· A gravação contou com a direção de Júlio Pires e produção da Marã Música, parceiros de longa data da banda
· A Broken Gate tem se consolidado como um dos nomes mais originais do rock alternativo brasileiro. Já os Autoramas seguem firmes como referência máxima do rock independente brasileiro e já foram descritos pela loja britânica Rough Trade como “a banda independente mais importante do Brasil”
A banda Broken Gate lançou na última quinta-feira, 08 de janeiro, o clipe de “Ramona”, colaboração especial com a banda Autoramas. O clipe, que teve sua estreia nacional no programa Setlist, do Canal BIS, já está disponível também no YouTube. O single, que saiu no ano passado, tem agora seu alcance ampliado com este novo lançamento.
O videoclipe surgiu de forma muito natural, a partir da própria crítica presente na letra da canção. João Vicente, vocalista e guitarrista da Broken Gate, explica que a ideia foi “representar essa busca quase obsessiva pelo par perfeito, que no fim das contas não faz sentido nenhum. Essa figura da Manic Pixie Dream Girl é coisa de filme”. A narrativa foi construída de maneira simples, irônica e leve, com os próprios integrantes das duas bandas assumindo os papéis centrais da história.
A proposta visual dialoga diretamente com a sonoridade da faixa. Segundo João Vicente, "’Ramona’ tem uma pegada dançante, simples e direta, e essa sonoridade acabou integrando de forma muito natural elementos marcantes tanto da Broken Gate quanto dos Autoramas”. O resultado é um encontro orgânico entre duas identidades fortes do rock brasileiro, que se complementaram sem perder suas características.
Dividir o clipe com um dos maiores nomes do rock independente nacional foi um dos pontos altos do projeto. “Somos grandes fãs dos Autoramas há muitos anos. Ficamos muito felizes por eles terem aceitado o convite e tratado tanto a música quanto o clipe com muito carinho, levando tudo para outro patamar”, conta João Vicente. O vídeo ainda conta com a participação especial de Jão (guitarrista da banda Ratos de Porão), o que tornou a experiência ainda mais simbólica. “Nunca imaginávamos ter tantas referências assim reunidas em um clipe nosso”, completa o vocalista e guitarrista da Broken Gate.
Mais do que um complemento visual, o clipe de “Ramona” chega como um marco audiovisual na carreira da Broken Gate. O objetivo, segundo o duo, é apresentar “um material direto, dinâmico e leve, que harmonize completamente com a sonoridade da música”. A expectativa para a estreia é alta, especialmente por reunir diversas primeiras vezes: a produção e direção profissional de um clipe, a estreia na televisão e a presença de ícones da cena do rock nacional em um mesmo projeto.
A gravação contou com a direção de Júlio Pires e produção da Marã Música, parceiros de longa data da banda. “Foi como um time jogando em casa”, relata João Vicente. “Já trabalhamos com a Marã e com o Júlio em outros projetos. A Marã foi fundamental em diferentes etapas do processo do single e do clipe, e o Júlio é uma pessoa que entende como poucas as ideias que buscamos transmitir em materiais audiovisuais. A direção dele foi exatamente o que a gente precisava.”
Desde que mudou de nome em 2020, após anos atuando como Double Shot, a Broken Gate vem se consolidando como um dos nomes mais originais do rock alternativo brasileiro. Com o álbum Fake North (2021), lançado pelo selo Dinamite Records, o duo mostrou sua força ao misturar stoner rock, delta blues e garage rock, conquistando espaço em rádios como Kiss FM e 89 FM, além de blogs especializados e rádios independentes do Reino Unido. Nos últimos anos, a banda vem percorrendo diversas cidades do Brasil e dividindo os palcos com grandes nomes do rock nacional.
Já os Autoramas seguem firmes como referência máxima do rock independente brasileiro. Descritos pela Rough Trade como “a banda independente mais importante do Brasil”, foram o primeiro grupo brasileiro a se apresentar no festival Vive Latino, no México, e mantém intensa atividade internacional, com a 15ª turnê europeia em vista.
Ficha Técnica
Vídeo
Direção: Júlio Pires
Direção de Fotografia: Júlio Pires
Roteiro: João Vicente Novaes
Edição e Finalização: Júlio Pires
Participação Especial: Jão (Ratos de Porão)
Produção: Marã Música
Locação: La Borratxeria
Catering: La Borratxeria
Música
Produzido por Broken Gate e Autoramas
Broken Gate
João Vicente Novaes: Voz e Guitarra
Leandro Lima: Bateria
Autoramas
Grabriel Thomaz: Voz e Guitarra
Jairo Fajer: Baixo
Igor Sciallis: Bateria
Luma Garcia: Voz, Teclados e Percussão
Gravado no Estúdio Urutu, em São Paulo
Engenharia de Áudio: Otavio Cintra e Vicente Barroso
Edição e Pós-Produção: Maurício Avila
Mixagem e Masterização: Maurício Avila
Selo: Marã Música
Apoio: Estúdio Urutu, Sonidus Estúdio, Marã Música e La Borratxeria
CONFIRA A LETRA DE “RAMONA”:
O café caro e o vinho barato
Os livros franceses na estante do quarto
As bandas underground
Indicações de um amigo
Essa não tem no streaming
Ela só conheceu comigo
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Colada na grade de um show alternativo
Ou então assistindo a um filme no cinema
Sem modinha ou blockbuster
Tem que ter estilo pin-up
Ou então cabelo colorido
E se eu não a encontrar?
A culpa é do Cupido
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl
Manic Pixie Dream Girl