Confira o line-up completo da 7º edição do Festival MUCHO!, em São Paulo

Luca Moreira
8 Min Read

Pousando em terra firme, a sétima edição do Festival MUCHO! marca o encontro da América Latina em território paulista, de forma completamente gratuita, nos dias 08, 09 e 10 de dezembro. Dessa vez, o evento acontece no Tendal da Lapa (08/12)  e na Casa de Cultura do Butantã (09 e 10/12) e é um convite para o público embarcar nesta festa da diversidade latino-americana e conhecer um pouco mais sobre nossos vizinhos através da música.

Inovando na maneira de anunciar o line-up, o Festival MUCHO! propôs através de suas redes sociais (https://www.instagram.com/festivalmucho/), uma viagem pelo continente onde uma kombi seguiu um roteiro passando pelos países de origem de cada artista anunciado, fomentando assim também o turismo cultural.

A viagem começou visitando à Colômbia para um banho no mar do Caribe, apreciar um delicioso café e ir até a costa do Oceano Pacífico para convidar a afro-colombiana, Nidia Góngora, ganhadora do Grammy Latino. Depois, partiram para Guiana, o único país da América do Sul que tem como língua oficial o inglês, para buscar o mestre, Mad Professor, conhecido por seu trabalho com dub, reggae e como produtor de trip-hop. E ele não vem só! O coletivo musical paulista Feminine Hi-Fi se apresentará ao lado dele.   Dali, partiram para mais distante, no berço do tango e tão loucos por futebol como brasileiros, para chamar a presença ilustre das argentinas Kumbia Queers que combinam cumbia tropipunk com vários ritmos urbanos proporcionando uma festa imparável. E atravessaram a famosa “Ponte da Amizade”, desbravando a paisagem da Floresta Subtropical, para convocar as paraguaias da Milk Shake, o duo, que abriu o show do Bad Bunny em Assunção, mescla ritmos urbanos experimentais com muito peso no trap.

Partindo dali, atravessaram o Rio Uruguai para o país que tem o carnaval mais longo do mundo, Uruguai, e chamar o grupo Cuatro Pesos de Propina que misturam os ritmos de SKA, rock, reggae/dub e punk em seus mais de 20 anos de carreira. E assim, seguiram para o Brasil, em uma longa jornada até a Bahia, para convidar a banda de rock alternativo Maglore que se apresenta junto com a cantora Luê do estado do Pará. 

Agora sim, com a kombi cheia, eles se aproximam de São Paulo para a sétima edição do Festival MUCHO! Mas não para por aí, quem também está vindo é o grupo paulista BAZUROS, que mistura suas influências de cumbia com punk e outros estilos para criar um som com idioma próprio, predominantemente instrumental. A artista, produtora,  costureira, voguerx, DJ Pantera Mao 007, chega da Colômbia para animar a festa imperdível Caliente Ball, que celebra a herança e as memórias de resistência da população LGBTQIA+ através da música e o corpo em performances de Vogue, Runway, Lip Sync e Perreo. E por fim, a rapper indígena Brisa Flow com seu repertório que mistura rap com outras vertentes eletrônicas e de raízes originárias.

Para a seleção do lineup, os curadores Felipe França Gonzalez, diretor da Difusa Fronteira, Núcleo de Integração Cultural Brasil América Latina e Hernan Halak da produtora Mundo Giras, ambos sócio-diretor do Festival MUCHO! Optaram por trazer para a cidade de São Paulo, artistas que têm uma trajetória destacável em seus países e que partem da música tradicional com a mistura contemporânea. Dessa forma, o público presente no festival vai ter um panorama geral do caldeirão múltiplo que é a América Latina em tempos atuais.

“Um território que amplifica a edificação cultural coletiva e promove o intercâmbio artístico não apenas fortalece os laços diplomáticos, mas também nutre a consciência de pertencimento. Nesse sentido, almejamos ser agentes catalisadores para o enriquecimento de uma vibrante cena latino-americana em São Paulo, proporcionando ao público local a oportunidade de explorar obras de artistas provenientes de diversas regiões do nosso continente, por meio de uma programação diversificada e acessível.” –  completa Felipe França Gonzalez.

Essa troca de culturas pode gerar pertencimento, identificação e interesse nos países que são vizinhos e que muitas vezes não existem. Gerando não só o turismo cultural para todos esses lugares, como a importância de se reconhecer, conectar e sentir-se latino-americano.

“A gente quer muito lutar por essa latinidade, trazê-la para um espaço cultural, profissional e de convívio social. América Latina, nos últimos 10 anos, é o mercado de música que mais cresce no mundo e principalmente o Brasil, que se consolida dia a dia como o maior mercado da região. Então porque não empurrar ainda mais esse barco? Os grupos brasileiros estão cada vez mais conquistando nosso continente e tendo parcerias com outros artistas, bora fomentar a cena, Brasil é diverso, latino e é uma potência musical histórica.” diz Hernan Halak.

O Festival MUCHO! é um canal para apresentar a música do continente que mais cresce a cada ano e de brinde, também conhecer mais sobre cada local com o MUCHO Diversidade, Feiras e a Rota Gastronômica MUCHO, com uma seleção de comidas e bebidas típicas.

Tudo isso e muito mais nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, de graça, em São Paulo!

PROGRAMAÇÃO:

Nidia Góngora (Colômbia)
Mad Professor (Guiana) convida Feminine Hi-Fi (Brasil)
Kumbia Queers (Argentina)
Milk Shake (Paraguai)
Cuatro Pesos de Propina (Uruguai)
Maglore convida Luê (Brasil)
Caliente Ball (Brasil)
Brisa Flow (Brasil)
BAZUROS (Brasil)

DJ Pantera Mao 007 (Colômbia)

DJ Pensanum/Macumbia (Brasil)

DJ Patricktor4 (Brasil)

DJ Flavia Durante (Brasil)


SERVIÇO:

Festival MUCHO!

Dias 08, 09 e 10 de dezembro.

GRATUITO

08/12 (sexta-feira)
Local: Tendal da Lapa
Endereço: R. Guaicurus, 1100 – Água Branca

09 E 10/12 (Sábado e Domingo)
Local: Casa de Cultura do Butantã
Endereço: Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri

O Festival MUCHO! é uma realização:
Difusa Fronteira. Núcleo de Integração Cultural Brasil – América Latina
https://difusafronteira.com.br
MUNDO GIRAS
https://www.mundogiras.com

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, Ibermúsicas Funarte,  Ministério de Cultura da Cidade de Buenos Aires, Associação Brasileira de Festivais Independentes ABRAFIN e a Associação Latino-americana de Managers Musicais MMF LATAM.

Redes Sociais Festival MUCHO!:

YouTube

Instagram

Facebook

Twitter

Share this Article