Neste dia na história da LaLiga: retrospectiva de clássicos e jogadores

Luca Moreira
7 Min Read

5 de abril: o histórico ‘repoker’ de Cristiano Ronaldo frente ao Granada CF (2015)
 

O clima estava baixo no Santiago Bernabéu antes do pontapé inicial no domingo de Páscoa de 2015, já que o Real Madrid havia perdido o ElClasico da LaLiga Santander na semana anterior para o título do rival FC Barcelona. Porém, 90 minutos depois, o estádio voltou a tremer depois que Cristiano Ronaldo marcou cinco vezes em um jogo pela primeira vez em sua carreira, e Los Blancos marcaram nove pela primeira vez em 50 anos. Quatro dos gols de Ronaldo foram excelentes no primeiro toque, o outro um venenoso chute distante que enganou Oier Olazabal, goleiro do Granada CF. O feito levou Ronaldo à frente de Lionel Messi, do Barça, na corrida pelo artilheiro da LaLiga Santander, e o resultado de 9 a 1 deu ao Real Madrid um impulso de energia muito necessário para manter a corrida pelo título.
 

6 de abril — O artilheiro da LaLiga, Diego Tristan, faz um hat-trick contra seu ex-clube (2002)
 

O atacante do RC Deportivo, Diego Tristan, foi recebido com alegria pelo ex-clube RCD Mallorca em abril de 2002, com os torcedores ainda gratos por sua contribuição anterior. Houve menos sorrisos no Visit Mallorca Estadi com meia hora de jogo, pois Tristan havia lembrado seus antigos torcedores de sua qualidade com um hat-trick rápido. Naquela temporada, Tristan, que escolheu o Depor ao invés do Real Madrid ao deixar o RCD Mallorca no verão de 2000, ganhou o prêmio de melhor artilheiro da LaLiga com 21 gols. O internacional espanhol, nascido em Sevilha, terminou sua carreira com 96 gols em 227 jogos, mas o triplete contra o RCD Mallorca ainda se destaca na história de um dos atacantes mais letais, e muitas vezes esquecido, do início do século XXI.
 

6 de abril — Lionel Messi torna-se o jogador mais vencedor de todos os tempos da LaLiga (2019)
 

Lionel Messi marcando pelo FC Barcelona na derrota da LaLiga Santander sobre o Atlético de Madrid não é exatamente inédito, mas o gol decisivo em um 2 a 0 no Camp Nou em 6 de abril de 2019 foi especialmente histórico. E não apenas no conjunto da obra como também por ter garantido o título da LaLiga daquela temporada para o Blaugrana. Naquela noite, Messi estabeleceu uma nova marca pessoal de 335 vitórias em jogos da LaLiga Santander, superando o anterior recordista Iker Casillas, do Real Madrid.
 

8 de abril — O hat-trick de Roy Makaay deixa o Depor perto do primeiro título (2000)
 

O RC Deportivo visitou o Atlético de Madrid em 8 de abril de 2000 com os sete jogos restantes e uma disputa pelo título da LaLiga Santander chegando ao fim. Entra o atacante holandês Roy Makaay, que usou seu ritmo e finalizou a vitória, ajudando o Depor por 4 a 1, que mostrou seu valor no campeonato. Naquele fim de semana também viu o segundo colocado FC Barcelona perder por 3 a 0 em casa para um RCD Mallorca inspirado em Diego Tristan, o que significa que o Depor assumiu uma vantagem de cinco pontos no topo. Tanto o Barça quanto o Real Madrid chegaram tardiamente, mas os dois grandes vieram para selar o primeiro título da LaLiga Santander. Um jogador histórico em um tempo histórico.

9 de abril — Dois grandes atacantes europeus marcam seus últimos gols na LaLiga (2006, 2012)
 

Apesar de terem chegado à LaLiga no final da carreira, Henrik Larsson e Ruud Van Nistelrooy deixaram uma última grande impressão no futebol espanhol. Depois de ingressar no Barcelona no verão de 2004, Larsson conquistou dois títulos da LaLiga Santander no Camp Nou, com a temporada dos 13 gols do Sueco na LaLiga abrindo o placar em um empate por 2 a 2 contra o Racing Santander naquele dia em 2006.
 

Van Nistelrooy também conquistou títulos da LaLiga Santander em seus primeiros anos no Bernabéu e levou o prêmio de artilheiro ‘Pichichi’ por 25 gols na LaLiga em sua primeira campanha. O holandês terminou mais tarde a sua carreira no Málaga CF, onde a sua última contribuição foi um cabeceamento para as redes, também contra o Racing, e também em 9 de abril, no final da época 2011/12.

10 de abril — O primeiro de muitos de Andrés Iniesta (2004)

A torcida de 17 mil pessoas no estádio José Zorilla, do Real Valladolid, testemunhou um pedaço da história em 10 de abril de 2004. No final do jogo, um substituto de 21 anos chamado Andrés Iniesta recebeu um passe de Luis Enrique e enganou o goleiro Albano Bizzarri para marcar seu primeiro gol da LaLiga Santander, completando uma vitória fora de casa por 3 a 1. Iniesta marcou mais 34 vezes em um total de 442 jogos da LaLiga Santander em 16 temporadas no time titular do Barça, conquistando nove títulos da LaLiga francamente inacreditáveis.

10 de abril — A conexão inglesa vence o El Clasico (2005)

O Real Madrid teve que vencer ElClasico x FC Barcelona no Santiago Bernabéu no final da temporada 2004/05, para manter viva a disputa pelo título da LaLiga Santander. E a vitória por 4 a 2 deveu-se muito à influência inglesa no primeiro time dos Galácticos. O capitão da Inglaterra, David Beckham, deu duas assistências de marca registrada, incluindo um passe perfeito de longa distância para deixar o companheiro de equipe internacional Michael Owen em condições de finalizar habilmente o quarto gol decisivo. Também na súmula daquele dia estavam Zinedine Zidane, Samuel Eto’o, Raul Gonzalez e Ronaldinho, mostrando o nível de talentos de classe mundial em ambos os lados. Mas esse continua a ser o ElClasico que os ingleses venceram.

Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página