Tempero de ouro: Instituto Gourmet conquista o paladar dos franqueados e é premiado

publisher
5 Min Read

Com mais de 100 unidades, a marca prova que investir em educação gastronômica pode ser um verdadeiro banquete de realizações

O franchising é um setor em constate crescimento no Brasil. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira do Franchising), o faturamento do setor no 1º trimestre de 2025 foi 8,9% maior que o mesmo período de 2024, chegando a mais de R$ 65 bilhões. Para quem busca investir em marcas já consolidadas no mercado e com um suporte que somente uma franqueadora pode proporcionar, essa é uma opção muito atrativa.

A rede de franquias Instituto Gourmet é consolidada como uma das principais referências no ensino de gastronomia no Brasil, com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil. A maior missão da marca é transformar vidas por meio da gastronomia; e assim, tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de franquias, proporcionando a seus alunos a oportunidade de se profissionalizar em uma área com forte potencial de empreendedorismo.

A companhia se destaca não apenas pela qualidade de seus cursos, mas também pela força do seu modelo de negócio: No mês de Junho, o Instituto Gourmet foi revelado como uma das empresas franqueadoras que conquistaram a cotação 3 estrelas no prêmio “As melhores franquias do Brasil” divulgado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

A chancela é resultado de uma pesquisa aplicada pela Serasa Experian, com metodologia exclusiva e avaliação feita pelos próprios franqueados das marcas, com a maior cotação possível de 5 estrelas. Neste ano, somente 68 redes receberam a nota 3. Toda essa estrutura testada, atrai empreendedores visionários em busca de sucesso no mundo da gastronomia, inclusive os próprios franqueados que, ao perceber o sucesso e rentabilidade da franquia, investem em mais de uma unidade.

Lucimar Bisoni, se tornou franqueada do Instituto Gourmet em Curitiba, capital do Paraná. Casada, mãe e empreendedora, mergulhou de cabeça nos negócios e decidiu abrir a 2ª unidade da franquia. Compreendidas nos bairros Pinheirinho e Portão, suas unidades são um exemplo de como a marca tem atraído pessoas comprometidas com o sucesso e com a transformação das suas próprias vidas, além daquelas com quem trabalham.

Para a multi-franqueada, o desejo de empreender é nato: “Eu sempre quis abrir o meu negócio próprio”, afirma. Antes de se tornar franqueada, ela já havia tentado outros negócios, como uma loja de pijamas e artesanato, mas foi no Instituto que encontrou a verdadeira vocação.

A decisão de abrir suas unidades veio após uma pesquisa detalhada e muitas visitas a outras escolas do ramo. “O que realmente me convenceu foi a missão do Instituto Gourmet: transformar a vida das pessoas através da gastronomia. Isso fez total sentido para mim”, compartilha a empreendedora.

Com o apoio da franqueadora e uma visão clara de crescimento, Lucimar conquistou seu espaço no mercado e atualmente é uma das franqueadas de maior destaque na rede. Ela se orgulha de ser a única franqueada com duas unidades em Curitiba e sonha em expandir ainda mais. “Ainda temos muito o que conquistar. Nosso sonho é crescer e abrir mais escolas. São muitas vidas para transformar”, revela.

O trabalho desenvolvido por ela é um exemplo do impacto que a rede de franquias do Instituto Gourmet tem gerado nas vidas dos franqueados e alunos. O crescimento da marca não é apenas uma questão de números, mas de transformação social, econômica e profissional, o que faz do Instituto Gourmet um verdadeiro agente de mudança na vida de muitas pessoas.

Sobre Instituto Gourmet

Com mais de dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 100 unidades abertas em todo o país.

Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página