Aprenda a fazer uma deliciosa Tortilla de batatas com cebolas e alho-poró para o café da manhã, a receita que faz parte do currículo de oficinas da edição Chef Aprendiz Fraternidade, que reúne jovens entre 17 e 24 anos que residem ou já viveram em diferentes lares ou SAICAS (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes). A associação Abadhs e as empresas Bauducco e Panasonic apostam nesta edição como patrocinadores. A Quitanda e a Oster® participam como apoiadoras na competição final do Chef Aprendiz Fraternidade.
O Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como a principal ferramenta para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de estabelecimentos parceiros.
Confira a seguir o passo a passo.
Ingredientes:
4 batatas;
4 ovos;
1 cebola (cortada em julienne);
½ Alho-poró;
3 colheres (sopa) manteiga sem sal;
Sal (a gosto)
Modo de preparo:
Descasque e corte as batatas em rodelas finas e mantenha-as em água para não escurecer. As cozinhe em água com sal até ficarem “al dente”, escorra e reserve.
Bata levemente os ovos com uma pitada de sal.
Corte a cebola em julienne e o alho poró em rodelas finas.
Aqueça a manteiga sem sal em uma frigideira antiaderente, coloque a cebola e o alho-poró para refogar e inclua as batatas, acerte o sal, tampe e deixe refogar até ficarem macios. Procure mexer na frigideira para que os ingredientes não grudem.
Na mesma frigideira adicione os ovos batidos por cima dos ingredientes e deixe cozinhar até ficar firme. Com a ajuda de um prato vire a tortilla e cozinhe do outro lado. Sirva imediatamente.
Sobre o projeto Chef Aprendiz:
Atuando desde 2015 em comunidades da capital paulista, já impactou 576 pessoas das regiões de Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade e Vila Andrade. As quatro primeiras edições aconteceram com financiamento coletivo e em 2019 passou a realizar o projeto com auxílio de leis de incentivo, como Proac e Promac. Esta é a primeira edição a ser realizada com patrocínio privado.
Durante quase seis meses, aproximadamente 20 jovens, de 17 a 24 anos, vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. São 40 oficinas, realizadas na comunidade atendida, divididas em três eixos:
Meu mundo interno: alfabetização emocional, autoconhecimento, meditação, apoio psicológico, dinâmicas de psicodrama, além de outras dinâmicas psicoterapêuticas em grupo;
Mundo do trabalho: educação financeira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de CV, carreira e outros temas relacionados ao universo profissional;
Mundo da cozinha: técnicas básicas, história da gastronomia, nutrição, receitas práticas, legislação e conteúdos do Ensino Médio aplicado.
Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que queiram iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.
Um total de 90% dos alunos receberam pelo menos uma oportunidade na área. Alguns iniciaram carreira na cozinha e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Temos aproximadamente 74% dos jovens trabalhando ou participando de entrevistas de emprego em gastronomia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site.
Sobre a Casa Chef Aprendiz:
Inaugurada oficialmente em outubro de 2021, a Casa Chef Aprendiz funciona como escritório para a equipe, conta com uma sala de terapia para atender os jovens, sala de reunião, duas cozinhas e um quintal delicioso para realização de pequenos eventos sociais.
Com o intuito de trazer maior sustentabilidade financeira, foi projetada de modo a viabilizar a produção de conteúdos digitais em uma cozinha estúdio, realizar workshops e dinâmicas culinárias, produção de pequenos eventos e garantir a execução do serviço do buffet social. As empresas Wickbold, Panasonic, Philadelphia, Oster e St. Marche apostaram nessa construção e foram fundamentais para a concretização desta nova etapa do projeto.