. A estrutura metálica sustenta os amplos panos de vidro e contribui para a climatização natural dos ambientes, além de integrar escadas e pergolados que reforçam a linguagem arquitetônica limpa e contemporânea.

“Projetos como esse demonstram como o aço contribui para obras tecnicamente eficientes, esteticamente arrojadas e ambientalmente responsáveis. Ele oferece liberdade projetual, coordenação modular e previsibilidade de execução”, completa Marcio.

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) destaca que a edificação da Suzano é um exemplo emblemático da tendência crescente de adoção da construção metálica no Brasil, principalmente em projetos corporativos que demandam agilidade, desempenho e sustentabilidade.

Sustentabilidade como premissa

O projeto incorporou estratégias passivas de conforto térmico e ventilação natural, além de se beneficiar da industrialização para reduzir o impacto ambiental durante a obra. Para os arquitetos, a compatibilidade do aço com outros materiais também contribui para uma estética sofisticada e para soluções mais duráveis e versáteis.

“Nosso escritório vem ampliando o uso do aço em diferentes tipologias — de casas a centros culturais — por entender que se trata de uma solução completa. E o CBCA tem papel fundamental nesse movimento, promovendo conhecimento técnico e capacitação profissional para ampliar o uso consciente do aço na construção civil brasileira”, finaliza o arquiteto.

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002 com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional. Atua na disseminação de conhecimento técnico, apoio ao desenvolvimento tecnológico e promoção de capacitações. O CBCA é gerido pelo Instituto Aço Brasil. Mais informações: https://www.cbca-acobrasil.org.br

Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página