Levantamento Terra é um dos exercícios mais completos da musculação

Luca Moreira
4 Min Read

Queridinho dos atletas de alto nível, ‘terra’ também é aliado de quem busca saúde e bem-estar

E se um único exercício pudesse trabalhar de uma só vez os músculos dos membros inferiores, superiores e ainda por cima ativar o core? Pois é, ele já existe. Conhecido nas academias e no universo do powerlifting como ‘Levantamento Terra’, ele é considerado central por especialistas tanto na preparação de atletas de alto nível quanto em programas voltados para pessoas que buscam o bem-estar.

De acordo com o treinador da Smart Fit Guilherme Leme, o fato do Levantamento Terra recrutar simultaneamente músculos como os paravertebrais, os glúteos, os quadríceps e os isquiotibiais traz com ele uma série de benefícios que vão muito além da economia do tempo que se gastaria para ativá-los por meio de exercícios monoarticulares.

“Trabalhos multiarticulares como o ‘Terra’ são os mais eficazes para promover o ganho de força, pois possibilitam um maior incremento de carga.  Além disso, há também o fato dele aumentar o gasto energético. Isso porque quanto mais músculos envolvidos no exercício, maior é o dispêndio de energia para mobilizá-los com grande eficácia, o que faz com que o ‘terra’ também seja muito importante em programas que visam o emagrecimento”, analisou o profissional.

Os apontamentos do treinador acerca dos benefícios interdisciplinares deste exercício são corroborados pela produção científica recente. Em 2021, por exemplo, um artigo produzido pelo professor da Universidade de New Jersey Nicholas Ratamess constatou a relação direta da execução do Levantamento Terra com a redução da pressão arterial sanguínea e um maior equilíbrio na produção de insulina pelo organismo.

Apesar desta boa fama entre especialistas e praticantes avançados, porém, diversos alunos iniciantes e até intermediários tendem a fugir do Levantamento Terra por considerarem sua execução extremamente complexa, algo que, segundo o treinador Leme, se trata de um temor que pode facilmente ser superado com a orientação de um profissional capacitado.

“Eu faço questão de dizer que esse é um exercício que pode ser feito por qualquer pessoa, desde que bem orientado tecnicamente e com progressão pedagógica para o correto aprendizado”, apontou o profissional da Smart Fit, antes de complementar com dicas práticas acerca da execução do ‘terra’.

“É importante observar o correto posicionamento do tronco e do quadril, a altura de saída da barra ou do peso em relação ao solo, postura e adequação da cintura escapular, tipo de pegada e também a trajetória da barra ou do peso ao longo do movimento. Esses são os pontos de partida para uma execução correta e segura”, finalizou.

Quer começar 2024 incluindo o Levantamento Terra na sua rotina de exercícios? Confira a dica do treinador Guilherme Leme no link

Sobre o Grupo Smart Fit

O Grupo Smart Fit detém as marcas de academias Smart Fit e Bio Ritmo, as marcas de academias studios Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym e Jab House, além do agregador Total Pass e o digital, Queima Diária. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em setembro de 2023, o número de clientes ativos chegou a mais de 4,4 milhões nas mais de 1300 unidades do grupo. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 15 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.

Share this Article