Apesar da polêmica que se gerou em torno, os jogos Olímpicos de Tóquio estão confirmados. A realização será no dia 23 de julho, numa sexta-feira. Após um ano do adiamento por conta da pandemia, a organização dos jogos achou por sensata a decisão de manter o evento esportivo, mas com todas as medidas de prevenções possíveis contra o coronavirus sendo tomadas; Atletas, delegações e funcionários dos países participantes já foram vacinados. Até o momento o comitê decidiu que não haverá público nos estádios, e muito menos a entrada de torcedores estrangeiros no país, essa decisão tem como objetivo diminuir o fluxo de pessoas e consequentemente evitar o contágio do coronavirus.
A 50 dias das Olimpíadas, venho contar através desta série, um pouco sobre as modalidades olímpicas que recentemente foram confirmadas no catálogo de esportes olímpicos. Como é o critério de pontuação no ranking para a disputa da modalidade no evento, atletas que vão representar o Brasil, entrevistas, curiosidades e muito mais.
Hoje apresentamos o skate. Como será a modalidade nas Olimpíadas? muitos ainda consideram apenas um lifestyle e, continua sendo um dos melhores. Só que o estilo de vida que é popular entre os jovens nas ruas, agora se tornou um esporte. Vamos conhecer como será as normas e falar um pouco de termos técnicos. Veja esse guia definitivo do Skateboarding para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
O skate vai muito além das competições que já existiam em street e park das cidades. A criação desta modalidade vem a partir de outra que também fará sua estréia no Japão, o surfe. Pelo menos é o que se ouve falar de muitos participantes que citam o esporte como uma criação de surfistas californianas na década de 50. Porém, o que podemos confirmar é que de fato os primeiros relatos são de 1918, quando um garoto norte- americano chamado Doc Ball desmontou os patins e montou um skate em um molde de madeira , o shape. Doc dava impulso como o outro pé, e nisso surgiu o movimento. Histórias a parte, isso são apenas informações do surgimento, claro que de lá pra cá o skate passou por diversas adaptações e até mesmo inovações, até chegar ao nome popular de “Prancha de patinação” nos Estados Unidos. Mas isso é assunto para uma outra hora, vamos adentrar apenas na cartilha do esporte que certamente irá somar mais juventude no maior evento esportivo do planeta. Entrementes, a Jenkem, um dos sites mais confiáveis e completos de skate dos EUA, relacionou e fez uma introdução para nós brasileiros.
FORMATOS
Street- Masculino e Feminino – é praticado em obstáculos de rua, como escadarias ou corrimões.
Park- Masculino e Feminino– Já no Park, os atletas competem em uma pista que simula os ambientes recreativos dos skatistas, onde contém elementos de várias modalidades do skate. Ela é montada em um formato de piscinas usadas no mundo todo para prática do esporte.
PISTAS
O Comitê Organizacional de Tóquio selecionou a Califórnia (EUA) Skateparks para desenhar e construir as pistas para os Jogos Olímpicos. A pista de skate pode chegar até a 5 metros de profundidade em determinados pontos. As apresentações são feitas geralmente por um conjunto de manobras em 40 segundos, também avaliadas pelos juízes que definem os medalhistas
A World Skates. A ISF ( Federação Internacional de Skate) ea FIRS ( Federation of Roller Sports) uniram-se, mudaram coisas no estátuto e formaram a World Skate em setembro de 2017. No Brasil, a CBSk é a representante nacional nas Olimpíadas, filiada á World Skate.
QUEM ESCOLHE OS SKATISTAS?
Algumas federações, como a CBSk no Brasil, anunciaram uma seleção nacional. Porém isso não significa que esses são os skatistas que vão estar em Tóquio, mas eles já ganham incentivos do governo para treinarem. Nos Estados Unidos, apesar de ser o maior mercado de skate do mundo, o governo não financia nenhum time olímpico. Uma pena. Contudo, no Brasil, atualmente, a Seleção Brasileira será composta por: Dora Varella, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Victoria Bassi, Letícia Gonçalves (Seleção Park Feminino). Pamela Rossa, Rayssa Leal, Letícia Bufoni, Gabriela Mazetto, Virgínia Fortes Águas, Isabelly Ávida ( Seleção street Feminino)
Já a Seleção Brasileira Masculino constará com : Luizinho Francisco (Vice campeão mundial em 2019), Pedro Barros( 4°) , Pedro Quintas, Mateus Hiroshi, Murilo Peres, Hericles Fagundes. Vale lembrar que todos os brasileiros classificados entre os 20 melhores do ranking olímpico entram e disputam as vagas.
COMPETIDORES
Serão 20 skatistas em cada competição. Não pode haver mais de 3 skatistas de cada país por competição (park masculino, park feminino, street masculino e feminino). Cada país pode levar até 12 atletas à Olimpíada, conta com seis por estilo ( três homens e três mulheres em cada). O nosso país, o Brasil, possui 18 skatistas ( seis no park e três no street) e nove no masculino ( quatro no park e cinco no street)
CALENDÁRIO EM TÓQUIO
Domingo- 25/07/2021: Skate Street Masculino- 9:00/ 13:55, eliminatórias/Final.
Segunda- 26/07/2021: Skate Street Feminino-9:00/ 13:55, eliminatórias/ final
Quarta- 04/08/2021: Skate Park Feminino -9:00/13:40, eliminatórias/Final.
Domingo – 05/08/2021: Skate Park Masculino -9:00/13:40, eliminatórias/Final