Coldplay é uma banda que fez e faz história. Tendo há pouco mais de um semana lançado o incrível “Music of Spheres”, a banda comemora nesta segunda-feira os dez anos de lançamento de um de seus albuns mais marcantes, “Mylo Xyloto”. A campanha de dez anos do disco inclui cinco vídeos musicais e nove artes animadas no Spotify, que serão lançados na segunda-feira, aniversário do álbum e, junto à Apple, também haverá uma animação. Conteúdos especiais nos perfis das redes sociais da banda e da Warner Music Group completam a celebração.
Depois de lançar “Viva La Vida”, a banda resolveu, no ano de 2011, lançar um álbum acústico – ideia que logo arrefeceu quando entraram em estúdio, ainda em meio à turnê do disco anterior. Inspirado por uma antiga escola americana de grafite, pelo Movimento Rosa Branca e pela série da HBO The Wire, “Mylo Xyloto” foi lançado em 24 de outubro de 2011. “Every Teardrop Is A Waterfall”, seu primeiro single, havia saído quase quatro meses antes e lançada em um EP de mesmo nome junto a “Major Minus” e “Moving To Mars”.
“Xyloto” é um mix das palavras em inglês: “xylophone” (xilofone) e “toe” (dedo). Mylo é o nome de um garoto que vive sob a ditadura de Major Minus, um militar que proíbe as cores, e que são rebeldemente espalhadas pelas ruas pela gangue dos Sparkers. Depois que os rebeldes são presos, resta a Mylo, a esperança de salvação. Mylo Xyloto Comics é o nome da HQ que a banda lançou para detalhar essa história e que teve, além dos seis capítulos impressos, uma introdução no vídeo de “Hurts Like Heaven”.
Entre os sucessos que se destacaram nesse disco, “Charlie Brown”, “Princess Of China”, abrilhantada pela diva Rihanna, e “Hurts Like Heaven”. Arrebatador, o álbum chegou ao primeiro lugar no chart da Billboard americana, com 447 mil cópias vendidas nos Estados Unidos e 208 mil no Reino Unido apenas na primeira semana. Europa, Oceania, Ásia e América do Norte tiveram a sorte de poder curtir a Mylo Xyloto Tour.