“Pro alfa heterotop; Que na mão da trans delira; Pra quem se diz ativo,; Mas na hora sempre VIRA; Pro bom pastor casado; Que no escuro é tarado; Pra essa gente hipócrita; Tão presa no passado; Manda Nudes, Manda; Manda Nudes, manda” – É assim, sem meias palavras, o cantor e compositor ROHMA, italiano radicado há 20 anos no Brasil, manda o recado em “Manda Nudes”, terceiro single de “@rroboboy”, seu mais recente álbum, que nesta sexta ganha clipe em animação 3D e remix assinado por três renomados DJs e produtores: Telefunksoul, DJ Werson e Fall Clássico!
“Nessa música faço uma crítica direta à hipocrisia das pessoas que censuram quem trabalha com o corpo, como tantos artistas, performers e dançarines como eu e Fairy Adams”, explica Rohma, que convidou a amiga e dançarina de burlesco para participar do clipe.
“Profissionais como nós não podem abrir mão da sensualidade da expressão corporal para criar uma atmosfera de fantasia, mas muitas vezes são julgados e até cancelados por isso, em geral por gente realmente pervertida”, desabafa o artista, que resolveu compor sobre isso para o trabalho atual.
Dirigido por Francisco Salles, com participação especial de Fairy Adams, o clipe também presta homenagem à Madonna, aos trinta anos do livro SEX e do disco Erótica, maior influência no trabalho do ROHMA. “Eu era ainda um adolescente e sem dúvida vê-la quebrando tantos tabus, naquela época, foi uma grande inspiração”.
No clipe, Rohma, um super-herói inclusivo, liberta a amiga Fairy de uma armadilha dos Monstros censores que a atraíram num planeta deserto para condená-la por seus atos obscenos. Mas Rohma desmascara os moralistas e leva a amiga para longe, finalmente livres para dançar sem amarras.
A narrativa dá continuidade aos dois vídeos anteriores, de dois clássicos dos cancioneiros brasileiro e italiano versados um para a língua do outro, gravados por Rohma em “@rroboboy” (disco produzido por Jonas Sá e Thiago Nassif). O primeiro deles é “Kobra”, canção hit de Rettore, cantora ícone do pop-rock italiano nos anos 80, gravada em dueto com a cantora e compositora Letrux. O clipe está na final da categoria de “Inovação em vídeo nacional”, do Music Video Festival.
O segundo, dirigido por Laser Demon, é “SOLO IO”, versão de “Esquinas”, inconfundível sucesso de Djavan, gravada por Loredana Berté em 1985 e responsável por despertar no artista o seu interesse pelo Brasil. “É a canção que mais me emociona e que, neste disco, representa o meu momento atual”, revela ROHMA.
Assista ao clipe de “Kobra” lançado em junho desse ano:
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.