Corello DJ comemora aniversário nesta sexta-feira (22) no Point 329, em Madureira

Luca Moreira
4 Min Read

Evento irá relembrar os grandes bailes do Vera Cruz. Convidados Fernandinho DJ, Murilo DJ, DJ A e DJ Fábio RnB entre outros

O Point 329, que fica localizado no bairro de Madureira vai receber um bailão para comemorar o aniversário do pai do charme, o DJ Corello.  A festa irá marcar um grande movimento que acontecia todo fim de ano nas décadas 80, 90 e inícios dos anos 2000, o baile do Vera Cruz no baixo Abolição.  O evento começa, a partir das 18h, e terá vários convidados como Fernandinho DJ, Murilo DJ, DJ A é DJ Fábio RnB que vão agitar a pista e não deixar ninguém parado.  A história é famosa: em 1980, cansado da black music que imperava nos eventos da época, o DJ começou a pesquisar outros gêneros da música americana. Acabou se encantando pelo rhythm and blues, mas, como o termo era complicado de se pronunciar, resolveu rebatizá-lo. E tanto o nome como o gênero se tornaram um sucesso: o charme se popularizou nos bailes do subúrbio carioca nos anos 80 e segue firme até hoje, tendo parado até em uma novela da Globo, “Avenida Brasil” (2012).

O charme ganhou o país. No público, você tem a rapaziada mais jovem que dança passinho, aquele negócio todo, tem um pessoal mais velho, de new jack swing, 35 a 40 anos, e os saudosistas mesmo, que pegaram o movimento do início e preferem o repertório mais antigo, do final dos anos 70 e início dos 80. Isso só vem a somar, são três tribos em uma só, comemora ele.

Para ele, o estilo tem seu lugar garantido nos corações dos cariocas. O único divertimento que o cara que é pobre e mora na Zona Norte é ir ou para o samba, ou para o pagode, ou para o charme. Se você perguntar para qualquer pagodeiro qual o segundo ritmo preferido dele, ele vai dizer: é charme. O funk caiu no mainstream, você não tem mais baile funk no subúrbio. O charme tem sua força, só não tem como modelo de negócio, existe a cultura do baile 0800, analisa.

Lenda vida das pistas de dança nacionais, o DJ (que fez até o sexto período da faculdade de comunicação), se baseia na saudade dessa história para preparar a comemoração de seu aniversário: “Eu vivi numa época muito interessante, cresci num período de mudanças no Brasil. O próprio rádio: eu tive a pretensão de contar como a música influenciou minha vida através do rádio, porque tive a chance de notar as mudanças de formatos nele. Ao contar isso, eu conto também até onde o rock foi o principal (ritmo) para mim, onde a black music me conquistou a ponto de eu estudar mais sobre ela e voltar até os anos 40, 50 para pode entender mais os diferentes estilos da música americana, para ver como ela evoluiu até onde eu comecei a tocar como DJ. Eu vou contextualizando musicalmente aquele momento que eu estava vivendo, as músicas que estavam tocando no rádio, fazendo sucesso no mundo”, adianta ele.

SERVIÇO:

Aniversário Corello DJ e convidados Fernandinho DJ, Murilo DJ, DJ A e DJ Fábio RnB entre outros.

Quando: 22 de dezembro, a partir das 18h.

Onde: Point 329 – Estrada do Portela, 329 – Madureira

Quanto: R$ 15 reais antecipado

CHAVE PIX: 21 96449-8031(Alexandre Telles)

Classificação: livre

Mais informações: +55 21 96433-7539

Share this Article