Plataforma digital neozelandesa oferece compliance e gestão de risco para o setor de biocombustíveis

Voltado para negociação de biodiesel e etanol, sistema da Nui Markets promove transparência de preços e acesso a dados do mercado; Registro das transações cumpre com exigências de governança e controle, reduzindo informalidade

O Brasil tem potencial para liderar a oferta de biocombustíveis até 2028. A previsão da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgada no início do ano, é corroborada pela Nui Markets, uma plataforma online de comercialização de etanol e biodiesel. A receita da empresa neozelandesa para o crescimento do mercado brasileiro é composta de dois ingredientes básicos: mais transparência das negociações, descoberta de preços em tempos de volatilidade, menos informalidade, propiciando, naturalmente, novas oportunidades no segmento.

Em funcionamento desde março deste ano, a plataforma da Nui Markets para biocombustíveis é capaz de concentrar grandes volumes de negociação do biodiesel nacional. A atuação dos principais players e grandes distribuidoras do país, prevê a Nui, é essencial para a transformação da cultura e rotina de transação das commodities neste setor.

Segundo Otávio Farias, à frente das operações da Nui Markets no Mercosul, o objetivo é servir inicialmente 5% do volume transacionado do mercado, com aumento progressivo à medida em que os clientes passem a usar a plataforma. “Estamos focados em atender às distribuidoras oferecendo ambiente digital onde poderão implantar programas de governança, controles e compliance, além de gestão de risco por meio de Index Trade e Exchange Solution já desenvolvidos pela Nui Markets nos Estados Unidos”, explica Farias.

Nesse processo de convencimento, a Nui Markets conta com a expertise da empresa parceira brasileira Flex Trading, fundada por Eduardo Aromatis, ativo no setor há 30 anos e que foi fundamental para a construção do segmento na plataforma. “Quando conheci a Nui, que originalmente é dedicada ao comércio agrícola, vegetais e carnes na Nova Zelandia, e lácteos no mercado mundial, percebi semelhanças com o setor de etanol e biodiesel”, afirma Aromatis.

Entre os aspectos comuns, Aromatis destaca a necessidade de uma mudança cultural. “O ambiente de negócios segue inalterado por décadas, com negociações via telefone, depois e-mail e, mais recentemente, aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Não acreditamos que a plataforma possa substituir integralmente esses canais, mas alguns clientes já indicam restrições a aplicativos de mensagens por exigências de compliance. A plataforma ainda oferece agilidade nos negócios e fornece parâmetros de preços sem especulações via sistemas de “tenders” (licitações) ou marketplace”, aponta.

Outras vantagens importantes da plataforma são a transparência e a auditabilidade – todo o processo de negociação fica registrado para conferência futura. A segurança da operação via plataforma evita ruídos de comunicação durante trâmites de compra e venda. Além disso, permite o acesso a novos mercados e clientes, e futuramente pretende-se oferecer soluções para negociação logística. Além do aspecto de governança, controles e auditorias futuras no sistema, o usuário compara sua performance comercial ao resto do mercado e vê se os seus preços estão acima ou abaixo dos índices do setor na solução Enterprise”, comenta Farias.

O Marketplace online da Nui reúne oferta e procura em um único espaço digital e oferece ainda área reservada de negociação – solução Enterprise. Também é possível usar a solução de Exchange para registrar propostas de compra e venda de comercializadoras, oferecendo liquidez ao mercado. Todas as empresas participantes são verificadas pelo usuário para garantir segurança a quem negocia. As contrapartes podem ser escolhidas a dedo a cada evento comercial. Ao estabelecer imparcialidade e diretrizes éticas, o sistema da Nui promove visibilidade e transparência dos preços assim como implementação de programas de governança compliance e controles.

“A Nui é uma aliada de vendedores e compradores”, define Farias. Segundo ele, a expertise da empresa vem da Nova Zelândia, país que lidera a exportação mundial de lácteos e responde por mais de 21% das exportações globais do setor, o equivalente, em 2022, a US$ 7.8 bilhões

Globalmente, a plataforma da Nui Markets opera atualmente com 601 companhias, em 80 países. A empresa vem operando na Europa desde 2016; nos Estados Unidos, onde chegou em 2022 e tem 90 companhias em operação. A equipe da Nui trabalha presencialmente no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Europa, Singapura e Dubai, além da sede, na Nova Zelândia.

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