Como CAPTAR Recurso Financeiro para o 3º Setor

Tiago Cunha Dias
5 Min Read

Você já se viu preso em um ciclo de lutas financeiras, lutando para manter sua organização do terceiro setor à tona?

O fardo de não ter recursos suficientes para cobrir as despesas mensais pode parecer esmagador, mas agora é o momento de virar o jogo a seu favor e alcançar novos horizontes de sucesso.

Organizações culturais, de esportes, educacionais e na área de saúde entre outras, fazem parte da gama do 3º setor que por definição são sinônimo de sociedade civil organizada, integrada por pessoas jurídicas de direito privado sem finalidade lucrativa e exercem atividades de interesse social, atuando em causas humanitárias, serviços filantrópicos e outras atividades que promovam cidadania e a inclusão social

Um dos maiores desafios é a dependência excessiva de doações, que muitas vezes não são suficientes para cobrir todos os custos operacionais. Além disso, o orçamento limitado torna difícil a contratação de pessoal qualificado e a compra de equipamentos necessários. A baixa visibilidade e reconhecimento público também dificultam atrair doadores e voluntários. Por isso, é essencial ter projetos bem elaborados que atendam aos requisitos necessários para captar os recursos financeiros necessários.

Neste cenário desafiador, Patricia Telles tem experiência consolidada no setor, o qual trabalha diretamente com essas organizações, desenvolvendo estratégias e projetos que visam viabilizar recursos tanto do setor privado quanto governamental e a contabilidade especifica.
Ela é empresária contábil, conselheira do conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro e presidente do Instituto Mulheres que Contam. Patricia é muito mais do que uma especialista, ela é a sua parceira estratégica na jornada de revitalização financeira e impacto significativo nas organizações do 3º setor.

QUAL O SEGREDO PARA TER SUCESSO?

O segredo para o sucesso começa com uma casa bem-organizada, isso se dá com a construção de uma estrutura sólida, onde poderá ser criada ou revisada as atas, estatutos, regimentos internos, garantindo que sua organização tenha os alicerces necessários para crescer e prosperar. Esse fato se dá também pela exigência básica de documentação da organização ao qual nem sempre tem em mãos para apresentar e pleitear as demandas.

Ter uma contabilidade transparente e eficiente, a qual irá fazer com que a prestação de contas seja mais eficaz junto aos órgãos pertinentes e empresas parceiras também é fundamental.

Além das documentações e contabilidade temos que ter também estratégia de captação, insights e ir atrás das oportunidades na captação de recursos tanto nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, e podendo ir buscar junto às empresas privadas ou de capital misto essa mesma captação.

Há a possibilidade de pagar menos impostos através da certificação do CEBAS e com isso ter mais recursos para aplicar nos serviços prestados pela instituição.

Não podemos nos esquecer da divulgação para a comunidade em geral, do trabalho e serviço prestado pela organização e os benefícios aos quais estarão sendo destinados para a sociedade. Essa autoridade auxilia muito muito no aumento da credibilidade e se torne algo favorável para os novos projetos.

Gostaria de dizer para as organizações do 3º setor que não estão sozinhas nessa luta. Existem recursos disponíveis e estratégias que podem ser implementadas para ajudá-las a superar esses desafios. É fundamental ter um planejamento financeiro sólido e uma equipe qualificada e engajada. Estou aqui para ajudar e juntos podemos construir um futuro mais sustentável para essas organizações e as comunidades que servem.

Uma dica final seria ter pessoas qualificadas para dar orientações administrativas, financeiras, tributárias e jurídicas, além de desenvolver projetos personalizados que visam maximizar suas chances de obter recursos, tanto do setor público quanto privado. Além disso, ajudar na garantia de estar em conformidade com todas as exigências legais, o que aumenta sua credibilidade junto aos destinadores de recursos.

Vamos construir juntos um futuro mais promissor para sua organização e para as comunidades que você serve! O momento de agir é agora. Vamos fazer acontecer!

Share this Article