Hoje podemos afirmar que aprender inglês é mais do que apenas um auxílio para quando você puder viajar para terras estrangeiras por diversão, hoje aprender inglês muitas vezes é a diferença entre conseguir um grande cargo em uma empresa ou não.
Basicamente o mundo, ou ao menos a maior parte dele, já aceitou que a segunda língua de todos é o inglês, e é assim, através dele que as pessoas se comunicam, no meio empresarial.
Portanto, se você quiser uma promoção no seu trabalho, ou simplesmente estiver de olho em outra vaga e em outro lugar, o inglês pode acabar sendo a sua grande porta de entrada para essa vaga. O salário de um fluente em inglês pode subir até 61%.
Algumas pessoas acabam por subestimar o poder que a fala do inglês pode ter e quão útil pode ser na vida da pessoa, outras têm um pouco de preguiça e se somam ao fato de acharem que nunca vão usar o inglês de fato.
Esse tipo de negligência gera um atraso, e quando a pessoa percebe finalmente que deveria ter feito algo para aprender, já pode ser tarde para algumas questões específicas, como uma promoção, o que já usamos de exemplo, afinal um chefe não vai esperar você começar a aprender inglês para fazer uma promoção, nesse caso ele já vai recorrer alguém que já tem o inglês pronto na cabeça.
E para ajudar você nesse processo de aprendizado e garantir que você vai saber o suficiente para poder cumprir os seus objetivos, hoje vamos dar algumas dicas de como aprender inglês de forma barata e rápida, afinal sabemos que nem sempre você vai poder fazer aqueles famosos cursinhos de inglês pela questão financeira, então vamos citar alguns métodos alternativos.
Assista coisas em inglês
Pode parecer uma dica simplória, como isso vai ajudar exatamente? Acontece que muito do nosso aprendizado de inglês está em cima de ver ele acontecer, e quando vamos assistir um filme ou série de tv em um serviço de streaming, por exemplo, sempre temos a opção de ver legendado, e essa é uma ótima maneira de aprimorar seu inglês.
Quando você assiste legendado, você passa a associar as palavras ditas com a legenda, e aos poucos aquilo vai ficando na sua cabeça. E outra coisa legal é aprender o inglês que de fato é falado.
As escolas tendem a ensinar um inglês mais formal, que muitas vezes fica longe daquele que é chamado “inglês nativo” que é como as pessoas por lá realmente falam. Prestando atenção em filmes e séries você vai poder notar como realmente as pessoas falam nos Estados Unidos, conseguindo absorver palavras do dia a dia e tendo um vocabulário mais vasto e que pode acabar sendo mais útil principalmente no meio empresarial.
Treine o inglês falado
Nem sempre falar sozinho pode ser sinal de algo errado com você. Na verdade, se você está no processo de aprender inglês o que é mais recomendado é que você sim fale sozinho, principalmente se o intuito de falar sozinho nesse caso seja treinar o inglês.
Você não pode deixar que seu inglês seja bom apenas no escutar ou na gramática, você precisa praticar as pronúncias, e isso pode se dar sozinho mesmo, com você formulando frases ou até conversas inteiras e falando para você mesmo.
Claro que se você tiver um amigo ou alguém que seja que esteja querendo aprender inglês também, vocês podem praticar juntos falando inglês entre si o que vai acabar acelerando o processo de aprendizagem para os dois, mas se não, falar sozinho sempre vai ser uma boa opção e que vai fazer com que você pegue o jeito da fala mais rápido.
Aprenda estratégias de aprendizado
Se você olhar pela internet você vai ver que diversos professores de inglês criam métodos próprios para poder ensinar inglês da melhor forma possível.
Isso faz com que existam diversas opções na internet de estratégias de aprendizado para seguir, como o que eles chamam de hack da mente, o transfer english bia arantes, o inglês apenas nativo e entre outros.
A questão é encontrar qual a maneira de que mas funciona para você e se você pode segui-la, e se você puder a sua vida como aluno de inglês vai ficar muito mais fácil.
Insira o inglês na sua vida
Você precisa encontrar meios de se forçar a ler inglês todos os dias de alguma forma. E para isso existem algumas coisas que as pessoas fazem para estar sempre em contato com a língua.
Como, por exemplo, deixar o menu do celular todo em inglês, já que a pessoa mexe todo dia nele, e por isso, vai ser obrigada a decorar algumas palavras e termos e vai consumir aquele material sempre. Você ainda pode fazer o mesmo com o meu do seu computador, além de usar mais termos em inglês na sua rotina.